As Ninfas e Congêneres 1
O mundo das divindades femininas vem desde o princípio da criação do mundo, em algumas culturas são seres mais antigas do que os humanos, amantes, esposas dos deuses e dos homens nos tempos míticos. Os seres divinos da natureza, compartilham com os humanos a energia do amor, na reprodução da vida, nas floresta, nos rios, nos mares, campos, protegem os animais silvestres e domésticos.
A península ibérica foi muito influenciada pelos gregos e principalmente pelos romanos, que dominaram os povos nativos, impondo sua cultura dominante, não foi somente uma mistura étnica, mas unificação de divindades adotadas pelos já miscigenados povos.
1 ) - CLEODORA, a ninfa das Trías, o nome significa "famosa por seus dons", segundo a etimologia grega.
2 ) - MELENA, a ninfa das Trías, o nome significa "a escura", segundo a etimologia grega.
3 ) - DAFNIS, a ninfa das Trías, o nome significa "a do loureiro", segundo a etimologia grega.
4 ) - ADRASTEIA, a ninfa que cuidou do bebê Zeus, o nome significa “inescapável” ou “não está fugindo”. mitologia grega.
5 ) - AKAKALLIS, a ninfa que cujo nome significa “narciso”, segundo a etimologia grega.
6 ) - AKANTHA, a ninfa amada por Apolo, o nome significa "espinho", segundo a etimologia grega.
7 ) - ALKYONE, a ninfa-estrela amada por Poseidôn, filha de Atlas e Plêionê, o nome significa “martinho pescatore”, na etimologia grega.
8 ) - ANEMONE, a ninfa que foi transformada em flor, que significa "vento", segundo a etimologia grega.
9 ) - ANTHOUSA, a ninfa das flores, o nome significa "flor", segundo a etimologia grega.
10 ) - ARETHOUSA, a ninfa da água Nereid, o nome significa “bebedouro”, segundo a etimologia grega.
11 ) - CHARIKLO, a ninfa esposa de Kheiron, o centauro, o nome significa “girador gracioso”, na mitologia grega.
12 ) - DAPHNE, a ninfa que foi transformada em árvore, cujo nome significa "louro", segundo a etimologia grega.
13 ) - EIDOTÉIA, a ninfa do mar, filha de Prôteus, o nome significa “conhecendo a deusa”, segundo a etimologia grega.
14 ) - ÊIONÊ, a ninfa nereidas cujo nome significa “praia”, segundo a etimologia grega.
15 ) - EKHO, a ninfa Oread da montanha, o nome significa “eco,ressonância”, segundo a etimologia grega.
16 ) - GALÊNÊ, a ninfa do mar, cujo nome significa “mar calmo”, segundo a etimologia grega.
17 ) - IANTHE, a ninfa do oceano, o nome significa “flor violeta”, segundo a etimologia grega.
18 ) - KALLIGENEIA, a ninfa enfermeira da deusa Deméter e sua filha Perséfone, o nome significa “nascidos na beleza”, na etimologia grega.
19 ) - KALLISTÊ, a ninfa Haliad, a filha do deus do mar Tritão, o nome significa
“mais bonita”, segundo a etimologia grega.
20 ) - KASSIOPEIA, a ninfa nereidas, esposa de Kepheus, mãe de Andromēde, significa “ela cujas palavras se destacam”, na etimologia grega.
21 ) - KHARIKLO, a ninfa esposa de Kheiron (latim Chiron ), o centauro, “girador gracioso”, segundo a etimologia grega.
22 ) - KLYMENE, a ninfa Oceânide mãe de Atlas, o nome significa “poder louvável”, na etimologia grega.
23 ) - KLYTIÊ, a ninfa que foi enterrada viva na areia e transformada em girassol, o nome significa “famoso”, na etimologia grega.
24 ) - MELAINA, a ninfa Naiad de fontes, o nome significa “preto, escuro”, na etimologia grega.
25 ) - MELISSA, a ninfa que cuidou de Zeus em sua infância, o nome significa “mel-seiva”, segundo a etimologia grega.
26 ) - MINTHE, a ninfa da água que foi transformada em uma planta, o nome significa “hortelã”, segundo a etimologia grega.
27 ) - OINONE, a ninfa naíada que foi a primeira esposa de Paris, o nome significa “vinho”, segundo a etimologia grega.
28 ) - OKYRHOE, a ninfa Naiad, filha de Kheiron, o nome significa “fluxo rápido”, na etimologia grega.
29 ) - PARTÊNIA, a ninfa do rio sem nome, significa “virgem”, segundo a etimologia grega.
30 ) - PHILYRE, a ninfa do oceano no Monte Pelion, que foi mãe do centauro Kheiron, o nome significa “tília; tília”, na etimologia grega.
31 ) - TETISTA, a ninfa Nereida, o nome significa “alguém que coloca”, segundo a etimologia grega.
32 ) - TYIA, a ninfa do Monte Parnaso amada por Apolo, o nome significa “frenesi bacchic”, segundo a etimologia grega.
33 ) - XANTHÊ, as ninfas de água presidindo sobre as águas doces, o nome significa “loiro, amarelo”, segundo a etimologia grega.
34 ) - ETÉRIA, a ninfa helíade, filha de Hélio, o deus que conduzia o Sol, eram três: Egialeia, Egle e Etéria, na mitologia grega.
35 ) - TELXIÉPIA, a sereia filha do rio Achelous e da musa Terpsícore, era uma das três sereias, que viviam na ilha Antemoessa, mitologia grega.
36 ) - GALATEIA, a ninfa nereida que significa "donzela branca", filha de Nereu e Dóris, vivia nas costas da Sicília, da etimologia grega.
37 ) - CÁRITES ou GRAÇAS, as deusas do banquete, da concórdia, do encanto, da gratidão, da prosperidade e da sorte, filhas de Zeus e da ninfa oceânide
Eurínome, na mitologia grega.
38 ) - TÁLIA, a deusa cárites, o nome significa "a que traz flores", umas das três Graças, filhas de Zeus e Eurínome, na mitologia grega.
39 ) - EUFROSINA, a deusa cárites, o nome significa "o sentido da alegria", umas das três Graças, filhas de Zeus e Eurínome, na mitologia grega.
40 ) - AGLAIA, , a deusa cárites, o nome significa "Glória" ou "esplendor", umas das três Graças, filhas de Zeus e Eurínome, na mitologia grega.
41 ) - TELETE, a ninfa bacante que personificava os ritos de iniciação e consagração das orgias báquicas, filha de Dioniso com a Ninfa Niceia.
42 ) - ÍRIS, a personificação do arco-íris, mensageira dos deuses, era a filha de Taumas e da oceânidas Electra, portava a água do Rio Estige ao Olimpo para os Deuses nela Juramentem .
43 ) - SÍLFIDE, as ninfas ou fadas, Senhoras do Ar e dos Ventos, moças brancas e belas, cabelos longos, segundo a mitologia grega.
44 ) - SÍRINX, a náiade ("flauta"), que se transformou em caniço para escapar do deus Pã, segundo a mitologia grega no mar mediterrâneo.
45 ) - EREUTO, a ninfa mênade, significa "corada", que acompanha o cortejo de Dioniso, segundo a mitologia grega.
46 ) - PLEXAURA, a ninfa ("Vagalhões dos Ventos"), filha de Oceano e Tétis, segundo a mitologia grega.
47 ) - NISÍADAS, as ninfas do mítico monte Nisa, onde Dioniso foi criado, eram oréadas, segundo a mitologia grega.
48 ) - PIÉRIDES, as ninfas do monte Pieros, na Macedônia, eram oréadas, segundo a mitologia grega.
49 ) - SEREIAS, a mulher-aquática com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
50 ) - LÍGIA, a sereia "Melodiosa", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
51 ) - PARTÊNOPE, a Sereia que cujo nome significa, "com aspecto de virgem", ou "com rosto de virgem", na etimologia grega.
52 ) - LEUCÓSIA, a sereia "Branca", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
53 ) - AGLAÓFONE, a sereia "Bela Voz", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
54 ) - AGLAOPE, a sereia "Bela Aparência", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
55 ) - HIMÉROPA, a sereia "Doce Visão", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
56 ) - PISÍNOE, a sereia "Persuasiva", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
57 ) - DIOPÁTRE, a sereia "Divina", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
58 ) - TELXIÉPIE ou TELXÍOPE, a sereia "Encantadora", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
59 ) - THELXÍNO, a sereia "Perturbadora", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
60 ) - MOLPE, a sereia "Estranho Canto", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
61 ) - RAIDNÉ, a sereia "Progresso", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
62 ) - THÉLIA, a sereia "Perfeição", com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe, segundo a mitologia grega.
62 ) - DICTINA ou DICTE, a ninfa ou deusa "Senhora dos Animais", "doce virgem", nutriz de Zeus, adorada no Oeste de Creta.
63 ) - PERSEIS, PERSEIDA ou PERSE, a ninfa oceânida amada por Hélios, o Sol, do qual teve quatro filhos: as magas Pasífae e Circe e os reis-magos Eetes e Perses.
64 ) - QUELONE, a ninfa provavelmente uma das oréades, transformada por Zeus numa tartaruga, segundo a mitologia grega.
65 ) - HÉRMIA, a rainha das fadas e ninfas, segundo a mitologia grega.
66 ) - RUSALKA, a ninfa da água, de cabelos longos e soltos, escondendo sua beleza nua, na mitologia do povo Eslavo nas terras ucranianas.
67 ) - MAVKA ou NAIVKA, a ninfa da floresta, uma bela de cabelos soltos, muitas vezes nua ou vestida com uma camisola fina, mito Eslavo na Ucrânia.
68 ) - POLIANYTSIA, a ninfa do campo, era outra garota morta, vestida de verde e associada ao orgulho, liberdade e independência, do povo Eslavo.
69 ) - POVITRULIA,a ninfa do vento, gostava de pastores e protegeria seus rebanhos se não lhe negassem suas necessidades amorosas, povo Eslavo.
70 ) - I ou IXIK KAB, a (“Senhora da Terra”) ou Ixik Uh (“Senhora da Lua”), personifica uma esposa jovem, bonita e totalmente sexy, no povo Maia.
71 ) - SENAE, as guardiãs de um Caldeirão sagrado, que fervia ervas misteriosas para produzir a bebida da imortalidade e ressurreição, povo gaulês.
72 ) - INGHEAW ANDAGHA , as virgens de Kildare "filhas do fogo", mitologia dos povos irlandeses.
73 ) - BANDURI, as druidas femininas, que defendiam a ilha e amaldiçoavam os vestidos de preto, mitologia Celta na Grã-Betanha.
74 ) - KONOHANASAKUYA-HIME , a princesa florida e símbolo da delicada vida terrena, mitologia japonesa.
75 ) - CHURNMILK PEG, o espírito guardião feminino de moitas de nozes verdes, segundo a mitologia inglesa.
76 ) - SKOGSRÅ ou HULDRA, a bela, espírito feminino da floresta, atrai os homens para a morte fazendo-os se apaixonar e casar com eles, povo nórdico.
77 ) - ELFO, a linda criatura fada que vive na floresta, segundo a mitologia do povo nórdico.
78 ) - JAINI, a gênio feminino do Djinn, na mitologia e língua Persa, mulher ou jovem com poderes mágicos para atender a seu amo.
79 ) - MOURAS ENCANTADAS, as donzelas mágicas, bonitas e sedutoras que guardam castelos, cavernas, pontes, poços, rios e tesouros, mitologia galega e portuguesa.
80 ) - PRINCESA MOURA, a muçulmana encantada que habita um castelo e apaixona-se por um cavaleiro cristão do tempo da Reconquista.
81 ) - MOURA-FIANDEIRA, a moça jovem encantada, que transporta pedra sobre a cabeça, na Citânia dos Briteiros e fia numa roca à cintura, na mitologia portuguesa.
83 ) - PEDRA-MOURA, a jovem donzela encantada que fica sentada e mora dentro da pedra, segundo a mitologia portuguesa.
84 ) - MOURA-MÃE, a jovem encantada que está grávida que busca uma parteira que ajude no nascimento e na recompensa que lhe é dada, mitologia portuguesa.
85 ) - ALFÁTIMA, a Moura Encantada, de Manteigas, vila portuguesa sobre a Serra da Estrela, na Beira Alta, filha do rei Mouro.
86 ) - MOURA SALÚQUIA, a princesa encantada da cidade de Al-Manijah, filha de Abu-Hassan, se apaixonou pelo alcaide de Aroche, Bráfama, em Portugal.
87 ) - MAIRU, a Moura da mitologia basca construiu dolmens, monumentos pré-histórico.
88 ) - CARUANAS ou ENCANTADAS, as donzelas de forças mágicas, sobrenaturais, habitam o céu, as selvas, as águas, os lugares sagrados, mito Tupi.
89 ) - JANAS, as fadas dos rios, como sereias, cativa os homens pela sua beleza, causar a perdição, se deixar seduzir para um triste fim, mito de Portugal e Espanha.
90 ) - JÃS ou JANS, as fadas dos rios, cativa e seduz os homens pela sua beleza, fiando um linho muito fino se nós, no Algarve em Portugal.
91 ) - XANAS, as belas mulheres loiras de olhos azuis, vivem nos rios, montanhas, fontes e grutas, na mitologia da Espanha, nas Astúrias e na Galiza.
92 ) - XÁCIA ou SÁCIA, as belas mulheres loiras de olhos azuis, vivem nos rios, montanhas, fontes e grutas, segundo a mitologia na Galiza.
93 ) - XAIRA, a moura encantada pode ser encontrada na Galiza perto de Bragança, Portugal, numa localidade chamada Curriça.
94 ) - ANJANAS, as jovens e belas realizam boas obras e que, depois de 400 anos, vão-se embora para não mais voltar, na mitologia da Cantábria Espanha.
95 ) - IJANAS, as duendes femininas travessas e glutonas, que andam nuas, esconde coisas ou roubam, no leste da Cantábria na Espanha.
96 ) - IANAS ou GIANE, seres femininos de encantos, que se vestem com roupas antigas e usam chapéus pontudos, nas florestas do Norte da Itália.
97 ) - PIEIRA DOS LOBOS, as lobisomens fêmeas, uma donzela rainha de selvagem beleza extraordinária, em Portugal, Refoios (Alto Minho).
98 ) - NIXE ou NIXIE, as entidades femininas dos rios que podem atrair homens para o afogamento, mitologia alemã do rio Reno.
99 ) - NØKKEN, a mais famosa das Nix, das entidades femininas dos rios, na Noruega.
100 ) - NÄCKEN, as entidades femininas espíritos que habitavam a água dos rios e lagos, segundo a mitologia dos povos nórdicos.
102 ) - RUSALKAS, as entidades femininas da água no folclore russo, os espíritos de belas jovens de roupas leves, com longos cabelos.
103 ) - GWRAGEDD ANNWN, as "Esposas do Outro Mundo", entidades amáveis que escolhem homens mortais como seus maridos, da mitologia Celta.
104 ) - APSARAS, as jovens divindades femininas indiana da água, equivalentes às ninfas segundo aquelas da mitologia grega.
105 ) - CAMENAS, as jovens ninfas divindades femininas da água, segundo a mitologia latina.
106 ) - COVENTINA, a ninfa da fonte junto à muralha de Adriano na Escócia, extremo norte de Imperio Romano.
107 ) - LINFAS, as entidades femininas da água, umas espécies categóricas de ninfas, segundo a mitologia dos povos latinos.
108 ) - LILIN, as súcubas buscam sexo nos sonhos, com humanos para se alimentar de energia sexual, na mitologia judaica.
109 ) - LÂMIA, a versão feminina ou súcubo, também buscam sexo nos sonhos, com humanos, na mitologia ocidental na Grécia.
110 ) - VEJOPATIS, a mestra criadora dos ventos gelados carregados de água e neve, na mitologia da Lituânia.
111 ) - FYLGIAR, a pequena fada do ar que acompanha alguns homens e protegendo durante toda a sua vida, mitologia nórdica da Islândia.
112 ) - IANTE, a ninfa das flores violetas, segundo a mitologia grega no mar mediterrâneo.
113 ) - RODEIA, a ninfa das flores principalmente das rosas, segundo a mitologia grega no mar mediterrâneo.
114 ) - LIRÍOPE, a ninfa das flores principalmente dos lírios, segundo a mitologia grega no mar mediterrâneo.
115 ) - CLÍTIA ou CLÍTIE, a ninfa das flores principalmente do girassol, segundo a mitologia grega no mar mediterrâneo.
116 ) - CRUVIANA, a Mãe do Ar, Senhora das Ventanias, manipular e moldar os ventos, o ar, a brisa e o oxigênio, no Brasil.
117 ) - LESHACHIKHA ou LESZACHKA, as esposas do Leshak, espírito feminino da floresta da mitologia eslava, que protege os animais selvagens e as florestas.
118 ) - SÍRINX, a náiade ("flauta"), que se transformou em caniço para escapar do deus Pã, segundo a mitologia grega no mar mediterrâneo.
119 ) - SELKIES, a sereia do folclore das Ilhas Faroé, Escócia, Irlanda e Islândia, mulher-foca, que se transformam em moças, segundo a mitologia.
120 ) - BANSHEE ou BEAN SÍDHE, a " Mulher do Sídhe", guardiã da colina encantada, segundo a mitologia gaélica (irlandesa e escocesa) .
121 ) - LEANAN SÍDHE, a "Fada Amante", segundo as tradições na mitologia irlandesa e escocesa.
122 ) - VILA, as belas jovens, nuas ou vestidas de branco, espíritos que vivem nas florestas e nas nuvens, na mitologia polonesa e servo-croata.
123 ) - RAVIJOJLA, a vila protetora do Príncipe Marko, governante da Sérvia de 1371 a 1395 que tornou-se protagonista de canções e epopéias.
124 ) - JERISAVLJA, a líder das vilas, as belas jovens, espíritos que vivem nas florestas e nas nuvens, na mitologia polonesa e servo-croata.
125 ) - WILI, a noiva que morre antes do casamento um fantasma branco, gosta de dançar com os vivos, segundo a mitologia alemã.
126 ) - AINE, a "Rainha das Fadas", irmã de Grian, a deusa do sol e da luz, do amor e fertilidade, segundo a mitologia dos povos célticos e germânicos.
127 ) - GRIAN, a deusa "Rainha dos Elfos", irmã de Aine, segundo a mitologia dos povos célticos e germânicos.
128 ) - MIORES, as mulheres-anjos com olhos brilhantes, auxiliares do Arcanjo Miguel, uma delas é Zangela, no imaginário brasileiro.
129 ) - COTALUNA, a mulher sereia no inverno com metade peixe, no verão uma mulher inteira, branca, bonita, cabelos negros, olhos sedutores, mito do RN no Brasil.
130 ) - POMBA GIRA, a falange feminina de espíritos, quando encarnados auxilia pessoas: a vida emocional, o amor, o desejo e a felicidade, mito brasileiro.
131 ) - AU CO,ÂU CƠ ou AU-CO, a fada jovem imortal, linda e esperta que vivia no alto das montanhas, hábil na medicina, na mitologia vietnamita.
132 ) - BOLARO, a entidade das matas, versão feminina de Curupira, uma menina de cabelos compridos e vermelhos, na mitologia Tupi.
133 ) - GLÓRIENN, a Guardiã da Raça Élfica, uma das vinte divindades maiores do mundo de Arton, presentes durante a criação, mitologia céltica e germânica.
134 ) - JACAÍRA, a Senhora das Plantas, com poder de manipulação por flores e vegetais, na mitologia Tupi.
135 ) - SINMARA, a rainha gigante do fogo, vivem em Muspelheim, segundo a mitologia nórdica.
136 ) - KIANUMAKA-MANÃ, a Mulher Onça, deusa, abençoa as batalhas dos índios, na mitologia Xakriabá norte de Minas Gerais.
137 ) - PURÃE ou ÍNDIA PURÃE, a sabia mulher que pode se transformar em qualquer animal, mitologia e folclore brasileiro.
138 ) - QUISQUILILA ou KISKIL-LILLA, a súcuba, denominada Lilitu ou Ardatelili, filha de Anu e Ninursague, filha de Lilite , da mitologia suméria.
139 ) - ARDATE-LILI, a "Serva de Lilite", na palavra "Ardatu" significa "manceba" (no sentido de rapariga casadoira) para aludir a prostitutas.
140 ) - NAAMÁ, a filha de Lilite ou irmã mais nova de Lilite, segundo a literatura e mitologia Suméria.
141 ) - MIOTA, a mulher gigante muito bonita, que usa vestido branco, chama a atenção dos homens, anda pelas ruas de Teresina no Piauí.
142 ) - MARIANA, a princesa da Turquia que fugiu de navio na época das cruzadas, o navio teria se naufragado na costa maranhense e ali ela teria se encantado.
143 ) - JARINA, a princesa da Turquia, irmã de Mariana, seu navio teria se naufragado na costa maranhense e ali ela teria se encantado.
144 ) - LAURA, a bruxa do pântano que muda de forma, segundo a mitologia albanesa .
145 ) - RUSALE, a sereia nas crenças populares albanesas.
146 ) - DIELLIT, a Filha da Lua e do Sol, cuja arma é um ponto de luz, segundo as crenças populares albanesas.
147 ) - BIG LOIRA, a lenda urbana da Loira do Banheiro, comuns em escolas e banheiros públicos, no Brasil.
148 ) - DALVA, a linda jovem, moradora da Praia Comprida, em São José,
aparece na madrugada de lua cheia, lenda urbana do Brasil.
149 ) - DAMA BRANCA, a "mulher misteriosa que surge nas praias de Cananéia, trajando longo vestido de seda branca, e o olhar mais misterioso ainda".
150 ) - ALAMOA ou DAMA BRANCA, a mulher branca, loura, nua, que tenta os pescadores, lenda de Fernando de Noronha, ilha do Brasil.
151 ) - MULHER DE BRANCO ou MARTA BRANCA, a linda jovem de cabelos negros e esvoaçante vestido branco, uma lenda urbana do Brasil.
152 ) - DAMA DE AZUL, a mulher de cabelos claros que vive perto de rios na região norte, uma lenda urbana do Brasil.
153 ) - DIRETORA FANTASMA, a mulher sentada à mesa, em frente à porta, impedindo sua saída do banheiro, lenda urbana do Piauí.
154 ) - MARIA PERDIDA, a lenda urbana da Criança Perdida, garotinha sentada ao meio fio, chorando, moradora de uma casa vazia e abandonada.
155 ) - JURACÊ, a jovem índia trazida pelas ondas do mar para Itacunhatã o jovem guerreiro, mitologia da tribo dos Carijós, do Brasil.
156 ) - MULHER DA CAPA PRETA, a bela moça que aparece no baile, onde dança até meia-noite e vai embora, lenda urbana, no bairro do Prado, em Maceió, Alagoas, Brasil.
157 ) - MULHER DO TÁXI ou MARIA DO TÁXI, a Passageira Fantasma, que sempre pede carona para taxistas nas ruas das capitais do norte do Brasil.
158 ) - MULHER-ÁRVORE ou ÁRVORELA, a mulher que foi transformada numa castanheira, lenda de Rondônia no Brasil.
159 ) - NOIVA CADÁVER, a bela moça noiva, que morreu no baile do seu casamento, ela sempre aparece no local como fantasma, lenda brasileira.
160 ) - PROFESSORA VAMPIRA ou VAMPONRA, a mulher que teria o desejo de ser mãe, para se tornar uma professora vampira, lenda urbana.
161 ) - VIZINHA, a mulher misteriosa sensual, que se muda de um lugar para o outro, sempre encantando todos.
162 ) - TEINIAGUÁ, a princesa árabe-marrom encantada, moura do Cerro do Jarau, sedutora e volúvel, aparentando inocência, enfeitiçando.
163 ) - DÍSIR, as divas ou deusas menores, correspondentes femininas dos Elfos, na mitologia nórdica.
164 ) - ÁLFKONA, as mulheres-elfas, correspondentes femininas dos Elfos, na mitologia nórdica.
165 ) - NEHEMA, a beleza fatal e assassina, encantos da virgindade e do amor; Rainha dos Vampiros, na mitologia Suméria.
166 ) - YARILO, a divindade eslava da beleza, fertilidade e poder sexual, em cuja homenagem os jogos com orgia foram organizados.
167 ) - QANDISA, a jovem Deusa da luxúria e do amor, seduz jovens, deixado-os loucos, uma demônia, vive em fontes e rios, Norte de Marrocos.
168 ) - CABOCLAS, os espíritos de jovens, após terem sido defloradas pela Lua, mantiveram-se virgens, acumularam poderes beneficiarem os humanos.
169 ) - AIMA, a Mãe Suprema e o grande Mar, que regia o céu e os planetas, a grande Mãe Celta.
170 ) - AIBEL ou AOIBHELL, a Rainha das Fadas, “A Encantadora", na dinastia O’Brien da mitologia irlandesa, morava nas colinas sagradas de Sidhe.
171 ) - CHANG O, a guardiã do elixir da imortalidade, cuida das mulheres para que seus maridos não “roubarem” seu poder, na mitologia oriental.
172 ) - EIR, a Curadora Silenciosa, que auxiliava as "rezadeiras", os curadores e xamãs nas curas com ervas, runas e sons, nos países escandinavos.
173 ) - LILITH, deusa ou demónio feminino dos ventos e tempestades; primeira mulher de Adão; adorada na Mesopotâmia e na Babilônia, mãe das súcubos e íncubos.
174 ) - SÚCUBO, demônio feminino que em sonho tem relação sexual com os homens para roubar a energia vital; o demônio masculino são Íncubos relacionam com mulheres.
175 ) - VIR-AVA, a Senhora das Florestas, assumia forma de mulher árvore, com seios fartos, pernas grossas como troncos, na mitologia filandesa.
176 ) - URD, a guardiã do passado e representa a anciã, guarda os mistérios do passado, vive sempre olhando para trás, na mitologia nórdica.
177 ) - VERDANDI, a vigia do presente e representa uma mãe, o movimento, a continuidade, tecido por seus pensamentos, mitologia nórdica.
178 ) - SKULD, a detentora do futuro, representada uma virgem guardiã do que está por vir, nas profecias e adivinhações, mitologia nórdica.
179 ) - MAMACOCHA, a Mãe-Mar, as águas, os lagos e os mares, para os índios Sul Americanos o mar segue ao princípio feminino.
180 ) - MAMAOCLLO, a Mãe-interior, deusa esposa-irmã de Manco-Capac e ambos filhos de Inti (sol), segundo a mitologia Inca.
181 ) - MORGANA ou MORGAINE, a fada mais bela das que habitam Avalon, seu nome quer dizer mulher que veio do mar, na mitologia Celta.
182 ) - ACCA LARENTIA, a Mãe Protetora dos Lares, segundo a mitologia romana.
183 ) - DZALARHONS, a guardiã dos tesouros terrestres e fica furiosa quando vê a destruição da natureza, mitologia dos índios americanos.
184 ) - MAEVE, a Rainha de Connacht, da guerra e do amor sexual, segundo a mitologia irlandesa.
185 ) - SHEKINAH, A consorte energizadora de Jeová, criadora, como ele, do mundo e das coisas, comunhão de acções, na mitologia semítica.
186 ) - BADB, a forma gigantes de Morrigan, suficientemente alta para colocar um pé em cada lado de um rio, segundo a mitologia irlandesa.
187 ) - NERRIVIK, a mãe do oceano e a deusa que concede o alimento ao povo, padroeira dos pescadores e caçadores,
na Mitologia inuíte.
188 ) - NINMAG, a Senhora Vulva, segundo alega a mitologia na Suméria.
189 ) - SAWAN, a mulher que morre de parto se tornam Sawan, prole de uma humana com um macaco, na mitologia da Birmânia.
190 ) - WANG-MU ou XI WANGMU, a rainha dos céus e mulher de Yü Huang Shang-Ti , vivia num palácio de jade, na mitologia chinesa.
191 ) - EHAEMA, a Mãe do Crepúsculo, um espírito noturno ou elfo, segundo a mitologia estoniana.
192 ) - HÄMARIK, a personificação do crepúsculo, uma bela jovem virgem, segundo a mitologia estoniana.
193 ) - ILMANEITSI ou ILMATÜTAR, a Virgem do Ar, a Virgem do Céu, segundo a mitologia estoniana.
194 ) - JUTTA, a rainha dos pássaros, filha de Taara, segundo a mitologia estoniana.
195 ) - KALMUNEIU, a Virgem da Sepultura; uma menina da terra dos mortos, segundo a mitologia estoniana.
196 ) - MEREVEISED, as sirenias, lendárias sereias, segundo a mitologia estoniana.
197 ) - METSAEMA, a Mãe da Floresta, segundo a mitologia estoniana.
198 ) - MURUEIDE TÜTRED, as filhas de Murueit, virgens lindas, segundo a mitologia estoniana.
199 ) - MURUEIT, o espírito feminino da floresta e da terra, ligada à terra dos mortos, segundo a mitologia estoniana.
200 ) - PÕRGUNEITSI, a virgem do inferno, segundo a mitologia estoniana.
FONTES WEBGRÁFICAS:
https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Ninfas < acesso em 12/11/2022.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ninfas < acesso em 14/11/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário