quarta-feira, 31 de maio de 2023

GRAFEMAS SCH E TSCH CORRESPINDE POR X OU CH NO KAMURU E SAPUYA


     Segundo o estudioso Valdivino Kariú Kariri as Línguas Kamuru e Sapuya temos essa grafema  Sch e Tsch podem serem reescrito respecvamente por  por X ou Tch.

O Tsch corresponde a pronuncia do Tch ou Tx.

A utilização do grafema Sch ao invés de X ou Ch foi uma interferenção germânica em virtude dos autores que registraram as línguas serem germânicos.

Sch se pronuncia como X ou Ch

Tsch se pronuncia como no italiano Cial ou no inglês Tchal podendo ser escrito com Tx e podemos substituir  o Tsch ou Tx ou Tch pode ser substituído por Ć vejam  Ć, ć - [tʃ] - como no italiano ciao, Cappuccino (buscamos a corresponse nas língua eslava).

O Ch que os parentes pronunciava assim

Igual aos italiano em Cappuccino sofreu uma interferência dos capuchinhos na língua Kipeá e colocaram Ch em vê de Tch. Isso significa que  Sch, X, Ch, Tsch, Tx e Tch são o mesmo fonema porém sofreram interferência das línguas de quem registrou e pode ser reescrita com o Grafema  Ć (maiusculo), ć (minúsculas) correspondendo ao fonema [tʃ] e se pronunciando como no italiano em  ciao e m Cappuccino.

O mesmo ocorreu com o h que aparecem nas palavras  sendo H (maiúsculo) , h(minúsculo) pronuncia [ç] como em Carro  e não como em Arara.

O seu apagamento foi uma interfericia ocidental

Eles interferiram assim como fizeram no tupi

Por que estavam escrevendo para eles e não para o indígena

Então o que importava era que eles compreendesem a língua para catequizar os parentes



Autor da matéria: Prof. Valdivino Kariú Kariri


Nenhum comentário: