segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

AS TRIBOS DO SÃO FRANCISCO

No século XVII, o vale do São Francisco estava ocupado por vários grupos indígenas: No Baixo São Francisco estavam os Natu, Caxagó, Kariri, Aconan, Karapotó e Xocó. No Médio São Francisco estavam os Abacatiara, Vouvé, Romariz e Prakió. No Alto São Francisco, Xacriabá, Tuxá, Rodela, Pankararú e outros. As tribos foram quase dizimadas pelos curraleiros, criadores de gado, fazendeiros e bandeirantes, que ocuparam o Rio São Francisco em território indígena, para fazer propriedades. Na falta da mão-de-obra colonial, os indígenas foram utilizados nos engenhos de cana-de-açúcar no trabalho escravo, inicialmente no litoral. No sertão do São Francisco os indígenas foram servir aos fazendeiros na criação de gado, trabalhando como vaqueiros e boiadeiros. Muitas tribos foram dizimadas pelos bandeirantes por resistência do indígena à exploração, teve grupos que fugiram para o Norte. Outras tribos foram obrigadas a aceitar essa nova condição de vida ou a miscigenação, transformando aldeias em povoados, vilas, que já na época da república passaram a ser cidade. As tribos sobreviventes estão no sangue brasileiro. Tradicionalmente a tribo abria na floresta uma clareira para construção da aldeia ou plantar suas roças comunitárias, usavam artefatos naturais com sua marca cultural. Com a instalação portuguesa no Brasil, uma série de instrumentos, objetos da cultura européia foi introduzida entre as tribos. Muitos objetos substituíram os já usados pelos índios há milênios . O cocar pelo chapéu, a tanga de palha pela calça de pano, o arco e flecha pela espingarda, o colar de dentes e sementes pelo de metal. A maloca coletiva pela casa privada para um só casal, a rede de dormir ou esteira pela cama, a lasca de pedra pelo machado de ferro, o espelho de reflexo d água por um espelho de vidro. Aos poucos com o capitalismo vieram produtos industrializados, o mel das abelhas pelo açúcar de cana, a canoa utilizada pelos índios foi trocada pelo carro de boi. Foram incorporados nos elementos da cultura européia, o café, o moinho de cereais substitui o pilão, o baú no lugar dos balaios de cipó, a enxada no lugar de cavadores de madeira. Outras vezes as atividades tradicionalmente mudaram de sistema, porque foi destruídas as florestas, de onde vinha todos os produtos da cultura indígena.Nhenety Kariri-Xocó.

http://www.thydewa.org/livros/memoria/kariri-xoco/




















































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