Literatura de Cordel
Autor : Nhenety
Parte 4
O Luiz Gonzaga no ano 1964
Comprou terrenos de criação
Fica nesse município de Exu
Com um sonho na realização
Chamado Parque Asa Branca
Este lugar de sua habitação .
No terreno o "Rei do Baião"
Construiu casas e pousada
Para ele e seu pai Januário
Recebendo toda forrozada
Morando até o final da vida
O forró tem nova rapaziada .
A sua casa do Rei do Baião
Dos locais o mais visitados
Haveria Museu e Mausoléu
Velhos tempos recordados
Percebemos como tudo era
Seus bens alí organizados .
Já no final da década 1970
Novos símbolos utilizados
Artistas do Trio Nordestino
Com o toque mais refinado
Bateria, e guitarra a elétrica
Num forró mais incorporado .
O destaque o Trio Nordestino
Estourando todas as paradas
Do autêntico Forró pé de serra
Pelo público sendo adoradas
Com Lindú, Cobrinha e Coroné
Suas músicas referenciadas .
Nos meados década 1980
Forró eletrônico originado
Agregando num axé music
O estudo teria solucionado
Do eletrônico ao tradicional
Por onde estar aproximado .
Ano 1984 Gonzaga introduz
Os padrões do forró original
Bateria , guitarra com o baixo
Sem sair do estilo tradicional
Pelo menos nas gravadoras
Era uma questão o opcional .
Outro foi Jorge de Altinho
Havia realizado mudança
Introduziu mais os metais
Modernizando toda dança
Sendo no forró urbanizado
São João aquela festança .
No forró eletrônico iniciando
Ano 1990 subgênero originou
Mesclou estilos e tradicionais
Também chamado estilizado
Misturando gêneros musicais
Tudo mais bem sistematizado .
As influências do rock, pop
Discernindo o ritmo original
Saindo sertanejo, axé music
Numa mudança sensacional
Sem esquecer as lambadas
Nesse contexto do funcional .
Com nova vertente do forró
Sem a zabumba tradicional
No lugar chegou o saxofone
Em destaque muito especial
O som real ou nota de efeito
Fazendo todo seu referencial .
Seria a cidade de Fortaleza
Onde todo gênero originou
Bandas fazendo nos bailes
A lambada que revolucionou
Vários estilos eram tocados
Desta maneira caracterizou .
Com Eliane fez a tal ruptura
Entre o moderno tradicional
"A Rainha do Forró Eletrônico"
Considerada no preferencial
Romantismo da música pop
Sensualizou gênero original .
Ficando como forró eletrônico
A critica pelos conservadores
Incita a apologia ou tecnologia
Arte também dos sonhadores
Retornando passado ao futuro
A cultura muda consumidores .
Entre os anos 1990 a 1994
Com as bandas precursoras
Mastruz com Leite, Aquárius
Saindo as músicas difusoras
Foi o Mel com Terra e Styllus
No nordeste as promissoras .
O grupo Mastruz com Leite
Entretanto a banda pioneira
A "Mãe do Forró Eletrônico"
Com este gênero a primeira
Regravando outras músicas
De amor na festa brasileira .
Banda Magníficos ano 1995
Sucesso do forró romântico
Calcinha Preta o mesmo ano
Vocal Daniel Diau um titânico
Já o Limão com Mel e Caviar
com Rapadura mais sinfônico .
A partir dessa geração 2000
Chegando estilo Forronerão
Com Banda Brasas do Forró
Vem ganhando um dinheirão
Desejo de Menina e o Aviões
do Forró que acompanharão .
Esse foi mesmo o período
Surge o Forró Universitário
Como o Grupo Falamansa
Nesse subgênero musicário
Revive no estilo pé de serra
Coloca sudeste no cenário .
Entre os anos 2005 a 2009
Música muda radicalmente
Saia Rodada no Forró Miúdo
Crescendo gradativamente
Canções num duplo sentido
Dispara consumo realmente .
O Wesley Safadão ano 2015
Aviões do Forró referências
Um modelo contemporâneo
Músicas e outras aparências
Os novos artistas aparecendo
Culturas suas sobrevivências .
Forró expandindo no mundo
Permanece para posteridade
Cada gênero com rei e rainha
Existe a sua pura majestade
De evoluir novas roupagens
Foi deixando toda a saudade .
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