segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

SIGNIFICA 'NÓS TODOS' E A DESCOBERTA DA ORIGEM DOS TEREJÊ



A palavra é uma construção entre o pronome wa (aqui no Timbira é pa, mas existe a variante wa em alguns dialetos) junto com o pronome indefinido kunéa 'todos', agora, esse pronome indefinido do Apãniekrá não é muito óbvio, mas ao olhar para o pronome do Mehime, fica mais clara a relação, sendo ele PAGONA 'nós'. 

Aqui está o pronome Mehime, compare:

Mehime: pa-gôna 'nós'
Wakonã: wa-konã 'nós todos'


Essa palavra evoluiu do Proto-Jê Setentrional kunĩ, só que há um porém, a palavra que vemos no Canela da imagem (pa'kunéa) e do Mehime (pa-gona) são do Canela, uma das línguas da ramificação Timbira, *apenas* esse ramo evoluiu a vogal ĩ nasalizada para éa e á/ã, isso é uma descoberta gigante, pois indica-nos que os Terejê, além de sua origem parcial nos Akuwẽ, também tem origem nos Canela, especificamente, nos Mehime.


Estou muito feliz com essa descoberta, finalmente tenho total certeza da origem dos povos Xokó, Natú e Wakonã: um povo misto de Akuwẽ e Jê Setentrional!!!


Voltando aqui, a descoberta da etimologia do Wakonã e o uso dessa língua e do Natú do termo ko bê 'estrangeiro', indica que eles se identificavam mais como Jê Setentrionais do que Akuwẽ, possivelmente o ancestral ou língua irmã das línguas Terejê são os dialetos Canela, como o Mehime e Apãniekrá, principalmente o Mehime.


Exemplo do Panará, foquem em:


ka=ti=kjẽ

IRR=NFAL=1SG.DAT


NFAL = não-falante, pode ser 'tu' (2ª pessoa) ou 'ele(a)' (3ª pessoa).


Esses são os clíticos de argumento do Panará, nome abaixo os do irrealis, que servem para o futuro e o imperativo, ti serve para a segunda pessoa 'tu' e a terceira 'ele(a)' igualmente, estou usando essa imagem para justificar o próximo argumento.





Autor da matéria: Ari Llusan 

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