quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PAJÉ FRANCISCO SUIRA



Pajé Francisco Queiroz Suira ( Aldeia Kariri-Xocó 1912 - Porto Real do Colégio, Alagoas, 1994 ) foi um dos mais influentes lideranças dos indigenas alagoanos.

Com apenas 16 anos tornou-se Pajé dos Kariri e Xocó, por sua dedicação as tradições, superando grandes anciões da época em 1928, quando iniciou sua trajetória de preservar os rituais de seu povo. Em 1942 fez fez várias viagens a Bom Conselho, Pernambuco para falar com o Padre Alfredo Dâmaso, na tentativa de reconhecimento dos Kariri pelos S.P.I. (Serviço de Proteção ao Índio). Pela amizade do Cacique Sarapó e Basilio dos Fulni-ô de Águas Belas, Pernambuco que conhecia Padre Alfredo, os Kariri foram reconhecidos como Povo Indigena pelo Órgão Federal em 1944, no qual fundou o Posto Indígena que levou o nome do pároco protetor .
Com o crescimento da população indigena Francisquinho como era conhecido teve uma outra conquista, sob proteção do S.P.I. , adquiriu uma faixa de terra em 1947 denominada " Colônia ", de 54 hectares para agricultura de subsistência dos indígenas de Porto Real do Colégio. Neste local fundou ainda a segunda aldeia, onde também morou, mas a outra parte da comunidade ficava na Rua São Vicente ( Rua dos Índios ) sob a liderança de seu irmão o Cacique Otávio Queiroz Nidé.
Francisco queiroz Suira em 1978, foi um grande Pajé na conquista da Fazenda Modelo em poder da CODEVASF, local da antiga aldeia, ás margens do rio São Francisco, banhada pela Lagoa Comprida, no cimo da Colina " Alto do Bode ". Na década de 1980 fez várias viagens a Brasília para reconstrução da Nova Aldeia, concretizando o sonho do velho pajé, os indigenas sairam da Rua dos Índios na periferia da cidade de Porto Real do colégio com os da Colônia numa mesma na Nova Aldeia Kariri-Xoco .

Texto: Nhenety Kariri-Xoco
Foto : juayran,Seredser, yarw

http://memoriavivakx.blogspot.com.br/2010/09/francisco-suira.html

Nenhum comentário: