Segundo Ari Loussant :" A função de seres encantados parecia ser a de espíritos da sorte, chance ou destino, eles que manipulavam os acontecimentos ao redor da pessoa, resumindo de uma maneira bem reducionista: irritá-los significava adquirir azar e respeitá-los significava adquirir sorte".
Há tipos de entidades encantadas distintas. Os que nunca tiveram vida em terra e os que já tiveram. Encantaria compreende Florzinha da Mata, Kaipora, Curupira, Caboclinho d' água. E os que já tiveram vida em terra. Tem os espíritos vegetais , da natureza e os elementares, além de animais de poder ou que podem ter outros nomes.
No estudo de Ari Loussant corrigindo a nomenclatura depois e também na rosa dos ventos, substituindo a palavra para 'sul, baixo' para Dz.: tui / Kp.: tý / Sb.: tu / Km.: tu 'descer abaixo', portanto os espíritos inferiores serão Tuiñi / Týnhi / Tuni / Tuni . Esse nome significa 'espírito abaixo (da entidade maior' e pode ser usado como o termo genérico para se referir aos encantados, eles parecem ser análogos aos Ngigos, por isso Ari Loussant coloca eles nessa classificação. também é possível usar o próprio nome Ngigo .
Já outro estudioso o Valdivino Kariú-Kariri do Ceará diz " Pelo que ele intendeu Ngigo e Nhewo são categorias de encantados. Os encantados que são parentes desencarnados temos a palavra Ani que é Alma. Os Nhewo os encantados vivos . Nhe pode vim de Ani (Alma ) e wo é caminho. Nhewo pode ser Espírito andante.
Outra estudiosa Adriana ( Korã ) acredita também segundo BANDEIRA: 1972, p. 86, sobre Os Kariri de Mirandela. "Paracé é, para os caboclos, tôda e qualquer manifestação dos encantados ... É comum ouvi os encantados passarem conversando entre si na língua".
BIBLIOGRAFIA:
- BANDEIRA, Maria de Lourdes. Os Kariri de Mirandela: Um Grupo Indígena Integrado. Estudos Baianos. Universidade Federal da Bahia/ Nº 6, 1972 .
Autores da matéria: Ari Loussant, Valdivino Kariú-Kariri, Adriana Korã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário