quarta-feira, 20 de julho de 2022

A PRONÚNCIA DA PALAVRA BADZE

 

Já faz um tempo que essa palavra vem sido lida como Ba-dzé com o é aberto, muito provavelmente por que interpretamos (erroneamente) os acentos de Mamiani como acentos que alteram a vogal, quando na verdade ele só tem a função de indicar a sílaba tônica. Nantes não utiliza um acento na palavra Badze assim como ele fez com a palavra Wanaguidze, o que possivelmente indica como ele ouviu esse som, pois como foi discutido antes, Nantes era francês, ele interpretava os schwas a partir de sua língua nativa, cujo até hoje indica os schwas com a letra e.


 Dando continuidade a essa discussão, Ari Loussant decidiu ir buscar o significado de BADZE, pois assim como várias outras palavras dessa língua, ela é um composto de duas raízes: BA '?' e DZE 'fumaça' = 'fumo, tabaco', relacionado à segunda sílaba do Proto-Macro-Jê *ñĩ-jə̂k e o Hup *j’ɨk, portanto reconstruído para o Proto-Kariri como *dzə 'fumaça'.


 Isso também muda a pronúncia do nome do Deus do Fumo Kariri, que na verdade deve ser com um schwa: Dz.: Badzoe / Kp.: Badzae / Sb.: Pazö / Km.: Paza .



Autor da matéria: Ari Loussant 


Nenhum comentário: