Na Escolinha da língua materna, as crianças indígenas da comunidade, fazem também suas atividades educacionais com brincadeiras denominadas Benhekiè . Peteca uma das brincadeiras preferidas faz das crianças atenciosas ao olhar para o céu para lembrar da espiritualidade conectada a cultura.
Seguindo as atividades agora o pular corda fortalece o corpo físico para resistir as doenças, trabalhar para ter uma vida mais saudável, ter a união social entre os membros da comunidade. Assim como a corrida de saco mostra que a vida é uma luta para descobrir nossas limitações. Ninguém é ganha tudo, cada pessoa tem uma habilidade de correr, pular, joga, enfim todos são ganhadores .
As tarefas compartilhadas facilita a execução a superação dos problemas, cada pessoa ajuda o parente , porque o índio é um ser social coletivo, mostrado no puxar corda. Na comunidade aprendemos trabalhar em equipe para ter um final feliz com comemoração de dança do guerreiro. A verdadeira luta estar na superação dos problemas, o indígena quer viver não simplesmente sobreviver.
A educação com brincadeiras Benhekiè fortalece a cultura do povo Kariri-Xocó do município de Porto Real do Colégio em Alagoas, a felicidade , a paz que nos faz se orgulhar cada vez mais ser indígena na diversidade .
Nenhum comentário:
Postar um comentário