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No
princípio da história indígena, as tribos viviam em aldeias
tradicionais de forma circular, com um terreiro no centro, malocas
coletivas que abrigavam centenas de famílias. Logo após a chegada dos
portugueses as coisas mudaram, vieram os padres jesuítas e mudou toda a
estrutura social e cultural. No lugar da aldeia circular os padres
jesuítas juntamente com portugueses construíram ruas retas, lineares, no
centro da aldeia edificaram uma capela rústica, sob a invocação de
Nossa Senhora da Conceição. A capela foi transformada em igreja símbolo
da nova religião, no lugar do pajé chefe espiritual indígena foi
colocado o padre sacerdote cristão. Para substituir o cacique chefe
político tradicional foi colocado o Capitão-Mor autoridade militar do
Império, agora presente na tribo. Os nomes dos indígenas na língua
materna, foi mudada para nomes portugueses, José, Maria, João e Pedro.
Até o nome da aldeia Kariri foi mudado para Colégio . As famílias de
portugueses afastou os indígenas do centro da aldeia para a periferia. O
Aldeamento cresceu com a chegada dos brancos, missionários depois os
diretores da aldeia arrendaram as terras dos índios, que logo passaram a
chamar-lhes de caboclos para tirar os direitos indígenas, política
discriminatória com fins de posse do território.A aglomeração urbana
passou a chamar-se povoação, porque era assim o modelo trazido da
Europa. Na Província de Alagoas as aldeias indígena foram transformadas
em vilas a parti de 1873 por ordem do Império do Brasil, dando origem as
cidades. Aqui aconteceu em 7 de julho de 1876 criando a Vila de Porto
Real do Colégio. Agora com a criação da cidade instalou-se o Governo
Local da Intendência, época de muita dificuldade para os índios, sem
proteção, sem terra e sem direitos, descriminados numa rua da periferia.
Com passar do tempo a vieram os prefeitos para governar o município, a
aldeia era apenas uma lembrança na Memória do Povo Indígena e regional.
Os índios Kariri-Xocó foram a luta e reconhecidos novamente como
indígenas e seus direitos sobre a terra aos poucos conquistados até
reconquistar parte de seu antigo espaço, falta ainda finalizar a
reocupação do Território Tradicional, resta a homologação da Terra
Indígena . Nhenety Kariri-Xocó
http://www.thydewa.org/livros/memoria/kariri-xoco/
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