terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

DESCOBERTA FINAL DA ETIMOLOGIA DO NOME TEREJÊ


 Após várias análises do vocabulário Macro-Jê, especificamente dos membros do ramo Cerratense, descobri um sufixo interessante que havia deixado passar nas últimas visitas aos documentos que venho usando. Neste caso, deixe passar a última sílaba do nome -gin/-zì/-gê, cujo não havia na época associado com o sufixo plural e coletivo do Jê Setentrional -jê.


 Sabe-se também que o prefixo a- equivale ao da- Akuwẽ, marcando a terceira pessoa humana genérica, por isso surge nas variantes Wakonã a-têrê-gin e a-tê-gin, pois se refere a humanos, demonstrando então que -gin marca o coletivo deste grupo de humanos.


 Demorei para encontrar algo que batesse diretamente com -têrê- e -tê-, mas concluo aqui, que com o registro do nome mõteregê feito pelo pajé Suíra, esta palavra se trata do verbo Proto-Cerratense *tẽ 'ir (singular)', isso explicaria o por que de a-têrê-gin e a-tê-gin se referirem ambos ao 'indígena' no singular e implicaria que mõ-têrê-gê se refere ao 'grupo de indígenas, nação, povo', pois mõ deriva do verbo *mõ 'ir (plural)', marcando que os participantes do verbos são muitos.


 Portanto concluo que os nomes registrados significam:


a-têrê-gin = 'migrante, indígena Terejê'

a-tê-gin = 'migrante, indígena Terejê'

mõ-têrê-gê = 'migrantes, povo Terejê'

zi-tók = 'não-jê, que não é parte do coletivo Terejê'


 Essa descoberta final nos traz implicações grandes para o processo histórico dos povos Terejê, indicando-nos que eles se consideravam 'aqueles que andam, aqueles que vão', ou seja 'migrantes', para um povo se autodeclarar de tal forma, tornando tal palavra na sua palavra para 'indígena' em geral, demonstra que, desde os primórdios dessa cultura e nação como um membro distinto dos grupos Jê, esse povo andava pelas terras do Brasil, desde a Amazônia no norte, o cerrado no Centro do país até a caatinga no Nordeste, onde finalmente se assentaram.



Autor da matéria: Suã Ari Llusan 




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