domingo, 4 de agosto de 2013

INFLUENCIA DA MUSICA

    
Bar e Discoteca Beira Rio 1979-1996

Grupo de Seresta e Grupo JL

  Os Kariri-Xocó tem grande representatividade musical na sua cultura, o Toré conjunto de cantos e danças indígenas, cantos de rojão quando realizam trabalhos coletivos no plantio das roças, colheita, mutirão em geral.  Mas a música de trazida pelos europeus no período colonial foi muita absorvida pelos indígenas, por que os nativos da terra consideram a música  muito especial . Os jesuítas introduziram a  “ Música Sacra “, cânticos, hinos, rezas, louvores para evangelização dos indígenas, foi muito demorado mesmo após a expulsão dos religiosos  no século XVIII o processo continuou com os colonizadores, os índios conheceu suas músicas folclóricas, costumes, manifestações culturais e afins. Chegamos até o século XX  nossos pais conheceram  o Chorinho e Serenata através do índio Manoel Queiroz grande instrumentista tocava violão e cantava na década de 1920-1930. Logo após veio novas gerações Cícero , Zé Brinquinho, André Lino, Ademir, Bonival,  nas décadas de 1950-1960. O que influenciou com mais intensidade foi a música através do rádio que só chegou aqui em nossa aldeia quando somente nos anos entre 1940-1950, os índios escutava os aparelhos de Antonio Correia e João Sampaio. A partir de 1960 pouquíssimos indígenas foi comprando rádios Alírio, Pié, Zé Taré, Cícero, Zé Militão e outros que não lembro, daí em diante passaram a gostar da Música Popular Brasileira, as pessoas tinham seus ídolos. Meu pai Alírio era fã de Nelson Gonçalves, Luiz Gonzaga, outros preferiam Dalva de Oliveira,, Ângela Maria. Nos meados dos anos 1960 até 1975 na praça da cidade de Porto Real do Colégio tinha o Serviço de Autofalante onde era tocadas músicas das paradas musicais no Toca-disco, todo mundo ouvia, época da Jovem Guarda.
Sede do Guarani foi nosso clube de dança no finais de semana década de 1980
Apareceram novos ídolos cantores para os adultos e juventude indígena, como também as crianças. Roberto Carlos era o preferido de nossa juventude do anos de 1970, na aldeia muita gente gostava do estilo brega, dependia da preferencia de cada um. As músicas mais tocadas na aldeia : Verônica - Mauricio Reis, Livro Aberto - Genival Santos, Eu Vou  Rifar Meu Coração - Lindomar Castilho, De Que Vale Minha Vida Agora - Barto Galeno , Chega - Evaldo Freire , Você Pode Me Perder  - Paulo Sergio , Erro de Matrimonio – José Ribeiro, O Fruto de Nosso Amor – A Cruz Que Carrego – Evaldo Braga , Minhas Coisas – Odair José e Velha Moça – Roberto Muler . Na sede do Esporte Clube Kariri de nosso time de futebol era o local onde tinha um salão onde os adultos dançavam nos sábados e domingos, logo após os jogos a noite começava a tocar as músicas no aparelho de toca-discos.
Monumento onde ficas Auto-falante até 1975

Na casa de meu pai escutava sempre o rádio, procurava sintonizar as músicas que mais me agradava na minha preferencia musical, a banda brasileira de rock pop Renato e Seus Blue Caps,  canção: "Primeira Lágrima", as músicas cantadas era na língua inglesa (a maioria britânicas), como "Não Te Esquecerei", versão de "California Dreaming", de The Mamas & The Papas, "Menina Linda", versão de "I Should Have Known Better", "Até o Fim", versão de "You Won't See Me" (ambas de Lennon/McCartney) e "Escândalo", versão de "Shame And Scandal In The Family" (Donaldson/ Brown). The Fevers - quando ainda cantava o vocalista Almir Bezerra canções : Eu te darei o céu , Eu estou apaixonado por você . Pholhas - banda de rock brasileira, da cidade de São Paulo., que fazia covers de bandas dos EUA e Inglaterra , músicas : "My Mistake", "She Made Me Cry", "I Never Did Before" e "Forever". Nilton Cesar cantor que ouvi muitas músicas : Férias na Índia, A Namorada que Sonhei, Amor... Amor... Amor... e Professor Apaixonado, Felicidade, quando alguma pessoa casava na Rua dos Indios , o noivo colocava o Toca-disco e os adultos começava a dançar  . Luiz Gonzaga o Rei do Baião, cantando acompanhado de sua sanfona,  levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, meu pai Alírio ligava o rádio , nas canções tinha histórias da pobreza, do sertão nordestino. As músicas mais que ouvi : Asa Branca , A feira de Caruaru , A triste partida , A vida do viajante , Á-bê-cê do sertão , Ave-maria sertaneja , Beata Mocinha, "O Cheiro de Carolina", No meu pé de serra, O xote das meninas , O fole roncou , São-joão na roça . Meu pai gostava mais do Trio Nordestino,  trio baiano (formado por Lindú, Cobrinha e Coroné), músicas : "Procurando tu", Chililique, Forró Pesado.

Ginásio São Francisco 1960-1992
    Os alunos que terminava a 4ª Série Primária na aldeia Kariri-Xocó iam logo estudar no Ginásio São Francisco na cidade de Porto Real do Colégio, em 1977 fomos uma turma de mais de 40 indígenas matriculados lá naquele ano. No percurso do caminho para o ginásio tinha a Discoteca Beira Rio, quando era na sexta-feira após o final das aulas todos nós indígenas saiamos para dançar as musicas de sucessos da parada musical. Muito legal aquela época curtir com nossas colegas também daqui da cidade, aprendemos a dançar no rítimo das músicas.

Quando a Aldeia Kariri-Xocó mudou para a Fazenda Modelo gostei muito de Kid Abelha banda brasileira, vocalista Paula Toller, com as músicas : Por Que Não Eu, "Fazer Amor de Madrugada" , Como Eu Quero , Homem com uma Missão.  Legião Urbana banda do DF, músicas : Que País É Este , "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto", "Geração Coca-Cola" .

     Na música internacional  tocava diariamente The Beatles  - banda de rock britânica, vocalistas: James Paul McCartney,  músicas  Hey Jude, Let It Be,Yesterday , John Lennon músicas : All You Need Is Love,  "Help!", "Strawberry Fields Forever" , "Imagine", "Woman". Dueto Ebony and Ivory Paul McCartney & Stevie Wonder  também me marcou muito. ABBA - grupo sueco de música pop , canções : "Waterloo", "Mamma Mia", "Fernando" . Bee Gees ,Bee Gees banda formada por três irmãos: o mais velho Barry Gibb e os gêmeos Robin e Maurice Gibb. O vocalista Barry Alan Crompton Gibb, com sua voz fina e aguda. (  os sucessos mais conhecidos estão "How Deep Is Your Love?", "Stayin' Alive",    ) . Saturday Night Fever (trilha sonora do filme "Embalos De Sábado A Noite"  curti muito, músicas "Night Fever" e "Stayin' Alive", e ainda Barry Gibb . Os  Freddie Mercury  da banda britânica de hard rock  Queen, musica que eu gosto "Love of My Life", "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love". Freddie Mercury and Montserrat Caballe - How can I go on . Tina Charles - cantora britânica , músicas : I'm On Fire, I Love To Love (But My Baby Loves To Dance ), Love Me Like A Lover, Dance Little Lady Dance, Dr Love, Rendezvous e Love Bug . Donna Summer - cantora pop norte-americana estilo disco dos anos 70, Rainha da Disco , músicas : "I Feel Love", Once Upon a Time , I Remember Yesterday; Thank God It's Friday , MacArthur Park  e outras mais. A-ha  - banda norueguesa de synthpop formada na cidade de Oslo, vocalista Morten Harket , canções :  "Velvet", "Take on Me" , "The Sun Always Shines on T.V." . Scorpions  - banda de heavy metal e hard rock  alemã , vocalista Klaus Meine , sucessos que gosto mais "Love at First Sting", "Still loving you", Wind of Change, "Send me an Angel", "Rhythm of Love", "In Trance", "Rock you like a Hurricane", "When the smoke is going down" . Bob Welch - Sentimental Lady , Honey Drippers - Sea Of Love , The Cars - Drive , Tim Moore - Yes , Jeff Beck - People Get Ready , Chicago - Hard To Say I'm Sorry , Bonnie Tyler - Total Eclipse Of The Heart , Bonnie Tyler - Here She Comes , Kim Carnes - Meet You At The Wrong Time Of My Life , ZZ TOP - Rough Boy , Mick Fleetwood - You Weren't In Love , Chicago - If You Leave Me Now , Peter Cetera e Crystal Bernard - (I Wanna Take) Forever , Kim Carnes - You Are Everything , David Gates - Take Me Now  , Stylistics - Give A Little Love For Love , The Hollies - The Air That I Breathe , Rita Coolidge - All Time High , Chicago - You're The Inspiration , Europe - Carrie , Ginno Vanelli - Hurt To Be In Love , Kenny Loggins - Meet Me Half Way , Scorpions - Always Somewhere , Boney M - Somewhere In The World , Albert Hammond - When I Need You , Nazareth - I Don't Want To Go On Without You , Morten Harcket - Los Angeles ,   Rick Ocasek - Emotion In Emotion , Heaven - Knocking On Heavens Door , Robin Zander and Ann' Wilson - Surrender To Me .

      Na Música Classica eu tenho uma grande admiração poder da voz de Luciano Pavarotti - cantor (tenor lírico , músicas que gosto muito "Nessun Dorma", dueto com Zucchero & Pavarotti Miserere, dueto com U2 Miss Sarajevo, Pavarotti & Friends Celine Dion My Heart Will Go Onby , Bocelli e Pavarotti - Ave Maria , Luciano Pavarotti & James Brown - "It's A Man's World" ,  Andrea Bocelli feat Luciano Pavarotti and Plácido Domingo   .

     Quero lembrar que a Influencia da Musica foi uma transformação cultural,  Ademir e André Lino cantava altas horas animando nas noites a Musica Popular Brasileira,  podemos perceber,  nossa aldeia teve entre a década de 1980-1990 a Banda Indiamar tocava na aldeia e interior do municipio, temos as Duplas Sertaneja Rei e Reinaldo que gravaram um CD . Outros indígenas cantaram e tocava na Banda de Forró Milho Verde, logo após vocalistas indígenas Erú e Panela cantavam na Banda Mal de Amor, a Aldeia tem agora a Banda JL. Nas casas podemos perceber tocando músicas de todos os generos musicais mais conhecidos : Sertanejo, Forró Eletronico, Forró Pé de Serra, Brega, Rock Pop e MPB a final somos o Brasil sintonizado com o mundo. Mesmo com tudo isso nós Kariri-Xocó gravamos CDs e DVDs com nossa música indígena do Canto e Danças do Toré, vídeos, páginas na Web, livros mencionando a cultura, devemos sim participar da evolução da humanidade sem esquecer quem somos.

Nhenety Kariri-Xocó 





Nenhum comentário: