sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

BOM DIA / KANGRI KAYE / CANGHÍ CAYẼ / KANGLÍ KAYÉ / KANNÍ KAYÈNG


 Nos últimos meses venho publicando sobre os povos Xokó, Natú e Wakonã, cujos quais nomeamos eu e Nhenety de Katuandí, de tudo que fui capaz de elaborar e encontrar em comparação triádica do Kariri, Katuandí e o subramo Jê Central do tronco Macro-Jê, fui capaz de encontrar uma conexão maravilhosa na história desses povos. Descobri que muitas palavras do Kariri são diretamente cognatas com aquelas do grupo Central Jê, que é um dos grupos do qual eu teorizei ano passado terem sido uma das influências que legou o vocabulário que conhecemos hoje do Kariri e nos faz perceber nossa língua como pertencente ao Macro-Jê.


 Não é que o Kariri pertença diretamente ao Macro-Jê, a situação é semelhante ao do inglês, do qual tem uma base germânica e um extenso vocabulário greco-franco-latino, o Kariri tem uma base Macro-Caribe (mesma base que o Boróro e a família Caribe) com extenso vocabulário Macro-Jê, tal base ainda é perceptível na sua gramática através da construção do partícipio com o pronome di- e um sufixo nominalizador -li/-ri, como em di-pa-ri 'aquele que é morto, vítima', tal construção só surge novamente na família Caribe, indicando a proximidade maior dessas duas famílias entre si.


 Quando os Kariri migraram para o centro do Brasil, talvez na região onde hoje é o Estado de Tocantins ou o Estado do Piauí, seja no Rio Tocantins ou no Parnaíba, estes se assentaram e se casaram com grupos daquela região que participavam linguisticamente da família Macro-Jê, a região central do Brasil é dominada pelo ramo Cerrado, que se subdividiu entre o subramo Central e o Setentrional (ou do Norte), hoje discutirei sobre o Central. Este grupo também se subdividiu entre suas próprias ramificações, o grupo Akuwẽ, que compõem os Xavantes, Xerentes, Xakriabás e Akroás e o grupo que ao que se pode perceber através dos vocabulários restantes do povo Kariri-Xocó e do povo Wakonã, se chamavam de Aterejê ou Terejê, com suas próprias subdivisões, como me foi dito por Nhenety, com o caso de que o pajé Suíra do povo Kariri-Xocó preservou um nome antigo de seu povo: "Mõteregê", literalmente "os Terejê que andam" (cf. Proto-Macro-Jê *mũ 'ir').


 De forma resumida, os povos Terejê são muito importantes para a formação do que conhecemos como Kariri hoje, no sentido de língua e cultura, todos os aspectos que vemos do povo Kariri que se assemelham ao que é visto nas culturas Jês muito possivelmente derivam das relações amistosas que estes tiveram com os Terejê, logo mais irei publicar alguns cognatos que fui capaz de encontrar que demonstram essa relação próxima destes três grupos supracitados, eu discuti de forma breve sobre alguns cognatos que já fui capaz de encontrar nesta publicação: https://kxnhenety.blogspot.com/2023/11/os-katuandi-sao-do-ramo-central.html?m=0




Autor da matéria: Suã Ari Llusan 





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