segunda-feira, 18 de julho de 2022

DEUSES DA MITOLOGIA KARIRI


 Versão Descrita Por Martinho de Nantes

 

 

  Esta lista tem como objetivo compilar os nomes dos Deuses e outros seres da mitologia Kariri, infelizmente não há uma descrição boa de seus rituais e funções na mitologia, portanto esse texto se limitará a apenas a nomenclatura.


Cinco dessas entidades não tiveram seus nomes revelados para nós, eles foram apenas mencionados, portanto o autor desse texto tomou a liberdade para nomear eles com nomes genéricos que descrevem suas funções, aqui está a tradução deles:


Hake / Sake / Sakü / Sazü = ha/sa/sa/sa 'nascer' + ke/ke/kü/zü 'mulher'


Yoedhae / Yaendé / Yögä / Yagä = yoe/yaen/yö/ya 'grande' + dhae/dé/gä/gä 'mãe'


Tsadzi / Tsãdzi / Zazi / Zangzü = tsa/tsã/za/zang 'um, primeiro, só' + dzi/dzi/zi/zü 'mulher'


Klañi / Kranhi / Klani / Krani = kla/kra/kla/kra 'plantar' extensão semântica de kla/kra 'cavar' + ñi/nhi/ni/ni 'espírito, alma'


Muiñi / Mýnhi / Muni / Muni = mui/mý/mu/mu 'água, rio' + ñi/nhi/ni/ni 'espírito, alma'



                                       Deuses da mitologia Kariri

                          (Versão descrita por Martinho de Nantes)

                                                    Hierarquia



                           Entidade Maior - Dzoenam (Senhor das Nuvens)


Tupá (Touppart) "Deus do céu e possível criador do universo na mitologia Dzubukuá, seu nome implica uma influência Tupi ou cristã, muito provavelmente é o mesmo que Meneruru e Ñimgo, ele foi quem enviou o grande pai para auxiliar os Kariri"


Meneruru "Deus único que subsistia no ar, descrito assim em múltiplas fontes, muito provavelmente é a mesma entidade que Tupá, é descrito como criador do homem Semakure (Cemacure), também existem outras variações do mito que dizem que Meneruru teve dois filhos: Kenbarere e Waridzam"


Ñimgo / Niyo / Nigo / Nigo "Deus criador do Universo descrito na variação Kariri-Xocó do mito, é descrito como o criador supremo da natureza com

todos os seres para compor o mundo, terra, serra, rio, mar, plantas ,

animais, chuva, sol e lua. O mito também descreve ele como o criador dos Nhiho, os indígenas Kariri. Na variação Kariri-Xocó do mito, ele também teria o papel de civilizador, sua função muito provavelmente dá continuidade aos mitos de Tupá e Meneruru, todos os três provavelmente são a mesma entidade com nomes diferentes dependendo da tribo"



                     Entidades Inferiores - Kloñi / Kronhi / Kloni / Kroni


Ngigo (Ou Ngigos já que sempre surge no plural) "Entidades descritas como inferiores ao Deus Meneruru, os cristãos usam 'santos' como analogia para suas funções, porém tais funções nunca são especificadas"


Kenbarere e Waridzam "Não há descrição alguma sobre suas funções na mitologia, ambos são filhos de Meneruru em uma das versões do mito, não são descritos como gêmeos, porém os detalhes que sobraram se assemelham a várias outras histórias de irmãos gêmeos entre as nações Tupi e Jê, o nome de Waridzam surge em uma das fontes como Warikidzam, possivelmente é o mesmo deus dos sonhos da Trinidade abaixo"


Cemacure ou Dhemakure / Semakure / Semakure / Semakure "descrito como o homem que foi criado pelo Deus Meneruru em uma das versões do mito, obteve um filho com sua mulher pelo toque de uma varinha chamado Crumnimni, é propositalmente descrito como homem que foi criado por um Deus e seu filho é descrito como pai dos brancos, isso implica que Cemacure era provavelmente o originador dos homens e possivelmente da humanidade nessa versão do mito, sendo equivalente a Adão da mitologia abraâmica"


Hake / Sake / Sakü / Sazü "esposa de Cemacure e mãe de Crumnimni, possivelmente assim como Cemacure ela era a primeira mulher, funcionado nessa versão do mito como um equivalente da Eva da mitologia abraâmica, teve Crumnimni após ser tocada por uma varinha, é possível que ela seja equivalente da Primeira Mulher da variante Dzubukuá da mitologia Kariri"


Krumnimni / Krunninní / Krungningni / Krungningni "Filho de Cemacure, é descrito como pai dos brancos, ele era possivelmente um mito de justificativa para a separação etnolinguística dos povos do Brasil e depois após a sua chegada, para os brancos. É possível que Crumnimni fosse originalmente o pai dos não-cariris e depois foi associado aos brancos, também é plausível presumir que se havia um "pai" para uma etnia, também havia para outros, portanto é totalmente possível que Crumnimni tivesse um irmão ou mais em seu mito para justificar a origem dos Kariri e, dependendo do caso, de outras tribos vizinhas."



                          Divindades - Yoeñi / Yaennhi / Yöni / Yangni


Yoepa / Yaenpa / Yöpa / Yangpa "Grande pai, ser enviado pelo deus do céu para auxiliar os Kariri, comparável ao deus civilizador Sumé da mitologia Tupí, os Kariri sempre recorriam a ele quando estavam aflitos, em seu mito ele é descrito como alguém que é respeitado e temido ao mesmo tempo, transformou os filhos dos Kariri em javalis e os levou para o céu, mesmo assim os Kariri rogaram para que ele voltasse, o que implica que ele teve gigantesca influência e importância na sociedade Kariri, provavelmente sendo ele quem trouxe os ensinamentos e rituais para este povo. Foi ele quem ao partir enviou o Deus do fumo para os Kariri"


Badzoe / Badzae / Pazö / Paza "Deus do fumo, um dos deuses mais importantes da religião Kariri, teve dois filhos, foi enviado pelo grande pai" 


Yoedhae / Yaendé / Yögä / Yagä "Mãe de Politam e Wanagidzoe e esposa de Badzoe mencionada na versão do mito anotada por Carlos Studart Filho, muito provavelmente representa uma influência cristã sobre o mito original dos Kariri"


Politam / Poditã / Poditang / Poditang  "Filho mais velho de Badzoe, deus da caça, em algumas versões do mito ele é confundido com o grande pai e Tupá é confundido com Badzoe, segundo uma versão do mito descrito por Carlos Studart Filho, ele teria descido para a terra com permissão de seu pai para buscar seu irmão mais novo, após este ter fugido depois de brigar com ele, porém Wanagidzoe e seus descendentes o ofenderam e depois o amarram à uma árvore, deixando Politam morrer lá de sede, sua mãe chorou bastante após sua morte e este apareceu mais algumas vezes antes subir para os céus, esta versão do mito se assemelha bastante com a história de Jesus e sua crucificação, provavelmente implica uma influência cristã sobre o mito original" 


Wanagidzoe / Warakidzã / Wanakizö / Wanakiza "Filho mais novo de Badzé, descrito em algumas fontes modernas como deus do sonho e em outras como deus da chuva, nenhuma função é dada para ele nos documentos mais antigos, é descrito na variante do mito de Carlos Studart Filho como o irmão mais novo de Politam e nos documentos mais antigos (catecismos) como randé ou 'amigo, camarada', o que implica que ele tinha alguma relação próxima com Badzoe e Politam" 


Tsadzi / Tsãdzi / Zazi / Zangzü "Primeira Mulher, a primeira mulher que existiu entre os Kariri, foi morta ou por um espinho mágico ou dormiu e faleceu logo após e seu corpo foi repartido em pedaços pelo Grande Pai entre cada homem, que colocaram eles envoltos em algodão, quando voltaram da caça, essas partes deram origem às mulheres"


Klañi / Kranhi / Klani / Krani "Deus das culturas que a terra produz segundo Martinho de Nantes, muito provavelmente um Deus da agricultura para os povos Kariri"


Muiñi / Mýnhi / Muni / Muni "Deus dos rios e das pescarias segundo Martinho de Nantes, ele não menciona gênero ou qualquer outra função dessa divindade". 

Idzene o portador da morte, segundo Valdivino Cariu, onde mencionou em Siqueira Batista.



Autor da matéria: Ari Loussant

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