Nas margens do Rio São Francisco estar a Aldeia Kariri-Xocó, município de Porto Real do Colégio, estado de Alagoas. No cimo de uma colina Alto do Bode percebemos a Território Tradicional Sagrado, a terra em forma circular, o rio de cor azul corre no meio.
Ao norte percebemos a Serra da Apriaca e a Serra da Maraba, no morro do Itiúba nasce o sol num horizonte dourado que traz a energia da vida. No oeste fica o morro de Jundiaí , onde nosso Astro Pai se põe e promove uma paz no entardecer .
No sul vem as chuvas do inverno para irrigar o Vale do São Francisco, onde plantamos as culturas do milho, suas sementes da cor solar nos traz a fortaleza celestial . A mandioca fazemos a farinha simboliza os grãos da vida da Mãe Terra , sem esse alimento nosso corpo não existiria.
As águas do Rio São Francisco dar origem ao nosso sangue e DNA, trazendo as características de nosso antepassados, que aqui viveram desde os tempos imemoriais. O leite materno de nossa mãe biológica é formado a partir dessa água sagrada do Velho Chico.
Na fauna temos os peixes: bambá, piau, mandim, a traíra e o camarão trazendo os nutrientes de nossa formação corporal, muito rica em seus sabores. Entre os animais da floresta encontramos o tatu habitante das entranhas da terra, mora no sua toca fertilizado o solo.
As aves da mata traz as mensagens do além do horizonte, vai e vêm em suas migrações, bandos de patos selvagens, marrecos e maçaricos com suas patas ligeiras, formando ninhais nas lagoas o berçário do rio.
Tudo estar conectado, a terra circular estar unida ao céu esférico, como um casal entre o terrestre e o celeste. Nesse sentido sagrado nosso corpo é formado por conexões com outros seres, que doaram as substâncias da vida, sem os outros elementos, os fenômenos, nós seres humanos não existiria na terra.
Quando falamos nós somos o rio ou a terra, dizemos que todos os elementos que compõe nosso corpo veio através das águas do São Francisco, com seus peixes, costumes, cultura, na colheita das roças , dos frutos , das terras inundadas nas vázeas do Velho Chico. Nascemos, crescemos alimentado nesse horizonte circular do território Kariri-Xocó, sendo aqui em Minha Aldeia Meu Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário