Tepelebby mo iwañommesú mó raddawí woroby buiho dusõsekaratte raddawí, ibanran ikadsedisú.Wanhó mowolidzekú dimmelí kadsé mó kadsé, hokí dikalí pisõsekatté, monó raddawí inhin'hoklí. Imme nó kanepá mó piuwitté sinkosúbuye doró daduwí múi ikatteá, bó 13 (bókli wittanedike) wiló inkotté.
Hoddewó dokohó adse wibbe mo inkotté bohó, sinkosú bohó, daditti mó immette idsoho wanybihe 2,5 (witane dzibuppi moeddha) do 7 (anlibú) má detikimemtté dsehó hammy mó duwitté. Yettehohó, wanybihekié mó pisõsekatté monó mó piuwitté ikadsedisú muisé abohó inkotté mó aranké. Iwanhomesú wolidzé mobenhekú dinettolí inedsotté raddawí bó dsehó kenheidze, iworosú kenhé, kué ti mo kudsebuá, moró monó immehotté kanepá ubymmy kunneá.
Inaró hinhettó wittáne immehotteá, himme inkotté kaloboe moanlí mó aranké ikenhé ikadsedisú. Mó inedsotté raddawí bó dsehó wró raddá moroidze dseho, wimanniá, yetteá wibbé mó inkotté, sinkosuá. Himme aranké mó ikatté mowanhommekú doró dadimmoró dibattilí bó iwanhotteá. Nó doró inhá bihe adse nhihó mosotikú dó dsehó, bidzammú bohó, katuasé bohó, dsemeandí bohó, tokenhé dehem bohó doró byddhé mó aranké inkó bohó, krá bohó, sinkosú bohó didzekiedaddelí, doró nekié anlí adse mosotikú daditammydí bihe dzé dó inkó bohó, sinkosú bohó, dikalí mó worobyá mowolidzekú kuná duwibbetté, kareré dimmelí monó duadsetté.
Inhin'hoá sinkosuá ibenhetteá mó aranké iddeho pilambykiette imoronnutteá idzetteá, bó imatteá dsehó wró raddá daditammydí dzeá dadinekié adsebuye, adsebule mowanhokú, monó bihe ibenheworihotté ye wirám nó kadsé bukié. Dadilamby, dseho wibbé mo ibenhetté dudzetteá mowanhokú, monekiekuá, dadimmy hamma inabarisú moarankekú.
Monó itotté mó ikatté modoihikú idsohoihó wró, dikanepaliá buye monekiekuá no inattetteá daddimmy idzeá mó wimanniá, akidzá, iroá, idzé mó imykeddette mongokú, moneddokú, mó inedsoadsette. Nhin'hokié nó dikanepalí yeakitté bukié bohó, imykeddette pimaddhytte bohó, wanybihe iddhekli idsohotté adse wró iwamorotteá mó anraidze dehém.
Na mitologia em todo o mundo aparece muitas histórias da criação do mundo, o início da humanidade. A tradição oral contada de geração em geração, aparece histórias de pessoas se transformando em estrelas, constelações, essa linha é chamada de criacionismo, como o mundo foi criado. No evolucionismo a ciência afirma que o universo foi evoluindo através dos tempos , há cerca de 13 bilhões de anos.
Então como uma pessoa se transforma em estrela ou constelação, considerando que os humanos tem apenas entre 2,5 a 7 milhões de anos na sua evolução. Outra coisa tanto no criacionismo ou evolucionismo a humanidade foi criada depois dos astros do céu. A mitologia é uma linguagem simbólica que representa uma visão de mundo de povos muito antigos, pré-históricos , que devemos considerar , assim como a versão da ciência também merece nossa atenção.
Portanto considero ambas as versões, acredito que as estrelas sempre estiveram lá no céu antes da humanidade. Numa visão de mundo dos povos nativos realmente pessoas , plantas, animais e objetos se transformam em estrelas, constelações. Acredito que o céu nos tempos míticos estava ainda sendo delimitado pelas culturas. Quando morria uma pessoa nativa muito importante para o povo , o pajé, xamã, sacerdote ou até mesmo um ancião procurava no céu estrela, astro ou constelação que ainda não tinha nome e aí homenageava aquela pessoa importante dando um nome a estrela ou constelação, que nas histórias da tradição oral chamamos foi transformação, as vezes mencionadas como personificação.
As constelações formam figuras no céu com uma infinidades de possibilidades de denominações, ao longo dos milênios os povos nativos foram dando nomes homenageando seus heróis, vilões culturais, como uma referência a ser seguida pelas novas gerações. Concluindo as pessoas foram transformadas em forma de nomeações culturais, homenageadas , passando a constituí o panteão celeste.
A exemplo nos tempos contemporâneos acontece muito isso, os cientistas importantes são homenageados pelos seus feitos recebendo nomes de plantas, animais, de astros , nomes de leis da física, matemáticas, na biologia. O cientista não criou a nova espécie, ou a lei da gravidade, ele apenas descobriu que existe esses seres e fenômenos na natureza.
Autores da matéria: Suã Ari Llusan tradutor na língua Kariri-Xocó, Nhenety KX história na língua portuguesa
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