domingo, 30 de dezembro de 2012

CANTO TRADIÇÃO EDUCATIVA


Cantor de Toré Ensinando na Escola
Alunos(as) dançando o Toré Aula Cultural
   Os velhos e os adultos são espelhos no
desenvolvimento do estilo de cantar e dançar o
Toré. O Toré, pela beleza, fortaleza e proteção que existe
na música indígena, abrange o mundo cultural da tribo. Porque
aquele estilo observado pela criança quando o adulto cantava,
harmonizou o grupo, dando alegria, pela boa colheita do feijão, pela boa
caçada ou pescaria. É o canto do Toré que simboliza a alegria do dever
cumprido, por seguir uma tradição onde todos comemoram que a tribo
está viva enquanto povo. O pescador que empreendeu uma boa pescaria
oferece no Toré o produto do seu trabalho, quando todos os presentes,
comem agradecendo a pessoa abençoada pela tradição da pesca, que
ele aprendeu com dedicação e vocação e a tribo se beneficiou,
pois foi comprovada sua atividade na cultura.

O COCAR É MINHA CASA
O cocar é minha casa
A maracá meu coração
A xanduca um instrumento
Um instrumento de união
Ou lei lá rá
A reiá ráá




Quando o índios
viaja fora da aldeia: o cocal é
o seu abrigo, o maracá, bate com
o seu coração, ele acende o cachimbo
Xanduca, que atrai
índios de sua tribo e de outras tribos
para uma união.

FITA VERDE
Minha gente venham ver.
Os caboco como canta!
Com um lacinho de fita verde,
Amarrado na garganta
Ou lei lá rá
A reiá rá

O índio, o caboco do
Nordeste, não fala mais a língua
materna, mas ainda temos o canto.
Através do Toré, nossos antigos se
comunicavam. Nós fomos obrigados a
falar português e aceitar a língua do
colonizador representa na letra do Toré
o laço de fita verde amarrado na
garganta.

GOSTO DE CANTAR
Estou cantando o meu Toré
Porque, eu gosto de cantar!

TORÉ NO PÉ CRUZEIRO JUREMA
Lá no pé do Cruzeiro Jurema
Eu danço com o meu maracá na mão
Pedindo a Jesus Cristo
Com Cristo no meu coração
Hááá
Eeia rá reiá
A reiá reiá rá

Quando os
jesuítas chegaram na tribo,
colocaram um cruzeiro de jurema
e catequizaram os índios na cultura
cristã, mas o índio já cantava a sua
tradição com o seu maracá e Jesus
Cristo ficou em seu coração.

Nhenety Kariri-Xocó




Nenhum comentário: