Com as palavras descobertas e analisadas, podemos aos poucos inferir sobre alguns aspectos culturais, os pensamentos dos Terejê através de sua fala, como o mundo existia em seus olhos:
1) A Pikuâ 'mulher casada' é a que 'dá proteção, dá segurança'.
2) A Gandilia era uma 'casa móvel', ou seja, para os Xocó, talvez as casas pudessem ser mais temporárias.
3) A'álenda 'dança do mutum' dos Xocó indica uma reverência ao mutum como ave nobre.
4) Merékiá 'dinheiro' indica como os Terejê percebiam a introdução dessas pedras que os colonizadores davam tanto valor.
5) Sõse 'Deus' do Xocó e Sansé 'céu' do Wakonã indicam que os dois pareciam ser conceitos inseparáveis na percepção Terejê.
6) Sehôìdzé'a 'chuva' indica o período como um todo, sendo a 'chegada da água'.
7) Ikrâ 'machado', Iro 'estrela' e Inkó 'estrela', assim como Iñigo 'conserto', Ikrô 'flecha' indicam como substantivos eram criados ao conjugar verbos na terceira pessoa i- (ele, ela).
8) Ta'á 'água' para os Xocó, indica a importância da chuva como fonte de água, sendo mais mencionada tanto aqui quanto no próprio conceito de chuva.
9) Kraunan 'água' e Krananan 'água' talvez demonstre que os Natú davam mais importância para as águas dos rios, como demonstra o substantivo kra 'rio', com os verbos (h)u 'vir, chegar' e nan 'ir, caminhar, fluir'.
10) Adiciono uma palavra encontrada registrada no Kipeá, krì do Natú que significa 'casa' equivale ao Kariri erá/anra, uma casa coletiva, no qual uma aldeia média se dividia em quatro, sendo essas quatro a Maloca da Nossa Frente (Krì Waihusô), a Maloca das Nossas Costas (Krì Waiñaza), a Maloca do Nascer do Sol (Krì Krashulo Tuliu) e a Maloca do Pôr do Sol (Krì Krashulo Ñêmêliu).
Autor da matéria: Suã Ari Llusan
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