quarta-feira, 8 de novembro de 2023

CORREÇÃO DA ETIMOLOGIA DO NOME KATUANDÍ


 Em Setembro de 2023, iniciei o processo de revitalização das línguas Xokó e Natú sob o nome de Xokó-Natú, após alguns dias, eu e Nhenety sugerimos o nome Katuandí, cujo na época utilizava da reinterpretação das raízes então disponíveis dos vocabulários de ambas línguas citadas anteriormente.

 

 Com o passar do tempo e o acúmulo dos estudos, foi possível associar as línguas Katuandí ao Macro-Jê através do método comparativo, assim facilitando na reconstrução de vocábulos para este ramo linguístico. Com as novas interpretações e novas palavras, uma correção dos vocábulos vistos nos primeiros textos tornou-se necessária e será aplicada agora no nome deste ramo.


 Para justificar as novas mudanças, o nome Katuandí continuará o mesmo, mas agora será etimologicamente katuã 'flor' + -dí 'sufixo epistêmico', onde katuã é composto de ká 'luz' de kapôêr 'luz' + tuã 'folha, planta', nasalização de tuá 'folha, planta', formando katuã 'planta/folha colorida', portanto 'flor'. O sufixo predicativo é um reaproveitamento do antigo sufixo nominalizador -ndí usado nos primeiros textos, etimologicamente derivado de grandilhá 'casa', com a função atual de afirmar o estado da palavra no qual se atrela, portanto katuã-dí 'é flor, é florido', fazendo referência ao renascer das línguas Xokó, Natú e Wakonã





Autor da matéria: Suã Ari Llusan 


Nenhum comentário: