domingo, 2 de julho de 2023

DESCRIÇÃO CULTURAL 7


Aves Silvestres do Baixo São Francisco 




        O Velho Chico o rio da unidade nacional corresponde uma bacia hidrográfica onde corre em seu vale 168 afluentes desde a Serra da Canastra ao Oceano Atlântico. No Baixo São Francisco as aves estão incluídas nos biomas Caatinga, Mata Atlântica e Oceânico. Entre os seres vivos terrestre as aves tem mais uma liberdade de fugir dos predadores porque voam. Os pássaros não conhecem fronteiras, diferentemente dos mamífero, répteis e anfíbios que dependem de locomoção por vias terrestres, quando seus habitats são destruídos pela ação do homem. Já as aves quando uma floresta é destruída, elas voam para outra mata mais próxima, porisso os pássaros são em grande número de espécies que demoram mais tempo para a extinção. 

        No Baixo São Francisco são poucas as formações vegetais, a Terra Indígena Kariri-Xocó foi homologada cerca de 4.419 hectares de terra, isso vai dar um mais um alento a fauna é a flora da região. Na área indígena existe uma floresta original denominada Ouricuri, existindo muitas espécies de aves que vem de outros lugares buscar abrigo na mata. A preservação da floresta é essencial na conservação da fauna, das nascentes dos rios, do regime das chuvas e da estabilidade do clima.




1 ) - SAVACU-DE-COROA (Nyctanassa violacea), a ave ocorre em todo litoral brasileiro do Amapá ao Rio Grande do Sul, nos EUA e Peru, mede 70 cm de comprimento e pesa 650 gramas. 


2 ) - SOCÓ-GRANDE ou GARÇA-MOURA ( Ardea cocoi ), a ave ocorre em todo Brasil, do Panamá ao Chile e Argentina, Ilhas Malvinas, mede 127 cm de comprimento e pesa 2100 gramas.


3 ) - GAVIÃO-PESCADOR ou ÁGUIA PESCADORA ( Pandion haliaetus ), a ave ocorre na Ásia, África, Europa, Oceania e América, mede 58 cm e pesa 2050 gramas. 


4 ) - GAVIÃOZINHO ( Gampsonyx swainsonii ), a ave ocorre em quase todo Brasil, da Nicarágua até o Paraguai e Argentina, mede 28 cm de comprimento e pesa 102 gramas.


5 ) - GAVIÃO-CARACOLEIRO ( Chondrohierax uncinatus ), a ave ocorre na América do Norte, Central e do Sul, em todo Brasil, mede 51 cm de comprimento e pesa 360 gramas.


6 ) - GAVIÃO-DO-PESCOÇO-BRANCO ( Leptodon forbesi ), a ave ocorre no Nordeste do Brasil, em SE, AL, PE, PB e RN, medindo 50 cm de comprimento e pesa 352 gramas. 


7 ) - GAVIÃO-ROXO ( Geranospiza caerulescens ), a ave ocorre desde o México até à Argentina e Uruguai, todo Brasil, mede 50 cm e pesa 353 gramas. 


8 ) - GAVIÃO-PRETO ( Urubitinga urubitinga ), a ave ocorre em todo Brasil e também no México à Argentina, mede 63 cm de comprimento e pesa 1560 gramas. 


9 ) - GAVIÃO-ASA-CASTANHA ou GAVIÃO ESCURO ( Parabuteo unicinctus ), a ave ocorre na América do Norte, Central e do Sul, no Brasil oriental, meridional e central, mede 56 cm e pesa 1047 gramas.


10 ) - GAVIÃO-DO-RABO-BRANCO ( Geranoaetus albicaudatus ), a ave ocorre dos Estados Unidos à Argentina e em todo Brasil, mede 60 cm de comprimento e pesa 1235 gramas. 


11 ) - GAVIÃO-BRANCO (Pseudastur polionotus), a ave ocorre no litoral do Brasil oriental, nordeste da Argentina e Paraguai, mede 53 cm de comprimento e pesa 380 gramas. 


12 ) - GAVIÃO-PEDRÊS ( Buteo nitidus ), a ave ocorre desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, em todo Brasil, exceto região sul, mede 60 cm de comprimento e pesa 592 gramas. 


13 ) - GAVIÃO-POMBO ( Buteo brachyurus ), a ave ocorre desde o sul dos EUA e México até a Argentina e Paraguai, e em todo o Brasil, mede 45 cm de comprimento e pesa 500 gramas. 


14 ) - GAVIÃO-DE-RABO-BARRADO ( Buteo albonotatus ), a ave ocorre na América do Norte, Central e do Sul, em todo Brasil, exceto no RS, mede 51 cm de comprimento  e pesa 830 gramas. 


15 ) - CORUJINHA-DE-ALAGOAS ( Megascops alagoensis ), a ave ocorre na Mata Atlântica ao norte do rio São Francisco, em  Alagoas e Pernambuco, mede 25 cm de comprimento 98 gramas.


16 ) - CORUJÃO ( Pulsatrix perspicillata ), a ave ocorre na América do Norte, Central e do Sul, quase todo Brasil, na Amazônia e Mata Atlântica do Nordeste, mede 52 cm de comprimento e pesa 1250 gramas.


17 ) - CORUJINHA-DE-BARRIGA-AMARELA 

( Aegolius harrisii ), a ave ocorre na América do Sul, no Brasil em CE, BA, PE, AL, GO, DF, de MG ao RS, mede 25 cm e pesa 152 gramas.


18 ) - CORUJA-ORELHUDA ou CORUJA-LISTRADA ( Asio clamator ), a ave ocorre no sul do México, América Central e do Sul, em todo o Brasil, mede 42 cm e pesa 563 gramas. 


19 ) - SURUCUÁ-DE-BARRIGA-AMARELA 

Surucuá-de-barriga-amarela ( Trogon viridis ), a ave ocorre no Panamá e países amazônicos, no Brasil na Mata Atlântica desde PE até SC, mede 30 cm de comprimento e pesa 93 gramas.


20 ) - CANCÃO-DE-FOGO ou BARRA-DO-DIA ( Trogon curucui ), a ave ocorre na América do Sul, no Brasil em Norte, Nordeste e  Centro-oeste, mede 25 cm de comprimento  e pesa 60 gramas.


21 ) - MARTIM-PESCADOR-VERDE  ( Chloroceryle amazona ), a ave ocorre do México à Argentina, todo o Brasil, mede 29, 5 cm de comprimento e pesa 130 gramas.


22 ) - MARTIM-PESCADOR-PEQUENO 

( Chloroceryle americana ), a ave ocorre do Texas e México à Argentina e em todo Brasil, mede 19 cm de comprimento e pesa 34 gramas. 


23 ) - PICAPAUZINHO-DE-PERNAMBUCO 

Picapauzinho-de-pernambuco ( Picumnus pernambucensis ), a ave ocorre na Mata Atlântica ao norte do rio São Francisco, em Alagoas, Pernambuco e Paraíba, mede 10 cm e pesa 12 gramas.


24 ) - PICAPAUZINHO-DA-CAATINGA 

( Picumnus limae ), a ave ocorre na Caatinga e Mata Atlântica nos estados do PI, CE, RN, PB, PE, AL e SE, mede 10 cm e pesa 8 gramas.


25 ) - PICA-PAU-BRANCO ( Melanerpes candidus ), na América do Sul e regiões campestres de todo Brasil, mede 29 cm de comprimento e pesa 136 gramas.


26 ) - PICA-PAU-AVERMELHADO ( Veniliornis affinis ), a ave ocorre na Amazônia brasileira, na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, Mata Atlântica desde a PB até ES, mede 18 cm e pesa 44 gramas. 


27 ) - PICA-PAU-DE-TOPETE-VERMELHO

( Campephilus melanoleucos ), a ave ocorre do Panamá à América do Sul, Brasil no Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste, mede 38 cm e pesa 284 gramas. 


28 ) - PICA-PAU-DE-BANDA-BRANCA

( Dryocopus lineatus ), a ave ocorre do México à Bolívia, Paraguai e Argentina, presente em todo Brasil, mede 33 cm e pesa 95 gramas. 


29 ) - PICA-PAU-AMARELO (Celeus flavus), a ave ocorre na América do Sul, em toda a Amazônia brasileira de Alagoas ao Espírito Santo, mede 26 cm e pesa 131 gramas. 


30 ) - PICA-PAU-OCRÁCEO ( Celeus ochraceus ), a ave endêmica do Brasil ocorre em todo Nordeste, região Centro-oeste e Sudeste no ES, mede 27 cm e pesa 135  gramas. 


31 ) - PICA-PAU-VERDE-BARRADO ( Colaptes melanochloros ), a ave ocorre no Paraguai, Argentina e Uruguai, no Brasil da foz do Amazonas ao RS, mede 28 cm e pesa 73 gramas.


32 ) - GAVIÃO-CARRAPATEIRO ( Milvago chimachima ), a ave ocorre na América Central e do Sul, em todo Brasil, mede cerca de 45 cm de comprimento e pesa 364 gramas.


33 ) - GAVIÃO-DE-COLEIRA ou FALCÃO-DE-COLEIRA ( Falco femoralis ), a ave ocorre dos Estados Unidos à Terra do Fogo, todo o Brasil, mede 45 cm de comprimento e pesa 460 gramas. 


34 ) - FALCÃO-PEREGRINO ou GAVIÃO-PEREGRINO (Falco peregrinus), a ave na América do Sul e todos continentes, exceto na Antártica, mede 58 cm de comprimento e pesa 1500 gramas. 


35 ) - PAPAGAIO-DO-MANGUE ( Amazona amazonica ), a ave ocorre na América do Sul, no Brasil em AM, PA, GO, MA, PI, AL, SE, BA, ES, RJ e PR, mede 34 cm de comprimento e pesa 469 gramas.


36 ) - PERIQUITINHA-DO-AGRESTE ou PERIQUITINHO ( Forpus xanthopterygius ), a ave ocorre na América do Sul, no Brasil na faixa leste do Nordeste ao Sul, mede cerca de 12 cm de comprimento e pesa 26 gramas.


37 ) - MARACANÃ ( Primolius maracana ), a ave ocorre no Brasil no Centro-oeste, Nordeste, Sudeste; no Paraguai e Argentina, mede 40 cm de comprimento e pesa 260 gramas.


38 ) - MARACANÃ-PEQUENA (Diopsittaca nobilis), a ave ocorre em alguns países da América do Sul, no Brasil regiões Norte,  Centro-oeste, Nordeste, Sudeste, mede 35 cm e pesa 169 gramas. 


39 ) - CHOQUINHA-DE-FRANCO-BRANCO

( Myrmotherula axillaris ), a ave ocorre na América do Sul e Central, Amazônia brasileira, no litoral da PB ao RJ, mede 10, 5 cm e pesa 8 gramas.


40 ) - PAPA-FORMIGA-PARDO ( Formicivora grisea ), a ave ocorre em parte da América do Sul, no Brasil no Norte, Centro-oeste, no litoral leste do RN ao RJ, mede 12, 5 cm e pesa 11 gramas.


41 ) - FORMIGUEIRO-DE-BARRIGA-PRETA

( Formicivora melanogaster ), a ave ocorre da região Nordeste até Goiás, Oeste de São Paulo, Mato Grosso e na Bolívia e no Paraguai, mede 13 cm e pesa 11 gramas.


42 ) - CHOCA-DO-NORDESTE ( Sakesphoroides cristatus ), a ave ocorre na caatinga do Nordeste até a região do alto rio São Francisco em MG, mede 15 cm de comprimento e pesa 18 gramas. 


44 ) - CHOCA-BARRADA-DO-NORDESTE (Thamnophilus capistratus), a ave ocorre nos estados da região Nordeste e no norte de Minas Gerais, mede 16 cm de comprimento e pesa 30 gramas.


45 ) - CHOCA-DE-ASA-VERMELHA

( Thamnophilus torquatus ), a ave ocorre no Brasil Central e no Nordeste, mede 14 cm de comprimento e pesa 20 gramas. 


46 ) - CHOCA-BOI ou CHORÓ-BOI ( Taraba major ), ocorre na América do Sul, exceto no Chile, em todo Brasil, exceto em SC e RS, mede 20 cm de comprimento e pesa 56 gramas.


47 ) - CHOROZINHO-DA-CAATINGA  ( Radinopsyche sellowi ), a ave ocorre em parte no Norte e todo Nordeste do Brasil, mede 12 cm de comprimento e pesa 8 gramas. 


48 ) - PAPA-TAOCA-DE-PERNAMBUCO 

( Pyriglena pernambucensis ), a ave endêmica do Nordeste nos estados de PE, PB, AL, SE e RN, mede 9 cm de comprimento e pesa 7 gramas. 


49 ) - CHUPA-DENTE-DE-MÁSCARA 

( Conopophaga melanops ), a ave ocorre na Mata Atlântica desde o RN à SC, mede 12 cm de comprimento e pesa 20 gramas. 


50 ) - CHUPA-DENTE-DO-NORDESTE

( Conopophaga cearae ), a ave ocorre no Nordeste do Brasil, mede 14 cm de comprimento e pesa 27 gramas. 


51 ) - ARAPAÇU-VERDE ou TREPADEIRA

( Sittasomus griseicapillus ), a ave ocorre em todos estados do Brasil,  exceto no Amapá, mede 19, 5 cm de comprimento e pesa 29 gramas. 


52 ) - ARAPAÇU-DE-BICO-BRANCO 

( Dendroplex picus ), a ave ocorre no Panamá e países amazônicos, Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil, mede 21 cm de comprimento e pesa 70 gramas.


53 ) - ARAPAÇU-BEIJA-FLOR ( Campylorhamphus trochilirostris ), a ave ocorre parte da América do Sul, no Brasil em AM, PA, RO, AC, MT, GO, DF, TO, MA, PI, CE, RN, PB, AL, PE, SE, BA, ES, MG, SP, MS e PN, mede 28 cm e pesa 100 gramas. 


54 ) - CATA-BARATA (Lepidocolaptes angustirostris), a ave ocorre no Suriname, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia, em todo Brasil, mede mede 20 cm e pesa 30 gramas. 


55 ) - BICO-VIRADO-MIÚDO ou ARREBITADO 

( Xenops minutus ), a ave ocorre do México ao Panamá, das Guianas à Argentina, no Brasil no AM, GO e MT, na Mata Atlântica de PE à SC, mede 12, 5 cm e pesa 12 gramas. 


56 ) - JOÃO-GARRANCHO ( Phacellodomus rufifrons ), a ave ocorre na América do Sul, no Brasil do MA à SP e parte da BA, no MT, MS e PN, mede 16 cm de comprimento e pesa 30 gramas. 


57 ) - CORRUIRA-DO-BREJO ou CURUTIÉ

( Certhiaxis cinnamomeus ), a ave ocorre da Colômbia e Guianas à Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai e em todo o Brasil, mede 14 cm de comprimento e pesa 17 gramas.


58 ) - ESTRELINHA-PRETA ou UI-PUÍ

( Synallaxis scutata ), a ave ocorre no Brasil Central e no Nordeste até o norte de São Paulo, mede 14 cm de comprimento e pesa 19 gramas. 


59 ) - UÍ-PI ( Synallaxis albescens ), a ave ocorre  da Costa Rica até à Argentina e Trinidad, no Brasil nas cinco regiões, mede 170 mm de comprimento e pesa 14 gramas. 


60 ) - PETRIM ou SEM-FIM ( Synallaxis frontalis ), a ave ocorre em quase todo o Brasil, exceto no extremo-oeste da Amazônia, mede 14 cm de comprimento e pesa 17 gramas.


61 ) - FRUXU-DO-CERRADÃO ( Neopelma pallescens ), a ave ocorre na Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica no Brasil, mede 14 cm de comprimento e pesa 20, 5 gramas. 


62 ) - TANGARÁ-FALSO ( Chiroxiphia pareola ), a ave ocorre em RR, AP, PA, MT, TO, MA, PI, CE, do RN até o norte do ES, mede 12, 5 cm de comprimento e pesa 24, 5 gramas. 


63 ) - RENDEIRA ou CORRUPIÃO ( Manacus manacus ), a ave ocorre nos países amazônicos e Caribe, no Brasil do RN ao N de SC, mede 11 cm de comprimento e pesa 13 gramas. 


64 ) - FERREIRO ou ARAPONGA DO NORDESTE ( Procnias averano ), a ave ocorre na Guiana, Colômbia e Venezuela, no Brasil em RR, MA, PI, PE e AL, mede 28 cm de comprimento e pesa 178 gramas. 


65 ) - CANELEIRO-VERDE ou BICO-GROSSO

( Pachyramphus viridis ), a ave ocorre nos países amazônicos, do RN ao RS, mede 16, 2 cm de comprimento e pesa 21 gramas. 


66 ) - CANELEIRO-PRETO ( Pachyramphus polychopterus ), a ave ocorre da América Central e das Guianas à Bolívia, Argentina e Uruguai, e em todo o Brasil, mede 15, 5 cm de comprimento e pesa 21 gramas. 


67 ) - PATINHO ou BICO-CHATO (Platyrinchus mystaceus), a ave ocorre na América Central e do Sul, no Brasil RR, MA e CE até o RS, MT e MS, mede 10 cm de comprimento e pesa 10, 5 gramas. 


68 ) - CABEÇUDO ( Leptopogon amaurocephalus ), a ave ocorre em todo Brasil, Mata Atlântica, Nordeste, Sul e Sudeste, mede 13 cm de comprimento e pesa 12 gramas. 


69 ) - BICO-CHATO-DE-ORELHA-PRETA

( Tolmomyias sulphurescens ), a ave ocorre em todo Brasil, mais observado no Sul e Sudeste, mede 9 cm de comprimento e pesa 12 gramas.


70 ) - BICO-CHATO-AMARELO ( Tolmomyias flaviventris ), a ave ocorre desde o norte do Brasil até a região sudeste no estado do RJ, mede 12, 7 cm de comprimento e pesa 11, 3 gramas. 


71 ) - FERREIRINHO-DE-CARA-DE-CANELA ou TORORÓ ( Poecilotriccus plumbeiceps ), a ave ocorre na Mata Atlântica de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, mede 9 cm de comprimento e pesa 6 gramas.


72 ) - FERREIRINHO-DE-TESTA-PARDA

( Poecilotriccus fumifrons ), a ave ocorre do baixo rio Amazonas até o Nordeste, mede 9 cm de comprimento e pesa 7, 2 gramas. 


73 ) - SEBINHO-RAJADO-AMARELO 

( Hemitriccus striaticollis ), a ave ocorre na área central da Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste, mede 11 cm de comprimento e pesa 7, 8 gramas.


74 ) - TACHURI-CAMPAINHA ( Hemitriccus nidipendulus ), a ave ocorre no leste do Brasil, de Alagoas ao norte de Santa Catarina, mede 10 cm de comprimento e pesa 8 gramas. 


75 ) - PAPA-MOSCAS-DO-SERTÃO ( Stigmatura napensis ), a ave ocorre no Nordeste do PI o extremo norte de MG e oeste amazônico, mede 13 cm de comprimento e pesa 10 gramas. 


76 ) - ALEGRINHO-BALANÇA-RABO 

( Stigmatura budytoides ), a ave ocorre no Nordeste e no Chaco paraguaio-boliviano, mede 13 cm de comprimento e pesa 9, 5 gramas. 


77 ) - BARULHENTO ou MARIA-BARULHENTA 

( Euscarthmus meloryphus ), a ave ocorre em parte do Brasil, exceto a Amazônia, encontrado na Venezuela à Bolívia e Uruguai, mede 10 cm de comprimento e pesa 7 gramas. 


78 ) - POAIEIRO-DE-SOBRANCELHA ( Ornithion inerme ), a ave ocorre nos países amazônicos, toda Amazônia, Mata Atlântica desde o Nordeste: RN, PB, PE, AL, SE e BA até o Sudeste: RJ e ES, mede 8, 5 cm e pesa 12 gramas. 


79 ) - RISADINHA ( Camptostoma obsoletum ), a ave ocorre na América Central e do Sul, exceto no Chile, presente em todo Brasil, mede 9, 5 cm de comprimento e pesa 7, 6 gramas.


80 ) - GUARACAVA-DE-CRISTA-BRANCA

( Elaenia chilensis ), a ave ocorre da Colômbia à Terra do Fogo, América do Sul, no Brasil na Costa Atlântica e Amazônia, mede 15 cm de comprimento e pesa 18 gramas. 


81 ) - TUQUE ou GORDINHO ( Elaenia mesoleuca ), a ave ocorre na Argentina, Paraguai e Uruguai, em florestas temperadas, subtropicais ou tropicais, no Brasil da PB ao RS, mede 16 cm e pesa gramas. 


82 ) - CURUCUTADO-TOPETUDO ( Elaenia cristata ), a ave ocorre desde o norte da América do Sul até Mato Grosso e São Paulo, mede 15 cm de comprimento e pesa 18 gramas.


83 ) - CHIBUM ( Elaenia chiriquensis ), a ave ocorre desde a Costa Rica à Argentina, em todo Brasil e caatinga, exceto RS, SC e AC, mede 14 cm de comprimento e pesa 22, 1 gramas. 


84 ) - SUIRIRI-CINZENTO ( Suiriri suiriri ), a ave ocorre na caatinga e cerrado, também no RS, AP e PA, na Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai, mede 26 cm de comprimento e pesa 21 gramas. 


85 ) - MARIA-PECHIM ( Myiopagis gaimardii ), a ave ocorre nos países amazônicos, no Brasil na AM, do Centro-oeste até SP, no NE em AL, PI e BA, mede 12, 5 cm de comprimento e pesa 14 gramas. 


86 ) - GUARACAVA-DE-OLHEIRAS 

( Myiopagis viridicata ), a ave ocorre em todo Brasil, mede 12 cm de comprimento e pesa 14 gramas. 


87 ) - BAGAGEIRO ou ARIRI ( Phaeomyias murina ), a ave ocorre no Panamá e países da América do Sul, em todo Brasil, exceto em SC, medindo 12 cm de comprimento e pesa 15 gramas.


88 ) - IRRÉ ou MARIA-IRRÉ ( Myiarchus swainsoni ), a ave ocorre na América do Sul e todo o Brasil, medindo cerca de 19 cm de comprimento e pesando  na média 25 gramas. 


89 ) - MARIA-CAVALEIRA ( Myiarchus ferox ), a ave ocorre na América do Sul, exceto no Chile, estar em todo Brasil, medindo 19, 5 cm de comprimento e pesa 30 gramas.


90 ) - TONTINHA  ou MARIA CAVALEIRA DE RABO ENFERRUJADO ( Myiarchus tyrannulus ), a ave ocorre em quase todo o Brasil, exceção de algumas áreas da Amazônia, mede 22 cm e pesa 35 gramas.


91 ) - VISSIÁ ou MARIA-CINZA ( Rhytipterna simplex ), a ave ocorre no países amazônicos e Amazônia brasileira, Mata Atlântica da PB até MG e SP, mede 20, 5 cm e pesa 38 gramas. 


92 ) - CANELEIRO-ENXOFRE ( Casiornis fuscus ), ave endêmica do Nordeste até a baixa Amazônia, mede 18 cm de comprimento e pesa 19, 5 gramas. 


93 ) - BEM-TE-VI-RAJADO ( Myiodynastes maculatus ), a ave ocorre do México até Argentina e países Sul Americanos, em todo Brasil, mede 22 cm e pesa 45 gramas. 


94 ) - BEM-TE-VIZINHO ( Myiozetetes similis ), a ave ocorre na América Central e do Sul, em todo o Brasil, mede 18,5 cm de comprimento e pesa 27 gramas. 


95 ) - TESOURINHA ( Tyrannus savana ), a ave ocorre do México, América Central e do Sul, em todo Brasil, mede 40 cm de comprimento e pesa 32 gramas. 


96 ) - BEM-TE-VI-PEITICA (Empidonomus varius), a ave ocorre a leste dos Andes da Argentina até os Estados Unidos, em todo Brasil, mede 18 cm de comprimento e pesa 28 gramas. 


97 ) - LAVADEIRA-DE-CARA-BRANCA 

( Fluvicola albiventer ), a ave ocorre na Bolívia, Paraguai e Argentina, na Amazônia e Nordeste e quase todo Brasil, mede 14 cm e pesa 14 gramas.


98 ) - LAVADEIRA-MASCARADA ( Fluvicola nengeta ), a ave ocorre no noroeste da América do Sul, também no Brasil, PA, Centro-oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, mede 16 cm e pesa 20 gramas. 


99 ) - FILIPE ou CAGA-SEBO ( Myiophobus fasciatus ), a ave ocorre em todo Brasil, mais presença no Sul, Sudeste e Nordeste, mede 12, 5 cm de comprimento e pesa 10 a 12 gramas. 


100 ) - GUARACAVUÇU ( Cnemotriccus fuscatus ), a ave ocorre na América do Sul, exceto no Chile e Uruguai, presente em todo Brasil, mede 15 cm de comprimento e pesa 16 gramas. 


101 ) - NOIVINHA ou VIUVINHA-ALEGRE

( Xolmis irupero ), a ave ocorre nos brejos, caatinga do Nordeste, MS, RS, SC, na Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai, mede 18 cm e pesa 46 gramas. 


102 ) - VITE-VITE-DE-OLHO-CINZA

( Hylophilus amaurocephalus ), ave endêmica do Brasil no Nordeste: PI, CE, PB até SP na divisa com Paraná, mede 12 cm de comprimento e pesa 9 gramas. 


103 ) - JURUVIARA ou TRINTA-E-UM ( Vireo chivi ), a ave ocorre na América do Sul e quase todo Brasil, medindo 10 cm de comprimento e pesando cerca de 12 gramas. 


104 ) - ANDORINHA-DO-CAMPO ( Progne tapera ), a ave ocorre em todas as regiões do Brasil, medindo 17 cm de comprimento e pesando 40 gramas. 


105 ) - ANDORINHA-DE-SOBRE-BRANCO 

( Tachycineta leucorrhoa ), a ave ocorre da Argentina, Chile e Bolívia ao MT, MG e ES, mede 13, 5 cm de comprimento e pesa 21 gramas. 


106 ) - ANDORINHA-DE-BANDO ( Hirundo rustica ), a ave ocorre na Europa, África, Ásia, Américas e norte da Austrália, todo Brasil, mede 15, 5 cm de comprimento e pesa 20 gramas. 


107 ) - GARRINCÃO-PAI-AVÔ ( Pheugopedius genibarbis ), a ave ocorre nos rios Amazonas e Solimões até a Costa Atlântica, MT, MG e RJ, Peru, Bolívia, mede 17 cm e pesa 22, 8 gramas. 


108 ) - GARRINCHÃO-DO-BICO-GRANDE 

( Cantorchilus longirostris ), ave endêmica do Brasil, Caatinga, Mata Atlântica do Nordeste e Sudeste, mede 19 cm de comprimento e pesa 22 gramas. 


109 ) - BALANÇA-RABO-DO-NORDESTE ou GATINHA ( Polioptila atricapilla ), ave endêmica do Brasil, das caatingas no Nordeste do MA à MG, mede 11 cm de comprimento e pesa 8 gramas. 


110 ) - SABIÁ-POCA ou SABIÁ-BRANCO ( Turdus amaurochalinus ), a ave ocorre na Argentina, em quase todos estados do Brasil, exceto em RR e AP , mede 16 cm de comprimento e pesa 14 gramas. 


111 ) - BICO-DE-LACRE ou BICO-DE-FOGO

( Estrilda astrild ), a ave ocorre em quase todo Brasil, exceto em MT, RO e TO, mede 13 cm de comprimento e pesa 10 gramas. 


112 ) - CAMINHEIRO-ZUMBIDOR ou CORREDEIRA ( Anthus chii ), a ave ocorre no Panamá, América do Sul, exceto no Equador, presente em todo Brasil, mede cerca de 13 cm de comprimento e pesa 12 gramas.


113 ) - GATURAMO-VERDADEIRO ou GURIATÃ ( Euphonia violacea ), a ave ocorre na Amazônia brasileira, Nordeste na Mata Atlântica até RS, nas Guianas, Venezuela, Paraguai e Argentina, mede 12 cm e pesa 15 gramas.


114 ) - TICO-TICO-DE-BICO-PRETO ( Arremon taciturnus ), a ave ocorre nos países amazônicos e Amazônia brasileira até o MA e GO, no Nordeste desde o PI, PE, BA até o ES, mede 15, 5 cm e pesa 32 gramas. 


115 ) - GARABALDI ou PÁSSARO-DO-ARROZ

( Chrysomus ruficapillus ), a ave ocorre no AP, AM, MS, MG, GO, RJ, SP, PR, SC, RS, TO, DF e estados do Nordeste, mede 18, 5 cm de comprimento e pesa 41, 3 gramas. 


116 ) - PEITO-VERMELHO-GRANDE ( Leistes defilippii ), a ave ocorre na Argentina, Brasil e Uruguai, mede 21 cm de comprimento e pesa 73, 6 gramas.


117 ) - XEXÉU-BAUÁ ( Cacicus solitarius ), a ave ocorre na América do Sul, quase todo Brasil, exceto em RR, SC, SP e ES, mede cerca de 28 cm de comprimento e pesa 90 gramas. 


118 ) - PÊGA ou XEXÉU-DA-BANANEIRA ( Icterus pyrrhopterus ), a ave ocorre na grande parte do Brasil, exceto no noroeste do país, mede 20 cm de comprimento e pesa 33, 3 gramas. 


119 ) - VIRA-BOSTA-PICUMÃ ( Molothrus rufoaxillaris ), a ave ocorre no leste do Brasil, do RS até o PI, regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, mede 21 cm e pesa 50 gramas. 


120 ) - PÁSSARO-PRETO GRAÚNA ( Gnorimopsar chopi ), excluindo a AM, a ave ocorre no leste do PA e MA, encontrado em todo restante do Brasil, mede 25, 5 cm de comprimento e pesa 90, 3 gramas. 


121 ) - CARA-SUJA ( Agelaioides fringillarius ), a ave ocorre em caatingas no Nordeste do Brasil até MG e ES, mede 26 cm de comprimento e pesa 100 gramas.


122 ) - SAÍRA-DE-CHAPÉU-PRETO ou AZEDINHO ( Nemosia pileata ), a ave ocorre na América do Sul, Amazônia ao nordeste e leste do Brasil, até SP ao RS, mede 13 cm de comprimento e pesa 14 gramas. 


123 ) - CANÁRIO-DO-CAMPO ou JOÃO-MOLE ( Emberizoides herbicola ), a ave ocorre na Costa Rica e Panamá, América do Sul, em todos estados do Brasil, mede 20 cm de comprimento e pesa 30 gramas. 


124 ) - PINTASSILGO-DO-PAPO-PRETO 

( Hemithraupis guira ), a ave ocorre no Brasil menos em RO, presente na América do Sul,  exceto no Chile e Uruguai, mede 13 cm de comprimento e pesa 10 gramas. 


