segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ALDEIA SE TRANSFORMA EM CIDADE


No princípio da história indígena, as tribos viviam em aldeias tradicionais de forma circular, com um terreiro no centro, malocas coletivas que abrigavam centenas de famílias. Logo após a chegada dos portugueses as coisas mudaram, vieram os padres jesuítas e mudou toda a estrutura social e cultural. No lugar da aldeia circular os padres jesuítas juntamente com portugueses construíram ruas retas, lineares, no centro da aldeia edificaram uma capela rústica, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. A capela foi transformada em igreja símbolo da nova religião, no lugar do pajé chefe espiritual indígena foi colocado o padre sacerdote cristão. Para substituir o cacique chefe político tradicional foi colocado o Capitão-Mor autoridade militar do Império, agora presente na tribo. Os nomes dos indígenas na língua materna, foi mudada para nomes portugueses, José, Maria, João e Pedro. Até o nome da aldeia Kariri foi mudado para Colégio . As famílias de portugueses afastou os indígenas do centro da aldeia para a periferia. O Aldeamento cresceu com a chegada dos brancos, missionários depois os diretores da aldeia arrendaram as terras dos índios, que logo passaram a chamar-lhes de caboclos para tirar os direitos indígenas, política discriminatória com fins de posse do território.A aglomeração urbana passou a chamar-se povoação, porque era assim o modelo trazido da Europa. Na Província de Alagoas as aldeias indígena foram transformadas em vilas a parti de 1873 por ordem do Império do Brasil, dando origem as cidades. Aqui aconteceu em 7 de julho de 1876 criando a Vila de Porto Real do Colégio. Agora com a criação da cidade instalou-se o Governo Local da Intendência, época de muita dificuldade para os índios, sem proteção, sem terra e sem direitos, descriminados numa rua da periferia. Com passar do tempo a vieram os prefeitos para governar o município, a aldeia era apenas uma lembrança na Memória do Povo Indígena e regional. Os índios Kariri-Xocó foram a luta e reconhecidos novamente como indígenas e seus direitos sobre a terra aos poucos conquistados até reconquistar parte de seu antigo espaço, falta ainda finalizar a reocupação do Território Tradicional, resta a homologação da Terra Indígena . Nhenety Kariri-Xocó

http://www.thydewa.org/livros/memoria/kariri-xoco/


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