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No
Sertão do Nordeste tinha um clima propício para a pecuária, no Vale do
São Francisco com abundancia de pasto natural da Caatinga tornou-se o “
Rio dos Currais”, ao longo de suas margens grandes propriedades foram
se formando as fazendas centenárias para fornecer carne as outras
capitanias. O Colégio Jesuíta do Recife Centro Catequético administrava
as Missões localizadas na Capitania de Pernambuco, tornou-se
possuidora de muitas fazendas ao longo do Rio São Francisco, doadas por
devotos. Nas missões eram reunidos em aldeamentos várias etnias para
facilitar a ocupação portuguesa e evangelização da igreja. Na Missão
de Colégio região de Urubú-Mirim sob a invocação de Nossa Senhora da
Conceição, foram reunidos no aldeamento os indígenas Kariri, Karapotó e
Aconã,no século XVII. Muitas propriedades foram doadas para a Missão de
Colégio uma dessas Fazendas Urubu-Mirim foi uma doação de Antonio Souto
de Macedo ficou sendo o Centro Administrativo da Igreja. Outras
fazendas Boa Cica, Itiúba, Ribeira das Cabaças, Panema, Maraba no total
de 11 propriedades foram doadas a Nossa Senhora da Conceição. A região
era muito grande para a Missão de Colégio administrar, os indígenas
foram usados como mão de obra para cuidar da criação de gado, os
Karapotó foram enviados para a Fazenda Boa Cica, onde os índios do sexo
masculino passava a maior parte do ano trabalhando, as mulheres ficavam
na Missão de Colégio na Fazenda Urubu-Mirim. Os Karapotó pediram aos
Jesuítas para enviar suas mulheres e filhos para a Fazenda Boa Cica,
porque longe de seus familiares sentiam saudades e muitos sofriam, assim
foi atendido o pedido, onde fizeram uma pequena aldeia ao redor de um
pé de tinguí , onde ficou conhecida por Aldeia Tinguí do Povo Karapotó
no Rio Boa Cica. Ao longo do tempo o nome Tinguí foi confundido com o
nome da etnia, mas na verdade Tinguí era a denominação do local onde os
indígenas habitaram. Marcelo e Iriane Karapotó, Nhenety Kariri-Xocó.
http://www.thydewa.org/livros/memoria/karapoto/
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