terça-feira, 25 de junho de 2013

I TORÉ JUNINO KARIRI-XOCO Parte (1)


Abertura do Toré Junino
Participação da Comunidade
Circulo dos Cantos e Danças do Toré

Apoio do Povo Kariri-Xocó
Tradicionalmente os Kariri-Xocó comemoravam as noites de São João e São Pedro com Cantos e Danças do Toré, os indígenas saiam pelas portas das casas dançando, ao redor das fogueiras, comidas típicas completavam a festa que duravam a noite inteira.
Presença das Mulheres no Toré
Nos últimos anos esta dança deixou de ser praticada , temos saudades de continuar com esta tradição tão antiga. Buscamos apoio e patrocínio daqueles que valorizam a cultura como patrimônio de todos nós. A parti de 1992 foi criado o Forró Real na cidade de Porto Real do Colégio, com este evento as atenções locais se voltaram para esta cultura regional do forró.
Toré de antigamente
O Toré foi criado por nossos antepassados á séculos para nossa alegria, comemorações, em festas, multirões, nascimentos, casamentos e falecimento de algum índio na comunidade. Com o enfraquecimento do Toré em nível local os indíos passaram a faze apresentações fora da aldeia por melhores condições de vida e divulgar a cultura indígena. Com a divulgação do Toré os Kariri-Xocó viajam para outros estados de AL.,SE, RN, BA, RJ, SP, DF e SC., fazendo Apresentações de Cantos e Danças Indígenas, em escolas, universidades e nas praças públicas. Agora queremos Cantar e Danças o Toré na nossa Aldeia porque estamos com saudade, mas os eventos culturais do município traz uma grande concorrencia cultural, as Bandas de Forró chegou como uma grande sucessso no Nordeste e conquistando o Brasil seguido pelo Sertanejo Universitário como um nova onda no momento.
Dança das Lanças
Temos que fazer alguma coisa para o Toré continuar, organizar nosso Evento Cultural do Toré nos moldes de resistir essa globalização, não vamos competir, mas estamos adaptando a uma nova realidade, aprendendo a sobreviver como povo indígena .Com a participação da comunidade continuaremos com nossas tradições do Toré nos períodos necessários de acordo com nossa cultura.
O Canto e Danças do Toré em São João e São Pedro será com a participação da população em geral. O Toré será realizado nas portas das casas previamente aceita pelo dono da mesma, como era de costume que será enfeitada com ocas ou palhoças, fogueiras e comidas típicas. Todos estarão valorizando o Grupo Mais Caracterizado, Grupo Mais Animado, Grupo Mais Entoado cumprindo os horários de cantos e danças, Casa Mais Enfeitada, Casa com Melhor Recepção. Vamos formar uma comissão observadora com 5 integrantes para julgar as categorias acima mencionadas no evento, que serão premiadas mediante sua colocação.  O evento será divulgado nos meios de comunicação, Rádios, Internet  e carros de som pelo Grupo Jovem Kariri-Xocó que registrará o evento com vídeo em formato de DVD, fotos para ficar como Memória da Cultura Kariri-Xocó. As casas ou palhoças pontos das apresentações do Toré Junino vai receber um incentivo do evento para os lanches e comidas típicas, mas os donos das casas poderão bancar sua palhoça ficando também como patrocinador da festa.
Nosso Povo tem Tradição


Nhenety Kariri-Xocó

Nenhum comentário: