sexta-feira, 2 de agosto de 2019

YEAERÃKUARA PERÔÁ KARIRI-XOCÓ XXXI

( Dicionário Português Kariri-Xocó )

- Palavras do Vocabulário Português Kipeá dialeto da Língua Kariri.

                       " M "
🍱Mantimento, alimentos  - ( Amí ).
🥺Medroso  - ( Banarecú ).
🏜Montes  - ( Bubihé ).
👩🏼‍🦱Moça  (jovem)  - ( Bytoté ).
🤭Mau cheiroso  - ( Cohé ).
🎰Muito, repetido, desmasia, fartar-se  - ( Cruby ).
🧖🏻‍♀Molhar-se a roupa  - ( Curaempá ).
🦂Matar outros - ( Dupariá ).
🧔🏼Meu cunhado  - ( Dzuwó ).
💑Meu amor , desejo  - ( Dzucá ).
♨Minha lenha  - ( Dzusú ).
🏨Morada (tua)  - ( Ebaté ).
🏬Morada  (vossa)  - ( Ebateá ).
🧟‍♂Morto  (teu morto)  - ( Epá ).
🖐🏼Mão  (tua)  - ( Eyamysã ).
💵Minha  paga  - ( Hiambé ).
👋🏼Minha mão  - ( Hiamysã ).
🏠Minha morada  - ( Hibaté ).
🏡Minha casa  - ( Hierá ).
😭Minhas lágrimas  - ( Hipocú ).
👗Meu vestido  - ( Hiró ).
🤚🏼Mão esquerda  - ( Iborowasumy ).
🌠Madrugada  - ( Icayé ).
🚊Mudar-se do lugar  - ( Nembae ).
👐🏼Mas   - ( Neru ).
🧟‍♂Morreu de todo  - ( Nhadocrú ).
🤴🏼Maiores  - ( Nodehí ).
🦖Matou ou foi morto  - ( Pacrí ).
🙎🏻‍♂Moço para casar  (noivo)  - ( Paditá ).
👨🏻‍🦱Macho  - ( Rae ).
🧔🏻Marido  - ( Ronghé, urenghe ).
📝Matéria   - ( Sané ).

Bibliografia :
MATA, Vera Lucia Calheiros. A semente da terra: Identidade e conquista territorial por um grupo indígena integrado. Maceió: EDUFAL, 2014. 389: II.
- SIQUEIRA, Baptista. Os Cariris do Nordeste. Livraria Editora Cátedra, 351, p. Rio de Janeiro 1978.
- MAMIANI, Pe. L.V. [ 1699 ] 1942 Arte de Grammatica da Língua Brasílica da Naçam Kiriri , 1 st ed. Lisboa 1699; 2ª Ed. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro 1877, Id.
- Carvalho, Moacyr Ribeiro de - Dicionário tupi ( antigo ) português/Salvador - 1987 , Biblioteca Central da Bahia.
- Sobrinho, Pompeu TH - Línguas Tapuias Desconhecidas do Nordeste - Bol. Antropologia , 2 (1) 3-20 , dezembro, 1958 - Fortaleza - Ceará.


Nenhum comentário: