Conexões Culturais
Os indígenas do Rio Opará ( São Francisco) em contato constante com os civilizados, passaram a adotar parte dessa cultura ou transformando a seu jeito. Primeiramente na Missão de Colégio, os índios já evangelizados participam dos festejos religiosos da padroeira Nossa Senhora da Conceição.
As manifestações culturais trazidas por portugueses, os nativos ao longo dos séculos foram assimilando essas tradições européia, africanas, como também os seus produtos culturais, plantas, animais domésticos, culinária. Mas os portugueses também absorveram parte da cultura nativa, foi uma mistura de tudo isso .
No início os indígenas viviam na Aldeia Original na Taba no cimo da colina, com a chegada dos religiosos os nativos foram levados para a Missão de Colégio ao redor da Capela, formando uma aldeamento nos moldes cristão, anos se passaram veio chegando mais portugueses transformando-se numa povoação e finalizando passando a ser uma cidade no final do século XIX.
1 ) - TABA ORIGINAL, a Aldeia dos Kariri ficava no cimo da colina Alto do Bode, nas margens do Rio São Francisco, ao lado da Lagoa Comprida, levados pelos jesuítas em 1661 para criar a Missão do Colégio.
2 ) - ALDEIA DA MISSÃO JESUÍTA, o povo Kariri da Aldeia Alto do Bode, foram os primeiros indígenas que vieram para a Missão de Colégio, retirados da aldeia tradicional em 1661.
3 ) - FAMÍLIA LINGUÍSTICA KARIRI, segundo Robert Lowie ( 1946, - I - pág. 557 ) é formado por quatro dialetos: Dzubukuá os Kariri do Rio São Francisco, Kipeá os Kariri do Itapicuru ao noroeste da Bahia, Kumuru e os Sabujá.
4 ) - ALDEIA DE COLLEGIO, constituiu um conglomerado heterogêneo, formado por diferentes grupos tribais: "Natú", "Chocó", "Carapotó", "Prakió", e "Nakonã", ( Pinto: 1942, p. 172 ) .
5 ) - BONECAS DE MILHO, a espiga de milho verde, servindo de bonecas para as crianças, isso acontecia mais com as meninas Kariri-Xocó, atualmente não mais praticada.
6 ) - CANTOS DE ROJÃO, os cantos de trabalho em mutirão, no plantio e limpa das roças, tapamento das casas de taipa, as cantigas é praticada em duplas, com primeira e segunda voz, pode haver
vários participantes.
7 ) - CERÂMICA UTILITÁRIA, a confecção de potes e panelas de barro, feita pelas mulheres Kariri-Xocó, cada ceramista utiliza a sala de sua casa para trabalhar, chegando produzir cinquenta objetos cerâmicos por semana.
8 ) - QUEIMAÇÃO CERÂMICA, a queima de potes e panelas de barro, o forno pode comportar cento e vinte objetos cerâmicos, o queimador é um homem experiente da tribo, assim as peças ficam mais garantidas sem quebrar.
9 ) - CANOA DE PESCA, a pequena embarcação de pescaria, pode ser utilizada também para transporte de pessoas, utilizando remo ou vela para navegar no Rio São Francisco.
10 ) - ESPARRELA, a armadilha tipo arco para capturar pássaros, colocando frutas para atraí as pequenas aves, o aparelho era colocado nas árvores frutíferas, no fundo dos quintais dos indígenas.
11 ) - ESTEIRA DE PESCA, a cerca de vara trançadas por cordas, colocadas no riacho ou caldeirão das lagoas, nesse contexto seria para prender os peixes e pescar com mais facilidade.
12 ) - PESCA DA LAGOA, a pescaria feita na lagoa, logo após longo período de crescimento e engorda do peixe, os cardumes que entraram na lagoa nas cheias do rio no mês de novembro, a época de pescar seria setembro.
13 ) - BRINQUEDOS DE BARRO, os objetos em miniaturas feitos de barro: bonecas, panelinhas, bois, cavalos, carro, avião, tudo reproduzido na cultura como brinquedos das crianças.
14 ) - BATIMENTO DE FEIJÃO, o trabalho coletivo na roça, com pessoas munidos de cacete batendo o feijão, ensacando os grãos para depois secar ao sol, essa atividade ainda resiste ao tempo.
15 ) - PRIMEIRA IMIGRAÇÃO XOCÓ, a movimentação da primeira imigração de um Xocó saíram da Aldeia Panema em 1688, Águas Belas, Pernambuco, encontrados na Missão de Colégio, Alagoas em 1713.
16 ) - SEGUNDA IMIGRAÇÃO XOCÓ, a movimentação da segunda imigração do outro grupo Xocó, saíram da Aldeia Ilha de São Pedro, de Porto da Folha, Sergipe para a Missão de Colégio, Alagoas em 1882.
17 ) - SOBRENOMES INDÍGENAS DAS FAMÍLIAS, o povo Kariri-Xocó, ainda mantém nomes indígenas das famílias: Baca, Suíra, Muirá, Botó, Tononé, Pirigipe, Giriçá, Nidé e outros mais.
18 ) - GRUPOS DE TORÉ, o povo Kariri-Xocó na sua pluralidade étnicas, apresenta em sua cultura vários grupos de toré: Soyré, Sabucá, Dzubukuá, Subatekié, Parrankó, Wakay, Thydjo, e outros mais.
19 ) - CONTO CUPIM DA TERRA, a história do cupim que mora na floresta, com a destruição das matas, os animais migraram para a cidade, inclusive os cupins causando a destruição dos móveis nas casas.
20 ) - CONTO DOIS IRMÃOS NO MUNDO, a história dos índios irmãos, um ficou na tribo aprendeu a cultura de seu povo, o outro rapaz foi embora para a cidade e aprendeu sobre a civilização, no reencontro ambos aprenderam.
21 ) - CASAMENTOS INTERÉTNICOS, o povo Kariri-Xocó é um grupo pluriétnico, desde deu início, na criação da Missão de Colégio em 1661, com casamentos de vários grupos étnicos diferentes, vivendo no mesmo espaço.
22 ) - HISTÓRIA DAS ÁRVORES, na aldeia e na floresta tem árvores, cada exemplar tem sua história na tribo, seja para cada pessoa ou para a comunidade, a natureza faz parte da cultura indígena.
23 ) - CONTO DA FORMIGA ONCINHA, a história da pequena formiga amiga dia índios, que ajuda a comunidade na época da crise alimentar, contribuindo com seu dom para benefício de todos.
24 ) - CONTO CAÇADA TRADICIONAL, a história da caçada coletiva, cada índio tem seu dom, contribuindo em grupo na busca pela sobrevivência de um povo, no final todos são beneficiados pela solidariedade grupal.
25 ) - ALDEIA OURICURI, a aldeia tradicional Kariri-Xocó, na floresta original dos rituais nativos, fica 5 Km distante da Aldeia Urbana próximo a cidade, neste local os indígenas se deslocam quinzenalmente.
26 ) - BARREIRO FONTE DA ARGILA, o barro a matéria prima da cerâmica utilitária, esse material muito presente nas margens das lagoas, retirado pelas mulheres em balaios de cipó.
27 ) - ANCIÕES LEGADO ANTEPASSADO, o que somos hoje vem também do legado antepassado, a formação do povo nativo, bem como o conhecimento acumulado de geração em geração.
28 ) - COCAL DE PENAS, o ornamento da cabeça, utilizado pelos homens, feito de penas de aves, cordão de fibras de algodão, trazendo a beleza da arte plumária Kariri-Xocó.
29 ) - TANGA DE PALHA, a vestimenta inferior do corpo feminino e do masculino, feita de folha da palmeira do ouricuri ou palha de junco aquático, tecida com cordão de fibras de algodão e cera de arapuá.
30 ) - ARCO E FLECHA, a arma de defesa e caça, utilizada no passado, atualmente é confeccionada como artesanato para venda, uma forma de buscar a fonte de renda.
31 ) - TORÉ DA PADROEIRA, o canto e a dança do toré na dia 8 de dezembro, homenageando a Nossa Senhora da Conceição, a padroeira desde 1661.
32 ) - TORÉ DE SÃO JOÃO, os cantos e danças Kariri-Xocó, abertura dia 23 de junho em noite de São João, durava até o dia amanhecer, no prédio da escola indígena.
33 ) - TORÉ DE SÃO PEDRO, os cantos e danças Kariri-Xocó, abertura dia 29 de junho em noite de São Pedro, durava até o dia amanhecer, dando uma volta na aldeia.
34 ) - FACHIAMENTO DA ROLINHA, a caça a noite com estilingue e candeeiro na cabeça, os índios Kariri-Xocó saíam em grupos de 4 a 6 pessoas para caçar rolinha ( pássaro comestível), 1873 a 1995.
35 ) - CACIQUE OTÁVIO REZADOR, o cacique Otávio Nidé, assumiu o cargo em 1944, contador de história, e um afamado rezador, morreu em 1986.
36 ) - RUA DOS ÍNDIOS, na periferia de Porto Real do Colégio, Alagoas, a rua foi criada a Paróquia em 1763, quando os índios sairam do centro da cidade, em 1978 os indígenas saíram para a Fazenda Modelo.
37 ) - ESCOLA INDÍGENA, a escola foi fundada na época da criação do Posto Indígena em 1944, com o nome Escola Padre Alfredo Dâmaso, mudou para a Aldeia na Fazenda Modelo em 1985.
38 ) - ESTIVADORES DO PORTO, os índios trabalharam como estivadores, na Estação Ferroviária, Porto de Baixo, Fábricas de Arroz, na cidade de Porto Real do Colégio entre 1950 a 1972.
39 ) - COMPUTADOR O ARCO DIGITAL, o computador chegou na Aldeia Kariri-Xocó em 2004, utilizado para defender, fazer projetos e trazer a fartura, assim como o arco e flecha tradicional.
40 ) - ALDEIA DO DIRETÓRIO, a aldeia passou para o Diretório em 1799, com a presença do Diretor Parcial, a aldeia foi transformada em cidade em 1876, assim os indígenas perderam os direitos sobre as terras.
41 ) - POSTO PADRE ALFREDO DÂMASO, os índios reconhecidos pelo SPI ( Serviço de Proteção aos Índios) com a criação do Posto Indígena Padre Alfredo Dâmaso em 1944.
42 ) - TRABALHADORES DE ALUGADO, a expropriação fez os ser mão-de-obra barata, trabalhando de alugados para fazendeiros, serviços gerais, esse período foi de 1876 até 1952, quando receberam a Colônia.
43 ) - OPERÁRIOS DA FÁBRICA, a criação da fábrica de beneficiamento de arroz em 1937, na Rua dos Caboclos, os indígenas passaram a trabalharem como operários até 1968, quando a indústria foi desativada.
44 ) - O FAZENDEIRO GABRIEL GONÇALVES, o índio curador que tornou fazendeiro, na cidade de Porto Real do Colégio, foi um protetor dos Kariri e Xocó, o Sr. Gabriel Gonçalves de Oliveira morreu em 1932.
45 ) - COLÔNIA INDÍGENA, os indígenas de Porto Real do Colégio, Alagoas, receberam por doação do Ministério da Agricultura, uma área de 54 hectares de terras 1947, para o plantio, no qual originou a denominação de Colônia.
46 ) - UMA RUA NO OURICURI, após a transformação da aldeia em cidade em 1876, muitas famílias indígenas mudaram para a Floresta do Ouricuri, para morar e fazer roças, sairam de lá em 1952 para a Colônia Indígena.
47 ) - SERVIÇO DE ALGODÃO, a criação do Serviço de Algodão em 1923, na orientação dos agricultores da região, para vender lotes, onde os pouceiros iriam pagar, tomar posse das terras dos índios em Porto Real do Colégio.
48 ) - CENTRO AGRÍCOLA, o Serviço de Algodão passou a ser chamado de Centro Agrícola em 1924, com cerca de 6.000 hectares de terras em Colégio e São Brás, no antigo território indígena, parte das " Duas Léguas de Terras ".
49 ) - VISITA DE CARLOS ESTEVÃO, o antropólogo Carlos Estevão visita os indígenas de Porto Real do Colégio em 1935, visita a Rua dos Índios e a Rua do Ouricuri em plena floresta, identificou os nativos da região.
50 ) - KARIRI ESPORTE CLUBE, a criação da equipe de futebol Kariri Esporte Clube em 1975, pelos indígenas parceleiros do Projeto Itiúba, que moravam na Rua dos Índios, na cidade de Porto Real do Colégio.
51 ) - DIA DO ÍNDIO, a primeira comemoração do Dia do Índio em Kariri-Xocó foi em 19 de abril de 1970, com uma missa defronte a escola, ficou na memória como Toré do Mestre Junça.
52 ) - NAS USINAS DE CANA, a expansão açucareira no Sul de Alagoas, os Kariri-Xocó foram trabalhar nas usinas de cana-de-açúcar, na cavação de sucos, limpa da cana, esta atividade foi entre 1972 a 1975.
53 ) - CANOA DOS PORTOS, a canoa que leva a cerâmica, para as cidades e povoações do Baixo São Francisco,as indígenas levam potes e panelas para vender ou trocar com não-índios por farinha, galinha e alimentos.
54 ) - CARROÇA, o meio de transporte por atração animal, chegou na aldeia Kariri-Xocó em 1910, utilizada com com maior abrangência entre 1960 a 1990, atualmente tem alguns exemplares.
55 ) - BRINCAR DE COZINHADA, a brincadeira de culinária, cada criança doa um ingrediente, para formar o prato típico, nessa atividade a menina de mais idade é a chefe da cozinha, fazendo a comida apreciada por todos.
56 ) - MARIA MATILDE, a índia viúva de Gabriel Gonçalves, continuou dar assistência e proteção aos Kariri-Xocó; após sua morte em 1944 o Posto Indígena fora criado, os indígenas ficaram sempre amparados.
57 ) - FUNAI, a Fundação Nacional do Índio criada em 1967, substituindo o SPI ( Serviço de Proteção ao Índio ), os Kariri-Xocó continuaram recebendo a assistência do novo órgão federal.
58 ) - ESCOLA DE CORTE E COSTURA, o curso de corte e costura, para as meninas na Aldeia Kariri-Xocó, a FUNAI contratou a índia Fulni-ô Maria Amélia, como a professora desta arte em 1973.
59 ) - REFORMA NA RUA DOS ÍNDIOS, a Fundação Nacional do Índio, fez a reforma das frentes das casas, com alvenaria de tijolos, em 1972 dos indígenas Kariri-Xocó.
60 ) - CASA DAS PROFESSORAS, a FUNAI construiu a casa das professoras, na Aldeia Kariri-Xocó em 1973, porque as docentes eram de outras aldeias do Nordeste, não possuem residência local.
61 ) - REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA, a FUNAI faz a reforma da escola Indígena, também ampliando com mais três salas de aulas, banheiros, muro e uma enfermaria em 1972 a 1973.
62 ) - CONJUNTO DAS 110 CASAS, o conjunto habitacional, financiado pela Embaixada do Canadá, na Aldeia Kariri-Xocó em 1981, antiga Fazenda Modelo.
63 ) - CONJUNTO DE 18 CASAS, o conjunto habitacional, feito pela FUNAI na Aldeia Kariri-Xocó em 1985, juntamente com um galpão na Olaria para os oleiros, nas margens da Lagoa Comprida.
64 ) - CONJUNTO DAS 45 CASAS, o conjunto habitacional, na Aldeia Kariri-Xocó, financiado pelo Ministério da Economia em 1991, para atender as 45 famílias carentes.
65 ) - POSTO DE SAÚDE, o Posto de Saúde na Aldeia Kariri-Xocó, construído pelo Distrito Sanitário Especial Indígena, em 2001, com Equipe de Saúde, um médico, enfermeira, um dentista e auxiliares de enfermagem.
66 ) - ESTAÇÃO DE ÁGUA TRATADA, a Estação de Água Tratada, na Aldeia Kariri-Xocó, construída pela FUNASA ( Fundação Nacional de Saúde) em parceria com o DSEI ( Distrito Especial Indígena em 2003 ).
67 ) - CONJUNTO DAS 100 CASAS, o conjunto habitacional, financiado pela Caixa Econômica Federal em 2010, do Programa Minha Casa Minha Vida, para a Aldeia Kariri-Xocó.
68 ) - CONJUNTO DAS 200 CASAS, o conjunto habitacional, financiado pela Caixa Econômica Federal em 2012, do Programa Minha Casa Minha Vida, para a Aldeia Kariri-Xocó.
69 ) - CONJUNTO DE 50 CASAS, o conjunto habitacional, no Cercado Grande, na Terra Indígena Kariri-Xocó, para as famílias de pescadores, também financiado pela Caixa Econômica Federal.
70 ) - CASA DE FARINHA, a casa de farinha na Colônia Indígena, na Terra Indígena Kariri-Xocó em 1960, para atender a demanda da produção de mandioca.
71 ) - MAQUINÁRIO AGRÍCOLA, a aquisição de um trator, carroção, gradagem, arado e uma caminhonete, pela FUNAI em 1982, para atender os agricultores da Aldeia Kariri-Xocó.
72 ) - A REDE ELÉTRICA, a energia da aldeia era antiga desde 1966, teve a reforma e ampliação da rede elétrica, do Programa Luz Para Todos, do governo federal, na Aldeia Kariri-Xocó em 2011.
73 ) - REDE HIDRÁULICA, a Rede de Água Tratada e Encanada, na Aldeia Kariri-Xocó, pelo governo federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Real do Colégio em 1997.
74 ) - CAMPO DE FUTEBOL, a abertura do Campo de Futebol, na Aldeia Kariri-Xocó em 1979, para a equipe Kariri Esporte Clube, próximo a Rede Elétrica, nas margens da Lagoa Grande.
75 ) - ESPORTE CLUBE GUARANI, a criação do equipe de futebol Esporte Clube Guarani em 1980, para atender a grande demanda de novos atletas na Aldeia Kariri-Xocó.
76 ) - CANOINHAS NA LAGOA, as pequenas canoas de brinquedo, feito de raiz de timbaúva, as crianças da aldeia e cidade de Colégio brincavam na Lagoa do Cordeiro e no Rio São Francisco, essa brincadeira foi até 1989.
77 ) - CAPELA RÚSTICA, a capela de Nossa Senhora da Conceição, erguida 8 de dezembro de 1578, local de atração dos indígenas, para a formação da Missão de Colégio em 4 de maio de 1661.
78 ) - FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, a Missão de Colégio passou a Freguesia em 1763, neste período os indígenas saíram do centro, ao redor da igreja para a periferia, formando a Rua dos Índios.
79 ) - LEILOADAS AS PROPRIEDADES, o Marques de Pombal, ordenou o leilão de 11 fazendas de gado em 1764, que pertencia aos jesuítas da Missão de Colégio, após a expulsão dos religiosos.LIMA , 2006: 16-17 ).
80 ) - DOAÇÃO DAS TERRAS, a doação de " duas léguas de terras e uma de fundo" , pelo governador da Capitania de Pernambuco Sebastião de Castro Caldas, em 1º de janeiro de 1708, para os índios da Missão de Colégio e São Brás.
81 ) - POSTO INDÍGENA DE PORTO REAL DO COLÉGIO, o Posto Padre Alfredo Dâmaso, muda de nome para Posto Indígena de Porto Real do Colégio em 1969, na gestão da FUNAI.
82 ) - COENG.S/A, a empresa de engenharia de terra planagem, chega na cidade, sua sede fica na Rua dos Índios no prédio da fábrica de arroz desativada, para fazer as obras da BR 101 em 1968, vários Kariri-Xocó contratados.
83 ) - GUTIERREZ, a empresa de construção civil, chega na cidade, sua sede fica na Rua dos Índios no prédio da fábrica de arroz desativada, para pavimentação da BR 101 e a Ponte sobre o Rio São Francisco em 1969, vários Kariri-Xocó contratados.
84 ) - ENCHENTE DE 1979, a enchente do Rio São Francisco deixa os Kariri-Xocós ilhados na Fazenda Modelo em 1979, muitas pessoas desabrigadas nas cidades ribeirinhas na região.
85 ) - PIQUETE NO ITIÚBA, os índios Kariri-Xocó faz um piquete no Projeto Itiúba para ampliação de famílias no programa de irrigação em 20/12/1980, os indígenas não foram atendidos.
86 ) - RESERVA INDÍGENA KARIRI-XOCÓ, o Projeto de ampliação da Reserva Indígena Kariri-Xocó para 699 hectares 18/09/1984, coordenando o GT, a Antropóloga Lígia T.Lopes Simonian.
87 ) - O ENGENHEIRO ROBERTO PEREIRA REIS, a visita do Engenheiro Roberto Pereira Reis, do Estado de Alagoas, no município de Porto Real do Colégio em 1914, para levantar os limites da antiga aldeia para criação do Centro Agrícola.
88 ) - TRABALHOS INSALUBRES DE MACEIÓ, o Diretor da Aldeia de Colégio Mathias Vieira Dantas, envia 15 índios a Maceió para trabalhos insalubres, nas obras públicas em 19/01/1840.
89 ) - DZUBUKUÁ E PORTUGUESES, a ocupação do território dos índios no baixo São Francisco, houve o Combate dos Kariri Dzubukuá com portugueses em Penedo 1545.
90 ) - A GUERRA DO LITORAL, o Combate aos Caetés no litoral alagoano, Jerônimo de Albuquerque em 1557, as tribos refugiaram-se no rio São Francisco em 1563.
91 ) - CASAS DA ANTIGA FAZENDA MODELO, na época da ocupação da Fazenda Modelo em 1978, os Kariri-Xocó utilizaram os casarões como moradias coletivas, abrigando várias famílias até o ano de 1981.
92 ) - CARRINHO DE ROLIMÃ, o carrinho artesanal, feito de madeira e rolamentos de aço, para correr de ladeira abaixo, os índios começaram a construir a partir de 1969, na chegada das empresas de construção civil no município.
93 ) - CARRINHO DE LATA, o carrinho de brinquedo feito de lata, madeira e prego, observando o automóveis reais da cidade, os indígenas começaram a fazer as miniaturas para brincar, a partir de 1970.
94 ) - CATA VENTO, o brinquedo tipo moinho de vento, construído de vara de madeira, os pregos de fincar e uma élice de madeira leve para girar, os indígenas brincava no mês de outubro no período dos ventos.
95 ) - ALDEIA-RESIDÊNCIA, com as casas de palha ( palhoças ), casa de Câmara, Cadeia, Pelourinho, capitão-mor, Colégio, Diretor e Igreja de N. S. da Conceição.
96 ) - PEGANDO ONDAS, as grandes embarcações a motor do Rio São Francisco provocavam ondas nas margens, os banhistas aproveitavam o balanço das águas para brincar, desde o século XIX até 1981.
97 ) - CABOCLO DE CASCO, o conto de um ser misterioso, possuía o corpo revestido por uma couraça invulnerável, exceto na região do umbigo, viva nas matas, causando medo os caçadores.
98 ) - CORPO COLETIVO, a união da comunidade, nas atividades socio-culturais, vivendo em na aldeia indígena como grupo étnico Kariri-Xocó.
99 ) - PREPARAÇÃO DA TERRA, a época de roçar o mato, arrancar touco, fazer coivara para queimar, com a aração da terra ou cavar canteiros, finalizando com o plantio das sementes na roça.
100 ) - QUINTAIS, o terreno que fica atrás da casa, geralmente cercado ou murado, onde se planta árvores frutíferas, cria aves e animais domésticos, ervas medicinais.
101 ) - COCAR, o ornamento de penas de aves, utilizada na cabeça pelos homens, utilizado pelos homens da tribo, a cor da pena ou o tipo da ave traz a potencialidade do animal.
102 ) - CONSELHO TRIBAL, os chefes de família da comunidade, órgão do Conselho dos Anciãos, é dessa instância de onde são apresentados o Pajé e o Cacique.
103 ) - CAMINHO DA TRADIÇÃO, a estrada de terra batida com 6 Km, que vai até o Ouricuri, saindo da Aldeia Urbana, próximo a cidade de Colégio para a Aldeia Tradicional.
104 ) - A CASA GRANDE, a residência sede da Fazenda Modelo, retomada pelos índios em 1978, foi sede do Posto Indígena da FUNAI até 1995, atualmente é a Creche Tia Marieta.
105 ) - SEDE DO GUARANI, a sede do Esporte Clube Guarani, na Aldeia Kariri-Xocó, serviu de salão de dança em eventos culturais, toré, forró juninos, entre 1980 a 1999.
106 ) - SEDE DO CARIRI, a sede do Kariri Esporte Clube, ficava na Rua dos Índios, salão de dança dos indígenas, funcionou de 1975 a 1978.
107 ) - CASA DE PALHA, a casa coberta de palha de arroz, paredes de barro, introduzida na Aldeia Kariri-Xocó em 1873 na Rua dos Índios, foi utilizada na tribo até 1969.
108 ) - CASAS DE ALVENARIA, as primeiras casas de alvenaria na Aldeia Kariri-Xocó, foi a sede do Posto Padre Alfredo Dâmaso e a Escola Indígena, ambos construídos em 1944.
BIBLIOGRAFIA:
- IRAMINON, Manoel. Entrevista de um Ancião Xocó: Aldeia Kariri-Xocó, Porto Real do Colégio-AL, 13-22 nov. 1985.
- IRECÊ, Cícero Santiago. Entrevista de um Cacique Kariri-Xocó: Aldeia Kariri-Xocó, Porto Real do Colégio-AL, 08-30 mar. 2015.
- SUÍRA, Júlio Queiroz. Entrevista de um Pajé Kariri-Xocó: Aldeia Kariri-Xocó, Porto Real do Colégio-AL, 16-09 Fev. 1998.
- KARIRI-XOCÓ, N. Blog Kxnhenety. 30 Jul. 2009 a 20 Dez. 2022 [online]. Nhenety Kariri-Xocó. Disponível em: <http://kxnhenety.blogspot.com/2008-2022.html>, Acesso em 05/12/2022.
BIBLIOGRAFIA:
- PERFIL MUNICIPAL. Ano 4, nº 4 (2013)
- Maceió: Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, 2018.
- RELATÓRIO DE
GESTÃO 2005
CORE/AL, FUNASA - Fundação Nacional De Saúde
Coordenação Regional de Alagoas, Maceió, 2005.
- DANTAS, Mariana Albuquerque. Dinâmica Social E Estratégias Indígenas:
Disputas e Alianças no Aldeamento do Ipanema, em Águas Belas,Pernambuco.
(1860-1920). Niterói, 2010.
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