sábado, 25 de janeiro de 2014

DA OCA A CASA I


Oca Kariri-Xocó construída hoje para lembrar a tradição
Casa de Taipa e Palha do Século XIX até a década de 1960
  Nós indígenas Kariri-Xocó morávamos no princípio de nossa história em ocas habitações coletivas, onde abrigava várias famílias, cada qual com seu cantinho na grande casa, no interior da residência não tinha divisão de paredes, em cada tronco de sustentação tinha uma rede, um fogo familiar distribuídos ao longo da palhoça coberta de capim amarrada com cipó.
Casa de Taipa e Telha de 1960 até 1972
Com a chegada dos jesuítas tudo foi mudado, a aldeia redonda foi transformada em aldeia linear em rua retilínea defronte uma pequena capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição no século XVII.
Modelos de Casas de 1972 até 1978
Os indígenas foram divididas em famílias com sua casas, acompanhando a cultura cristã, inicialmente as casas dos indígenas foram sendo construídas com matéria prima existente no lugar feitas as chamadas " Casas de Taipa " de argila e palha de ouricuri, sapé e logo depois palha de arroz recém chegado a região.
Estilo de Casa de 1981 até 2000
O tempo foi  passando e as habitações  foram se evoluindo acompanhando as mudanças da história chegamos ao século XX com ainda as Casas de Taipa cobertas de palha, mas no anos de 1940 começou as Casas de Taipa com Telhas de Cerâmica em Argila, mas eram muitas poucas as casas neste estilo.
Modelo de Casas a partir de 2001
Meus pais Alírio Nunes de Oliveira e Maria de Loudes Ferreira indígenas Kariri-Xocó casaram na década de 1940 e logo foram morar numa casa de Taipa e Palha, somente de 1960 passaram a morar em casas de Taipa e Telha de Argila. Em  1972 a FUNAI reformou a Aldeia Kariri-Xocó na Rua dos Índios reconstruiu as frentes das casas em Casas de Tijolos e Cimento de Alvenaria muito rapidamente nossa aldeia foi modificando de sua forma tradicional aproximando da cultura nacional.
Aqui vocês poderão acompanhar pelas fotos como era a aldeia antes e depois, as mudanças sofridas ao longo do tempo, observando as casas de minha família e a dos indígenas Kariri-Xocó do município de Porto Real do Colégio, Estado de Alagoas.

Nhenety Kariri-Xocó.


Um comentário:

Unknown disse...

olá, estou ajudando meu filho a fazer um trabalho escolar sobre aldeias indígenas no nordeste. foi muito bom poder encontrar seu relato sobre as mudanças ocorridas. obrigada.