segunda-feira, 5 de agosto de 2013

BRINCANDO DE COZINHADA

Crianças pescando na Lagoa Comprida
  No nosso aprendizado cultural indígena observamos os adultos em suas atividades diárias, pescando caçando, pescando, fazendo ceramica, confecionando, aprender os hábitos dos bichos, dos pontos dos peixes do rio, identificar plantas comestíveis, modo de prepara-los como nossa alimentação. Ao redor da aldeia temos campos, rio, floresta, cidade, povoados e as lagoas.  As crianças da tribo tem muitas brincadeiras, mas uma delas leva ao caminho educativo social e cultural por treinar meninos e meninas na lida de Pai e Mãe de família.
Potinhos de brinquedo
Os meninos e meninas combinam para brincar de cozinhada, fazer uma comida coletiva pelos integrantes dos grupos. As meninas ficam encarregada de arrumar panelas, verduras, farinha, pratos, água, lenha, sal. Os menino mais velho leva os outros para a matagal atrás de casa, caçar passarinhos, calangos, frutas e toda a mistura, tipo uma luta pela sobrevivência. Quando todos chegam com as coisas, as menina maior fica responsável como a cozinheira, ensinando as menores a arte de cozer os alimentos. Todos participaram da cozinhada,umas foram apanhar lenha, outras água. Após cozinhar os alimentos, adquiridos, doados, caçados, agora é hora de comer. A menina mais velha coloca os pratos no chão e começa a botar a comida, com todos os ingredientes. As vezes a comida sai salgada, desgostosa, um pouco crua, mais só assim acertamos, aproximando da nossa realidade. Quando crescerem saberão a agirem na vida real. Na vida prática dos adultos passa por um processo muito parecido de arrumar o alimento, conhecer esse mundo tribal para dele tirar o sustento da família, vai um pouco além , buscar as ervas medicinais na mata quando algum filho fica doente, viajam até fora da aldeia para as cidades buscar trabalho fora.
Pescando de Rede
Brincar de cozinhada era só um básico do que tínhamos em nível local. Atualmente muito raramente brincam de cozinhada. Isso poderia ser uma forma própria educativa Espontânea de nosso povo indígena, buscando alternativa de coletividade, companheirismo. Neste lida de andar de sobrevivencia aprendir muito com outros colegas mais experientes, eles diziam que aprenderam com os outros mais velhos que passaram por essa fase de idade. Posso dizer que aprendir a subir em árvores, nadar, pescar, mergulhar no rio, fazer arapucas, arco e flecha, confeccionar petecas, enfim uma série de coisas que hoje posso repassar aqui neste momento.  http://www.indiosonline.net/brincando_de_cozinhada/   .

Nhenety Kariri-Xocó.

Nenhum comentário: