terça-feira, 4 de dezembro de 2018

HISTÓRIA DA JARRA

HISTÓRIA DA JARRA


  A cerâmica utilitária é uma atividade feminina na Aldeia Kariri-Xocó, município de Porto Real do Colégio, Alagoas, segundo nossa cultura, mas é bastante comum os homens participar neste trabalho na aquisição de lenha, arrumação da louça no forno para queimar os objetos. O homem raramente é visto confeccionando pote, panela, jarras, quando tem algum voluntário pode ser em momentos de extrema necessidade no passado, para aumentar a renda da família . Este tipo de objeto serve para armazenar água potável para beber .Qua era criança a mais de cinquenta anos na casa da índia Anaçé eu sempre via uma linda jarra no canto da casa lá na cozinha. Este ano em 2018 eu vi uma jarra parecida com aquela anos anteriores no fundo do quintal dela, perguntei Anaçé esta jarra parece com uma que a senhora tinha quando eu era menino. Ela me respondeu José esta é a mesma jarra, agora ela estar rachada, não serve mais, gosto muito dela, foi um presente que recebí do Índio Pedro Arvelino , muito anos antes de você nascer. Eu era mocinha quando recebi este objeto, agora sou uma anciã com mais de 70 anos de idade. Continuando ela falou: " Quantas vezes muita gente de nossa aldeia chegava aqui em casa dizendo Anaçé tem água? Eu dizia tem sim, bebia e matava sua sede, entre crianças, jovens, adultos e velhinhos, logo depois me agradecia". Tempo depois levei essa jarra para nossa mata do Ouricuri , deixei na minha casinha de palha, ainda ela estar aí numa casa de tijolo . Gostei muito de rever um objeto de nossa antiga tradição dos objetos cerâmicos, tirei uma foto para ficar em nossa memória. Tirando minhas conclusões, está jarra parece muito com nossas antigas igaçaba ( vasos funerários ), onde nossos antepassados enterravam os mortos lá no Alto do Bode ( antigo local do Ouricuri ). Em 1990 o caçador Cansará foi cavar a terra para pegar um pena e achou uma jarra muito semelhante a está jarra de Anaçé. 

Nenhum comentário: