quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

QUANDO OS XOCÓS CHEGARAM ?

A Tribo Kariri da Aldeia Urubu-Mirim( Porto Real do Colégio), mantia uma relação cultural, política com outros grupos indígenas do Baixo São Francisco. Entre os grupos que se relacionavam com os Kariris de Colégio, eram: os Karapotó da Aldeia Tinguí-Al, Pacatuba do Rio Poxim-Se, Carnijós de Águas Belas-Pe, os Xocós da Ilha de São Pedro-Se e os Pankararus-Pe.
Foto: Ronaldo Pereira, Kariri-Xocó 1970 na Rua dos Índios
No início do século XX os irmãos José Botó e Cícero Botó uma família de indígena de Porto Real do Colégio, saíram da aldeia e foram residir em Olho Dágua, município de Feira Grande, Alagoas e deram origem a etnia Tingui-Botó, atualmente é uma comunidade indígena com os mesmos valores culturais. Entre as famílias da etnia Xocó que vieram residir na Aldeia de Colégio foram: Os Maromba, Moyrá ( Pires), Aniceto, Tinga, Rusário, Santos, Souza, Serafim, Lotera (Soya), Binga, Cabrinha ( Ramos) e outras mais . Os troncos de clãs dos Xocós era João Maromba que deu origem a muitos filhos casados e que migraram para a Aldeia de Colégio-AL, José Maromba, Gregório Maromba, Pedro Maromba e Chiquinho Maromba. Do tronco dos Moyrá ( Pires) José Ribeiro Sabino Pires Pankararu-Pe que casou com Jetude Xocó, estes pai e mãe de Inocencio de Pires que gerou :  Rosa Pires, Joaquim Pires, Anabertino Pires e Ormina Pires, mas Inocencio ainda teve um filho com outra mulher Rosa de Souza Xocó mãe de Leopoldo. Vieram muitos  pais e mães de famílias com seus filhos : José Vitorino, Cabrinha, Luiz Binga, Vicente, Dunga, Manoel de Queiroz etc...

Cel. João Profírio
No século XIX a política indigenista do Império do Brasil, foi arrazadora para os povos indígenas, publicou a Lei das Terras em 1850, declarando como Domínio Público. Nesta fase foram extintos muitos aldeiamentos nas províncias de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e outras regiões do Império, por critérios raciais e discriminatórios, só para se aposarem dos territórios indígenas. Os Kariri de Colégio por manter relações com esses grupos indígenas ao longo de sua história, á eles era solidário, acolheu muitas tribos em sua tribo, casando uns com os outros fazendo parte de um único povo. É o caso dos Xocó da Ilha de São Pedro de Porto da Folha da Província de Sergipe, suas terras foram leiloadas e vendidas aos arrendatários do próprio território, por ordem do Império a parti de 1870. Liderados pelo Cacique Inocêncio Muirá, os Xocós lutaram bravamente para ficar na terra, mas os adversários eram poderosos coronéis da região do Sertão . O Cel. João Profírio , maior rendeiro do território indígena, após várias investidas, finalmente expulsa os Xocós da Ilha de São Pedro em 1882, ficando no local só família de Inocêncio Muirá e Manoel Lapada. Para saber a data que os Xocós chegou na aldeia de Colégio, certa vez conversando com a anciã Gercina Santos, ela me falou que Analbertino filho do Cacique Inocencio disse que em 1957 fazia 75 anos que os Xocós estava aqui em Porto real do Colégio .Os Xocós sairam de São Pedro em canoas, com seus pertences, foram buscar abrigo entre os Kariri de Colégio no lado da Província de Alagoas. Na grande mudança dos Xocós, alguns foram para Itabaiana, Carrapicho e Serra Negra em Sergipe, outros para Águas Belas-Pernambuco. Mais a maior parte dos Xocós ficaram mesmo em Porto Real do Colégio, na referida ” Rua dos Índios “. Com os casamentos inter-étnicos entre Kariri e Xocó, os indígenas de Porto Real do Colégio, formaram a Tribo Kariri-Xocó. Contam os mais velhos que havia grande rivalidade entre os dois grupos, mas com os cazamentos inter-étnicos as diferenças foram  sendo esquecidas. Os Xocós que vieram sempre falavam de sua Terra Tradicional na Caiçara e Ilha de São Pedro de Porto da Folha, Sergipe, mencionavam a vida do sertão, a igreja, o Ouricuri no alto da colina, as lagoas onde pescavam, das lutas contra os missionários para manter a tradição, da resistencia contra os fazendeiros da região, falavam das viagens do Cacique Inocencio Pires ao Rio de Janeiro no Século XIX para falar com o Imperador D. Pedro II.. Muitos dos Xocós que vieram morreram em Porto Real do Colégio, mas seus filhos e netos contaram as histórias de onde vieram, do sofrimento em deixar sua terra natal, mas ficaram ainda alguns Xocós na Ilha negando sua identidade por uma questão de sobrevivencia. Os Xocós que foram para a Aldeia de Colégio,  levaram segredos dos rituais da tribo, seria imposível praticar as tradições com tantas perseguições na época, então a saida foi ir embora para outra aldeia de nossos irmãos Kariri viajando em canoas navegando pelo Rio São Francisco.  Mas o que pude verificar conversando com alguns anciões como o Cacique Otávio Nidé 1908-1988 , informou que os Kariri e os Xocós antes de sua expulsão da Ilha de São Pedro estas duas tribos sempre se visitavam em rituais, na época do Ouricuri em Porto Real do Colégio, os Xocós  desciam o rio para participar da religião dos irmãos  Kariri , em época de Ouricuri em Xocó os Kariri subia o rio para participar das tradições um do outro. Nestas viagens de subida e descida de ambas as tribos antes da expulsão dos Xocós, tinha cazamentos étnicos entre os dois grupos  podemos constatar isso com Gregório Maromba Xocó era casado com a índia Kariri Severa avós do Pajé Francisco Suíra, outro cazamento inter-étnico é  de José Maromba Xocó com Martinha índia  Kariri avós de Dunga antigo pajé antes de Francisco Queiroz Suíra . Temos que registrar isso para os mais jovens saber de nossa história contada pelos mais velhos que conviveram nesta época, quem aprende repassa para os outros de nossa comunidade, para a tradição continuar .Nhenety Kariri-Xocó.

Nhenety Kariri-Xoco




http://www.indiosonline.org.br/novo/chegada_dos_xocos/

Um comentário:

Unknown disse...

gostaria de mais informações sobre os kariri,xoco pois acho que sou neta de um deles