( As palavras SOMBÝ 'pendão do milho' e SONGA 'penas novas' )
Ari Loussant sempre com muitas dúvidas sobre o morfema /sə̃/ que surge em SONGA, além de seu significado 'penas novas' ser estranho, para ter certeza de que não era algum aspecto da cultura Kariri, Ari dedicou a procurar por todos os lados qualquer cognato dessa palavra. Lembando da existência da palavra SOMBÝ, que significa 'pendão do milho', cujo a segunda raiz BÝ será um tópico que ele irá falar sobre essa semana, mas o mais importante é a primeira sílaba de ambas as palavras.
Como vocês viram lá em cima, Ari Loussant já tinha uma reconstrução fonológica dessa sílaba, e agora ele explicando o porquê do schwa. Primeiro de
dizendo que o cognato externo dessa palavra ainda não é uma absoluta certeza, além dessa busca ter jogado uma pilha de hipóteses que derrubam algumas das suas hipóteses antigas no lixo, principalmente quando se refere à palavra para 'cabelo' e como ele irá reconstruir ela, tudo será explicado logo quando ele resumir e simplificar o tópico, voltemos então para os cognatos.
Existem duas proto-línguas cujo possivelmente carregam seu cognato distante, pois na sua reconstrução para essa palavra é *cə 'cabelo, pelo, pena', cognato distante ou do:
Proto-Macro-Jê
*ke 'cabelo, pelo' (esse é o mais duvidoso pois as vogais não, mas não pode descartar a possibilidade da evolução de e > ə)
*jar° 'asa, pena, axila'
*cô 'folha, pelo'
ou
Proto-Tupi
*jaP 'cabelo, pelo, pena'
A evolução é como Ari Loussant já explicou antes, os sons *k e *j do Pré-Proto-Kariri se fundiram em certos casos e se tornaram uma oclusiva palatal surda *c ou uma oclusiva palatal sonora *ɟ, então *ke assim como *jar° e *jaP são candidatos para ser o cognato distante da raiz *cə. Lembrando que só uma raiz aqui é cognata da raiz Kariri, o fato de Ari não ter certeza se deve porque não teria conhecimento ainda da evolução dos sons da língua ancestral das línguas do Brasil (para facilitar, Ari vai chamar de Proto-Brasílico) para a língua Kariri, voltando para esse tópico quando ele tiver mais certeza sobre qual raiz é o cognato verdadeiro de *cə.
SOMBÝ seria o reflexo do Proto-Kariri *cə-pɨ 'cabelo-milho', sabe-se que BÝ significa milho graças as palavras BUCU(PÝ) 'flecha de milho' e NHU(PÝ) 'vinho de milho'
SONGA seria provavelmente reflexo ou do Proto-Kariri *cə-ga ou *cə-ŋa, ambos significam 'pena-pena'.
Autor da matéria: Ari Loussant
Nenhum comentário:
Postar um comentário