terça-feira, 21 de junho de 2022

NOVA RAIZ PARA 'ÁGUA, RIO E A ORIGEM DA PALAVRA MÝDZE 'PEIXE'

 

Ari Loussant esteve olhando o vocabulário de Aryon Rodrigues recentemente, notou a palavra *Mýba* "passar o rio", agora sabendo dos compostos dessas línguas são extremamente diretos quando se trata de transmitir uma informação, Ari percebeu que *mý* surge em compostos referentes à água, como na palavra para *Mýdze* que significa 'peixe'.


 Essa palavra vem sido um desafio já que ela claramente não é cognata das palavras do Proto-Boróro *k₂arV e Proto-Caribe *kana (NIKULIN, 2020, pág 68) e sim um composto nativo que denota algo que pertence à água. A raiz que Ari reconstruiu como *mɨ 'água, rio' seria cognata distante do Proto-Macro-Jê *mbi₁n°, já o dze de peixe provavelmente seria um resultado do Proto-Kariri *dz-e ~ *ɟ-e 'carne', portanto 'carne da água', um composto idêntico ao Coreano 물고기 (mulgogi) que deriva do Coreano Médio 믌〮고기〮 (múl-s kwòkí) com mul significando 'água', o sufixo -s sendo o possessivo coreano e kwòkí/gogi significando 'carne', portanto 'carne da água'.


 Voltando para *mýba* 'passar o rio', a palavra BA denota movimento e provavelmente é a mesma que surge em *bahà* 'nadar' ou outra raíz que denota movimento como *bae* 'subir' por exemplo.


Autor da matéria: Ari Loussant


Nenhum comentário: