Páginas

domingo, 1 de janeiro de 2023

OS SERES FEMININOS 5


Divindades Indígenas e Heroínas 



       Os povos nativos das Américas também existia suas divindades protetoras das florestas, das colheitas, trazia a fartura e a cura da comunidade.    

    Na visão indígena de mundo cada fenômeno tem uma mãe espiritual, protegendo os animais, guardiães das fontes, do remédio, essas divindades tem conexão com os seres humanos, presentes em toda América. Na tradição oral nativa não seriam seres míticos, mas uma realidade de verdade, convivendo com seus parentes na terra, no céu após a morte, na aldeia original com os antepassados.




1 ) - CY ou XY, a Mãe criadora e protetora na Terra, fonte, original, tudo tem uma mãe, entidades e forças de origem femininas, uma mãe, a Cy.


2 ) - IARA, a "senhora das águas" ou Mãe-d'água é, ama, mãe, senhora, dona, a sereia indígena brasileira.


3 ) - ANGRA, a divindade feminina do fogo e da metalurgia na mitologia tupi-guarani, protegia a tribo contra qualquer ataque do inimigo.


4 ) - CAUPE ou CAUPÉ, a divindade  feminina que representa a beleza, o amor, a Afrodite indígena, na mitologia tupi-guarani.


5 ) - JACI ou JACY, a mãe dos vegetais, na mitologia tupi é a deusa Lua, protetora das plantas, dos amantes e da reprodução, esposa de Guaraci o Sol.


6 ) - NAIÁ, a linda jovem que personifica a flor da Vitória-Régia, na mitologia Tupi-Guarani, transformada por Jaci a Lua, a estrela das águas. 


7 ) - PARAJÁS, as divindades femininas  da mitologia Tupi-Guarani da honra, do bem e da justiça.


8 ) - INDAIÁ, a chefe das ondinas do mar, na mitologia grega, irmã das ninfas e sereias, primas Náiades, seres elementares das águas feminino.


9 ) - CAACI ou CACY, a "Mãe da Mata", Comadre Fulozinha, é uma criatura do folclore brasileiro, as vezes confundida com a Caipora .


10 ) - JANAINA, a filha de Iemanjá a  Rainha do Mar, na umbanda, Filha das águas; nome de origem indígena.


11 ) - IEMANJÁ, entidade espiritual africana trazida ao Brasil e que ganhou a simpatia e devoção do povo brasileiro,  conhecida como a Rainha do Mar .


12 ) - JASUKA , a geradora e criadora do primeiro ser primordial, seu corpo é feito de flores e suas chuvas criam vida e fertilizam a terra.


13 ) - ÑANDHÊ JARI , a Nossa Grande Avó Eterna, que surgiu de dentro do diadema de Nhandê Ramã, usando seu tukuapu feito das taquaras acalmava Nhanderuvuçu.


14 ) - CEUCI, a  mãe de Jurupari é a estrela mais resplandescente das Plêiades e a deusa das lavoura e casas;  Jurupari é filho do Sol com Ceuci.


15 ) - ABAÇAI , a divindade feminina da força, que possuí os guerreiros antes das lutas, fazendo os ficarem abaiçados.


16 ) - AÇUTÍ, a divindade feminina da escrita, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


17 ) - AMANACI ou AMANACY, a divindade feminina mãe da chuva, companheira de Jakairá o deus da neblina e nevoeiro.


18 ) - ARAPÉ, a divindade feminina da dança, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


19 ) - CAUPÉ, a divindade feminina da beleza, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


20 ) - GUAIPIRA, a divindade feminina  dos acontecimentos e da história, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


21 ) - GRAÇAÍ, a divindade feminina da eloquência, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


22 ) - JURURÁAÇU, a bela imortal que soltou Anhangá da Serra do Ibiapaba, foi castigada por Tupã transformada em tartaruga.


23 ) - MUTIN, a divindade feminina regente da primavera, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


24 ) - NHARÁ, a divindade feminina regente do inverno, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


25 ) - PICÊ, a divindade feminina da poesia, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


26 ) - PINÁ, a divindade feminina da simpatia, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


27 ) - CAIRÉ, a divindade feminina da lua cheia, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


28 ) - CATITI, a divindade feminina da lua nova, na mitologia Tupi-Guarani do Brasil.


29 ) - CHANIÁ, a Avó do mundo, na mitologia Tupi e Guarani, antes do princípio da criação.


30 ) - NHANDERIQUECY OU NYANDECY, a mãe de todos os Tupi, nasceu no mar , criada pelos anciões, transformada em Lua, gerou a tribo, primeira mulher índia na terra .


31 ) - YUÍ,  a Terra Mãe de todos os seres, plantas, animais, peixes, aves, águas, serras, tudo que compõe nosso planeta, na mitologia Tupi.


32 ) - TATAÍ, as estrelas que os (as)  nossas (os) antepassados (as) se transformaram-se , na mitologia Tupi e Guarani.


33 ) - CYIBI, a Mãe Terra criada por Nhamandu, na mitologia Guarani no princípio da criação do mundo.


34 ) - CYPYÁBAE, a Mãe do que é índio ( mãe de todos nós ), do povo, na mitologia Guarani.


35 ) - NHANDETCHIRPY, a primeira mulher da terra, que Nhanderu trouxe do céu para ser esposa de Nhandeypy o primeiro homem da terra.


36 ) - DJATCHIR, a Dona da noite, filha de Nhandetchirpy e Nhandeypy no princípio, mitologia Guarani.


37 ) - MOIRIA ou MOIRA, o bicho que se transforma em moça ou qualquer coisa, na mitologia Guarani.


38 ) - NANDESY,  a divindade feminina  que gerou os filhos gêmeos Nanderykey  e Tyvrai, na mitologia Guarani.


39 ) - ARACI ou ARACY, a ninfa das manhãs e da aurora, filha do mortal Itaquê e da imortal Deusa Lua Jaci, na mitologia Tupi.


40 ) - SAMAÚMA,  o vegetal que Tupana fez figura de mulher, deitou com ela e teve duas crianças, cresceram tiveram filhos e povoou a terra após o dilúvio.


41 ) - TAKUA VERA CHY ETE, a médica feiticeira é considerada como mãe de algumas almas, na mitologia Guarani.


42 ) - KERECHU MIRΙ͂, as heroínas divinizadas, às mulheres indígenas, na mitologia Guarani. 


43 ) - NHANDEXY MIRΙ͂, as divindades femininas, usam o tupija, uma saia tecida com algodão imperecível que existe nas moradas celestes, e renova-se  após cada colheita.


44 ) - IMBOTAVYA KUERY, as belas moças, que cativaram alguns guarani para viver entre elas , enquanto congênere.


45 ) - YRYVAJA, a tia, a avó da criança que sonha com um papagaio 

indicando um futuro nascimento, e que dificilmente a própria mãe recebe o aviso.


46 ) - ARUMBARA, a mulher chamada de Nhandetchy Ete , criaram os seres humanos atuais, a terceira geração, chamada Tatamino Kuery.


47 ) - NHANDETCHY, a “Nossa Mãe” ou “Nossa Senhora”, segundo a mitologia Guarani.


48 ) - NHANDETCHY ETE, a nossa verdadeira mãe, onde estão plantadas as árvores e cultivares primevos, na mitologia Guarani.


49 ) - TCHERAMOΙ͂, a senhora que carrega uma “cumbuca” com fogo para todo o lugar nas migrações, guardado e reservado as práticas cerimoniais.


50 ) - UIRÁ UBI, a índia conhecida como Maria do Espírito Santo, filha do Cacique Muirá Ubi, Arco Verde, é uma das mães do povo brasileiro.


51 ) - BARTIRA (Flor), a índia filha do cacique Tíbiriçá, ao lado de Paraguaçu e Arco Verde, é considerada uma das mães do povo brasileiro.


52 ) - JAGUARIBARA, a índia Basília Tavares, que matou a onça a pauladas depois de ser atacada pelo felino, no século XVIII.


53 ) - LINDÓlA, a lendária índia guarani, noiva de Cacambo, na guerra dos Sete Povos, deixou ser picada por uma cobra, versão de Cleópatra .


54 ) - CAUCAIA, a índia Luísa, dessa tribo do Ceará, casou-se em 1744, contraiu doença venéria e foi curada por sua fé em no Deus Cristão.


55 ) - MOAÇARA, a índia principalesca dos tapajós, gozava de larga reputação entre os jesuítas, morreu em 1678, não quis casar com nenhum índio.


56 ) - UÇU, índia Messia filha de Piquerobi, tomou parte numa das expedições de Jerônimo Leitão contra os carijós, em Arcos Salvador.


57 ) - MOEMA, a índia Caramuru, sua neta Isabel,  casou-se em 1582 com João Amarante de Camões, sobrinho do poeta de Os Lusíadas.


58 ) - NHANDUPATIBA, a índia da Serra de Ibiapaba, assediada não ousou trair o marido, morreu defendendo a honra em 1753. 


59 ) - ARAGUAÇU, a índia filha do cacique Taparica, da Bahia, batizada em 1528 com o nome de Catarina Alvares, uma das mães do povo brasileiro.


60 ) - POTIRA, índia filha de Aimberê, casou-se com o francês (Ernesto) que por ela havia se apaixonado, morreu em 1567 ao lado do marido e do pai.


61 ) - ANACÉ, a índia Rosa Maria do Ceará, esposa do índio João de Sousa, que foi nomeado juiz da aldeia, em 25 de outubro de 1759.


62 ) - SAÍ, a índia potiguara, mulher de Jatobá e mãe de Jacauna e de Potiguaçu, século XVI. 


63 ) - TABA ABAETÊ, a índia virago do Maranhão,  os padres conseguiram batizar uma filha, foi amiga dos franceses, (Século XVII).


64 ) - TABOLIA, índia manauá, em 1580 duelou contra outra a golpes de 'macaná', cada qual defendendo as virtudes etílicas de seus respectivos maridos.


65 ) - TEREBÊ, (Asseada), a índia 

Guaianá, filha de Tibiriçá, apaixonou-se pelo clérigo Pero Dias, tomou o nome de Maria da Grã. (Século XVI).


66 ) - TOMÁSIA, a índia principalesca tapajó, exercitou o matriarcado, recebeu doutrinação do padre Antônio da Silva. (Séc. XVII).


67 ) - TUPAAIGUÁ, a índia manauá, em 1580 duelou contra outra Tabolia da mesma tribo, cada uma defendendo as qualidades dos maridos beberrões. 


68 ) - UIRÁ-UERÁ, a índia Pássaro Preso,

Mulher de Uirá-Eçá-Açu e mãe de Itapucu; Migrou com o marido da Serra de Ibiapaba para o Maranhão.


69 ) - VANUÍRE, índia caigangue de São Paulo, no início deste século foi intermediária na pacificação dos caigangues do Paraná.


70 ) - IRACEMA, a índia virgem dos lábios de mel, publicada por José de Alencar em 1865, confecciona a bebida de Tupã o deus Tupi.


71 ) - JANDIRA, a índia virgem Araguaia, da tribo de Jaguaré, filha de Magé, publicada por José de Alencar em 1874, 

uma das mais belas virgens da tribo.


72 ) - ARACI, a índia estrela do dia: filha do chefe dos Tocantins, Itaquê, publicada por José de Alencar em 1874, ela se apaixona por Ubirajara.


73 ) - JACAMIM, a índia mãe de Araci e Pojucan, publicada por José de Alencar em 1874, encarrega-se do plantio da terra e, segundo a tradição.


74 ) - JACIARA, a índia Xocó da Aldeia Panema, que migrou para a Aldeia Jaciobá, Alagoas, esposa de Muirá Ubi ( Arco Verde ), século XVII.


75 ) - CAMANÁ, a índia Natú, filha de Jurumbá da foz do Rio São Francisco, pescadora de caniço na mitologia Kariri-Xocó, século XVI.


76 ) - CAIPORA, a índiazinha protetora das caças da floresta contra caçadores desalmados, castiga aqueles que não respeitam os animais silvestres.


77 ) - BIAÇA, a divindade da astronomia, que rege todos os astros celeste, segundo a mitologia Tupi.


78 ) - COARACY ou COARACYARA, a mãe do Sol, uma divindade na mitologia Tupi, a avó dos seres viventes.


79 ) - YACY, a mãe da Lua, uma divindade na mitologia Tupi, a avó dos seres vegetais e das florestas.


80 ) - SUMÁ, a divindade inimiga dos homens, na mitologia Tupi, aquela que protege as mulheres.


81 ) - JARA ou IJAR, a divindade feminina ou masculina, dona (o) das espécies animais ou vegetais, de tudo que existe na terra.


82 ) - ATIAIA, a divindade maior na mitologia Tupi e Guarani, a deusa do princípio da criação do mundo.


83 ) - GII ou JIA, a divindade mãe da chuva, na mitologia Tupi, dona da fonte, das nascentes dos rios e riachos.


84 ) - MANI, a divindade da mandioca, na mitologia Tupi, a menina branca como uma nuvem.


85 ) - ANGÁMIRIM, a pequena alma de fogo do índio, tocha de luz, foco, claridade na mitologia Tupi.


86 ) - NHANDECY, a "Mãe Terra" em cujo ventre foram gerados as quatro-fiorças-em-uma: Yara, Tupá, Curupira e Ceucy.


87 ) - ARASY, a criadora dos povos junto com Tupã, criando Rupave "Pai dos Povos", humano original, o primeiro homem, na mitologia Guarani.


88 ) - SYPAVE ou AMAÚ, a "Mãe dos Povos", mulher original criada por Tupá e Arasy, na mitologia Guarani.


89 ) - JAGUA, a avó que criou Kuaray e seu irmão Jacy, da casca do cedro, na mitologia Guarani.


90 ) - MAGKARÚSESÉ, a "Mãe de todas as serpentes", de cujo corpo criou o mundo na mitologia Saterê Mawés.


91 ) - TAPIRAYAWÁRA, a "Mãe das onças, o grande espírito das onças, meio onça e meio anta, na mitologia do povo Saterê Mawés.


92 ) - KAÁPÓRARANGA, a bela moça de cabelos longos, o espírito dos animais da floresta, na mitologia do povo Saterê Mawés.


93 ) - GÃAPYTY, a "Mãe da Mata", ser protetora da floresta, todas árvores, animais e regiões geográficas tem uma mãe, mitologia Saterê Mawés.


94 ) - MATINTAPEWÉRA, a alma penada, uma velha que habita lugares isolados, casas abandonadas, na mitologia dos Saterê Mawés.


95 ) - KUYÃWÉRA, a "Visage" malévola, que procura matar homens em idade de casar, "A Coisa que era mulher", na mitologia dos Saterê Mawés.


96 ) - YYARA ou YYMANÃ, a mulher das águas, com seu canto atrai os homens para lhes enfeitiçar, na mitologia dos Saterê Mawés.


97 ) - ANHYÃMUASWYP, a primeira mulher do mundo, moça de todos os remédios, mãe espiritual de todos os pajés, na mitologia Saterê Mawés.


98 ) - KORÉKÃNKÃNÊMA, a "Porca visagenta", mulher que tem o espírito roubado pelo Ahiãg, na mitologia dos Saterê Mawés.


99 ) - TRAIRA, a esposa de Matrixã, peixes feiticeiros que fornecem poderes aos pajés da maldade, na mitologia dos Saterê Mawés.


100 ) - PAYÉRANA, a mulher médica da  medicina tradicional, com ervas e "puxação", massagem, na mitologia dos Saterê Mawés.


101 ) - UNHAMANGARÁ, a irmã caçula das Grandes Serpentes, filha de Magkarúsesé, irmã dos grandes pajés, na mitologia Saterê Mawés.


102 ) - CARUMÁ, a mulher que abraçou  Jurupari, após uma volta de dança, assim o deus transformou a moça numa montanha.


103 ) - ONIAWASAPÍ, a dona da agricultura e mãe do menino transformado em guaraná, na mitologia dos povos Saterê Mawés.


104 ) - TAINACAM, a divindade das estrelas e constelações, na mitologia dos povos do tronco linguístico Tupi.


105 ) - NHANDEJARI, as "Donas ou Donos" espirituais da natureza, cujo número chega a cento e oitenta, segundo os  relatos.


106 ) - TIJARY, a mulher anciã da tribo de Nhanderu-Guaçu, sonhara com grupos de raça branca, amarela e negra para encontrar a vermelha.


107 ) - YBICY, a Mãe Terra, de natureza boa, doadora dos frutos, companheira de Bhamandu, Deus da Terra, na mitologia Guarani.


108 ) - SAKÜ ou SAZÜ, a primeira mulher, esposa de Cemacure e mãe de Crumnimni, nessa versão da mitologia Kariri.


109 ) - YÂDHÊ ou YANGGÄ, a "Mãe de Politam e Wanagidzâ e esposa de Badzâ, na mitologia Kariri.


110 ) - TSADZI ou TSÃDZI, a  "Primeira Mulher, a primeira mulher que existiu entre os Kariri, dela originou as outras mulheres na terra.


111 ) - KIANUMAKA-MANÃ, a divindade  jaguar, guerreira que carrega a força das onças pintadas, de espírito-livre, que abençoa a batalha dos índios.


112 ) - ACAUÃ, a divindade das mulheres, uma espécie de fada pássaro que enfeitiça as moças, com penas de cores encantadoras.


113 ) - YACYARA, a mãe do luar, segundo a mitologia dos povos Tupís da América do Sul.


114 ) - YAUCACY, a mãe do céu, segundo a mitologia dos povos Tupís da América do Sul.


115 ) - ITAYCY, a mãe do rio da pedra, segundo a mitologia dos povos Tupís da América do Sul.


116 ) - CAAMANHA, a “Mãe do Mato”, que protege as florestas, os animais silvestres e a Natureza, na mitologia Tupi .


117 ) - TEINIÁGUA, o lagarto encantado que se transforma em uma linda moça para seduzir os homens, desviando-os dos seus objetivos.


118 ) - MUYRAKITÃ, é  “A deusa que floriu das águas” ou “A Senhora que nasceu do mar”, considerada a filha de Yacy, na mitologia Tupi.


119 ) - KERANA, a bela filha de Marangatu, foi capturada pela personificação ou espírito mau chamado Tau, na mitologia Tupi e Guarani.


120 ) - MARA, a Mulher da Magia, foi uma menina raquítica, criada por um pajé, e adquiriu poderes maiores doque os dele, na mitologia Tupi.


121 ) - KAMATAPIRARI, a Mulher de Chefe de uma tribo mehinaru, do Xingu, ela  liderou uma revolução feminina em sua tribo. 


122 ) - ANHANDECI, a alma mãe da matéria, criada por Nhanderuvuçú no princípio da criação do mundo, depois lagos, neblina, cerração e rios.


123 ) - KERANA, a mãe dos sete monstros legendários do mito Guarani, a bela filha de Marangatu, na mitologia dos povos Guarani.


124 ) - JURUTI, a Mãe dos rios, uma moça que personifica uma ave, na mitologia Tupi e Guarani.


125 ) - ARARACI, a Mulher Arara, que possui o poder de transformar-se tanto em pássaro como em mulher, na mitologia Tupi.


126 ) - SUMÁ, a Divindade Guerreira que orientava e protegia a agricultura, filha legítima de Tupã e Jaci.


127 ) - TATAMANHA ou TATÁ-MANHA, a divindade das labaredas e das faíscas, na mitologia dos antigos  Tupi.


128 ) - TICÊ, a esposa de Anhangá (Deus Infernal), na mitologia dos antigos povos Tupi.


129 ) - TIRIRICAS, as divindades da Raiva, do Ódio e da Vingança, na mitologia dos antigos  Tupi.


130 ) - UALAIMKÍPIA, a divindade considerada como uma Deusa-Pássaro da Morte equivalente a Deusa grega Hécate.


131 ) - XUNDARUÁ, a divindade do  Peixe-Boi padroeira da pesca e dos pescadores, na mitologia dos antigos  Tupi.


132 ) - YANUBÊRI, a Avó ancestral indígena muito poderosa, na mitologia dos antigos Tupi.


133 ) - YUSHÃ KURU, a divindade  feiticeira ou curandeira que ensinou os xamãs kaxinawás a curar.


134 ) - AMANA-MANHA, a Mãe da Chuva e protetora das nascentes, uma rã quando canta chove, mora na cabeceira do Rio Negro.


135 ) - TXUNÔ, a divindade feminina Caxinauá (Acre) com forma de andorinha, levando os mortos para junto de seus antepassados.


136 ) - ARAÇI, a Mãe do Dia, tem a forma de uma cigarra, também chamada de Aramanha ou Daridari.


137 ) - BIATATÁ, a divindade feminina do Mar, com forma de uma cobra-de-fogo, aparece sobre a água apenas de noite.


138 ) - BOITATÁ, a divindade feminina  das águas doces, na forma de uma cobra-de-fogo, vive nas praias de mar e de rio, protege os campos contra incêndios. 


139 ) - IPUPIARA, a divindade feminina das Águas e das Fontes, inimiga dos pescadores, mariscadores e lavadeiras, na mitologia Tupi.


140 ) - KERPIMANHA, a Senhora dos Sonhos, que desce do céu, pelo Arco-Íris (durante o dia) ou pelos raios das estrelas (durante a noite) e entra no coração das pessoas.


141 ) - ALAMOA, a duende feminino da Ilha de Fernando de Noronha, mora no Pico (elevação rochosa quase inacessível) e vaga pelas suas redondezas.


142 ) - CAAPORA, a divindade feminina  protetora dos animais, na mitologia dos antigos povos Tupi.


143 ) - JURURÁ-AÇÚ, a bela moça que libertou o deus infernal e graças a isso podia andar livremente entre o inferno.


144 ) - GAUTEOVAN, a Mãe primordial de quem tudo se origina, na escuridão, fonte eterna, Mãe das Canções, do  povo Kogi da Colômbia. 


145 ) - MMA, a Mãe Terra, segundo a  mitologia do povo Wayúu na península de Guajira na Colômbia, ela é a criadora da vida.


146 ) - FURA-CHOGUÁ, a “boa mulher” ou,  Bachué, do povo Chibcha colombiano, Ela ensinou seu povo sabedoria, artes e  a agricultura, casou com o filho.


147 ) - NANA DUMAT, a Grande Mãe, como o “Caminho pelo qual viemos”, dá à luz a toda a vida, na mitologia do povo Kuna do Panamá.


148 ) - PACHAMAMA, a Mãe Terra do povo Quechua, adorada na ilha de Salango, na costa do Equador, uma mulher com a criança no braço.


149 ) - DAUARANI, a Mãe da Floresta, e sua guardiã, segundo a mitologia do povo Warao, no delta do Orinoco, a mulher-árvore.


150 ) - AMANÁ, a Mãe autoconcebida na essência do tempo, na mitologia dos povos Cariña Caribs, ao longo da costa do Suriname.


151 ) - NINGUI, a “Mãe Jardim”, Mãe do barro e da cerâmica, e o próprio espírito da cultura, entre os povos Canelos Quichua do Equador.


152 ) - OKIMA, a mulher da lua, o espírito da mandioca, segundo a mitologia do povo Witoto.


153 ) - MAMA’É, a mãe da mandioca e a tecnologia da lavoura, segundo a mitologia do povo Camayura, que fica  no Brasil.


154 ) - PUTCH ˆSI, a "Mãe da Caça que vive nas nascentes de terra firme onde nascem os rios, na mitologia Mundurucú do Brasil.


155 ) - ASIMA ˆSI, a “Mãe dos Peixes” é guardiã de todos os animais aquáticos, inclusive mamíferos, na mitologia Mundurucú do Brasil.


156 ) - CONIAPUYARA, as mulheres amazonas, " Grandes Damas", “mulheres magistrais”, mitologia do povo Aparia da Amazônia.


157 ) - ICAMIABAS, as mulheres Guerreiras Amazonas, na mitologia dos povos amazônicos, na América do Sul.


158 ) - MAISÖ, a mulher de pedra, do povo Paressí no Sul do Brasil, criou a terra colocando terra nos rios e deu à luz muitas pessoas de pedra.


159 ) - AQUEHUA, a mulher-sol, vive nos céus com outras mulheres-estrela, segundo a mitologia do povo Toba no norte da Argentina.


160 ) - HÚANAXU, a líder das mulheres, que já governaram, na mitologia dos Yamana de Tierra del Fuego.


161 ) - AMÁRU, a mulher que tirou as flautas dos homens, segunda a mitologia do povo Arawakan Wakuénai, da Venezuela.


162 ) - ASHNUWERTA, a Senhora da Água e do Fogo, Mãe dos Pássaros da Chuva Benigna, Senhora da Tempestade, do Gran Chaco, os Ishir (Chamacoco).


163 ) - NUNKUI, mulher-espírito que está na origem dos cultivares, na mitologia do povo Kuikuro do Brasil.


164 ) - ALLANQUE, a personificação Leni Lenape de Star, a Estrela do Norte, segundo a mitologia dos nativos norte americanos.


165 ) - ASGAYA GIGAGEI, a Mulher Vermelha invocados pelos Cherokee em feitiços para curar os doentes, na mitologia dos nativos norte americanos.


166 ) - AWEAH YEGENDJI, a Mãe cisne da tribo Seneca no nordeste, na mitologia do povo nativo norte americano.


167 ) - AWITELIN TSTA, a mãe da terra, linda mulher filha de Aweah Yegendji, da tribo Seneca no nordeste, na mitologia do povo nativo norte americano.


168 ) - APOYAN TACHI, a Mulher do Cesto, filha de Aweah Yegendji, da tribo Seneca no nordeste, na mitologia do povo nativo norte americano.


169 ) - DJIGONASEE, a heroína dos Hurons de Ontário, mãe do pacificador Deganiwada, na mitologia do povo nativo norte americano.


170 ) - ELIHINO, a mãe terra Cherokee; irmã de Igaehindivo (a deusa do sol) e Sehu (a mulher do milho), na mitologia do povo nativo norte americano.


171 ) - ESCHETEWUARHA, a esposa do Grande Espírito do Chamoco, e a mãe da chuva, mitologia dos nativos norte-americanos.


172 ) - GENDENWITHA, a estrela da manhã (significa “ela que traz o dia”), segundo a mitologia dos nativos norte-americanos.


173 ) - IEMAPARU, a Mãe do Milho Pueblo, segundo a mitologia dos nativos norte-americano.


174 ) - ITE, a esposa de Tate (o vento) e a mãe dos Wani (quatro filhos que controlam as quatro estações), na lenda de Oglala e Lakota, norte-americana.


175 ) - KADLU, a divindade inuit do trovão, irmã de Ignirtoq, segundo a mitologia dos nativos norte-americanos.


176 ) - KOKOPELL’MANA, a companheira erótica de Kokopeli, ela desafiou os rapazes das aldeias Hopi, na mitologia dos nativos norte-americanos.


177 ) - LA’IDAMLULUM KU’LE, a primeira mulher dos Maidu, segundo a mitologia dos nativos norte-americanos.


178 ) - MOTHO E MUNGO, as duas irmãs heroínas, seus nomes significam o grão e o pulso de ervilhaca, mitologia dos nativos norte-americanos.


179 ) - ONATHA, o espírito iroquois do trigo; ela é filha de Eithinoha, segundo a mitologia dos nativos norte-americanos.


180 ) - PAIOWA, a criadora do primeiro povo Paiute, segundo a mitologia dos nativos norte-americanos.


181 ) - PINGA, a “O do alto”, deusa Inuit do jogo, a caça, da medicina, os homens e os vivos, traz para o céu as almas dos recém-falecidos e as entrega aos cuidados de Pana .


182 ) - PTEHEHINCALASANWIN, a mulher branca de búfalo, professora de paz e sabedoria, conhecida como Whope (Estrela cadente) para outras tribos da planície, americana.


183 ) - SELU, a Primeira Mulher Cherokee, ela é a esposa de Kanati, mitologia dos nativos norte-americanos.


184 ) - WAH-KAH-NEE, a menina do gelo que traz o verão, mitologia do povo Chinook nativos norte-americanos.


185 ) - PTESAN-WI, a mulher de búfalo branco que trouxe conhecimento secreto para os Oglala, mitologia dos nativos norte-americanos.


186 ) - WHOPE, a filha do Sol Wi e da Lua, uma deusa da paz e esposa do vento sul, segundo a mitologia dos nativos norte-americanos.


187 ) - WINONAH, a filha da grande deusa Ojibwa Nokomis, segundo a mitologia dos nativos norte-americanos.


188 ) - YEBAAD, a líder feminina dos deuses navajos, governava o amanhecer e o oceano; acriadora de fogo e milho, dos nativos norte-americanos.


189 ) - AXOMAMA, a “Senhora das batatas”,  nome dela significa “Mãe da batata”, segundo a mitologia dos povos dos Andes.


190 ) - CHANTICO, a “Senhora da lareira”, essa deusa asteca da lareira era uma matrona de lapidários e guerreiros, povo mexicano.


191 ) - CHALCHIUHTLICUE, a Senhora das Águas, era matrona de lagos e riachos, deusa da vegetação associada ao milho, mitologia Asteca.


192 ) - CIHUATETEO, a " Princesa celestial”, associada aos espíritos das mulheres que morreram durante o parto, essa deusa Asteca.


193 ) - MAMA PACHA, a Mãe Terra dos Chincha do Peru, ela supervisiona o plantio e a colheita. 


194 ) - MAMA QUILLA, a “Mãe de Ouro”, ela supervisionou os casamentos, o calendário e os dias de festa.


195 ) - NUNGUI, a “Senhora da Mandioca”, deusa da terra que supervisiona a vegetação, Governadora da Civilização, entre os Jivaro do Peru.


196 ) - TETEOINNAN, a “Senhora Parteira”, deusa antiga dos astecas é conhecida como “Mãe dos Sagrados”, uma deusa mãe.


197 ) - TLAZOLTEOTL, a matrona do prazer e do pecado, seu nome dela significa “Divindade Suja”, esta deusa mãe e do sexo, do povo Asteca.


198 ) - CHALCHIUHCIHUATL, a “Mulher de Pedra Preciosa”, e adorada durante o banquete móvel chamado Xochilhuitl, povo Asteca.


199 ) - XOCHIPILLI, a esposa do deus da chuva Tlaloc, ela governou a tecelagem e a licença sexual, segundo a  mitologia do povo Asteca.


200 ) - SEDNA, a Senhora do Mar e Animais Marinhos, mitologia  dos povos indígenas do Alasca, Canadá e Groenlândia.




BIBLIOGRAFIA: 



- ALMEIDA, Geraldo Gustavo de. Heróis Indígenas do Brasil. Memórias sinceras de uma raça. Rio de Janeiro: Catedra, 1988 .


 - CASCUDO, Luíz da Câmera. Dicionário do Folclore Brasileiro, 2 Volumes, Ed. Instituto Nacional do Livro/Ministério da Educação e Cultura, Rio de Janeiro, 1962.


- OLIVEIRA, Diogo de. Arandu Nhembo'ea [dissertação] : cosmologia, agricultura e xamanismo entre os Guarani-Chiripá no litoral de Santa Catarina - Florianópolis, SC, 2011. 


- PIERRI, Daniel Calazans. O perecível e o imperecível: lógica do sensível e corporalidade no pensamento guarani-mbyá. São Paulo, 2013.


- YAMÃ, Yaguarê. Urutópiag - a Religião dos Pajés e dos Espíritos da Selva. São Paulo: Ibrasa, 2004.



https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Categoria:Mitologia_brasileira < acesso em 25/11/2022.


https://portal.divinafeminina.org/deusas-da-mitologia-no-brasil/ < acesso em 26/11/2022.


https://portal.divinafeminina.org/divindades-femininas-na-america-do-sul/ < acesso em 27/11/2022.


https://portal.divinafeminina.org/deusas-nativas-americanas/ < acesso em 28/11/2022.



































































Nenhum comentário:

Postar um comentário