125 ) - SAÍ-ANSORINHA ou SANHAÇUIRA e SANHAÇO-DO-BARRANCO ( Tersina viridis ), a ave migratória ocorre em todo Brasil, aparece e desaparece, mede 14 cm de comprimento e pesa 30 gramas. 


126 ) - SAÍRA-BEIJA-FLOR ( Cyanerpes cyaneus ), a ave ocorre na Amazônia, Centro-oeste, Nordeste e Sudeste na Mata Atlântica, América do Sul, do México ao Panamá,  mede 12, 0 cm de comprimento e pesa 14 gramas. 


127 ) - SAÍ-AZUL ou AZULEGO ( Dacnis cayana ), a ave ocorre todo Brasil, de Honduras ao Panamá, na América do Sul, exceto no Chile e Uruguai, mede 13 cm de comprimento e pesa 16 gramas.


128 ) - TEMPERA-VIOLA ou TRINCA-FERRO

( Saltator maximus ), a ave ocorre toda Amazônia e regiões central e leste do Brasil, para o sul até MT, SP e RJ, do México ao Panamá, países amazônicos,  mede 19, 5 cm e pesa 48 gramas.


129 ) - CAMBACICA ou PAPA-BANANA (Coereba flaveola), a ave está em quase todas regiões do país, exceto no oeste e centro da Amazônia, ocorre desde o SE México, América Central e do Sul, Caribe, mede 11, 5 cm e pesa 10 gramas. 


130 ) - CIGARRA-PRETA ou TRIGOLINO ( Asemospiza fuliginosa ), a ave ocorre em PE à SC, MG e MT, DF e GO, mede 12, 5 cm de comprimento e pesando cerca de 15 gramas.


131 ) - PIPIRA-PRETA ou SÃO-PREDRINHO

( Tachyphonus rufus ), a ave ocorre nas regiões Norte, Centro-oeste, Nordeste, Sudeste até SP, América Central e do Sul, mede 18 cm de comprimento e pesa 42, 5 gramas.


132 ) - SANGUE-DE-BOI ( Ramphocelus bresilia ), a ave endêmica do Brasil, ocorre na Mata Atlântica do RN ao SC, mede 19 cm de comprimento e pesa 35, 5 gramas. 


133 ) - BIGODINHO ( Sporophila lineola ), a ave ocorre em todo Brasil, Argentina, Paraguai,  Bolívia e países amazônicos, mede 11 cm de comprimento e pesa 12 gramas. 


134 ) - CHUPINHA ( Sporophila nigricollis ), a ave ocorre na Costa Rica, Panamá, América do Sul, grande parte do Brasil, do sul até o PR, AM Central para o Nordeste até o AP , mede 11 cm e pesa 9, 6 gramas. 


135 ) - CHORÃO ( Sporophila leucoptera ), a ave ocorre no Brasil em parte no Norte, presente no Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e pouco no Sul, mede 12, 5 cm e pesa 16 gramas. 


136 ) - SAÍ-CANÁRIO ( Thlypopsis sordida ), a ave ocorre na América do Sul, no Brasil nas regiões N, NE, CO, SE e S, mede 13, 5 cm de comprimento e pesa 17 gramas.


137 ) - FIGURINHA-DE-RABO-CASTANHO ou PULA-PULA ( Conirostrum speciosum ), a ave ocorre nos países amazônicos e em todo Brasil, mede 11 cm de comprimento e pesa 9 gramas.


138 ) - FIGURINHA-DO-MANGUE ( Conirostrum bicolor ), a ave ocorre na maior parte da Amazônia brasileira, toda faixa litorânea do AP até SC, mede 14 cm de comprimento e pesa 11 gramas. 


139 ) - CANÁRIO-DA-HORTA ou TIPIO ( Sicalis luteola ), a ave ocorre no Brasil oriental do PI ao RS, também no leste do CO, México, América Central até a Argentina, mede 12, 5 cm de comprimento e pesa 18 gramas.


140 ) - SANHAÇO-DE-COLERA ( Schistochlamys melanopis ), a ave ocorre nos países amazônicos e Paraguai, no Brasil de RR até  PR, na região NE toda faixa litorânea, mede 18 cm e pesa 40 gramas. 


141 ) - SANHAÇO-PARDO ( Schistochlamys ruficapillus ), a ave ocorre ocorre em quase todo Brasil, exceto no AM, RR, AP, AC, RO e RS, presente no Paraguai e Argentina, mede 18 cm e pesa 38 gramas. 


142 ) - GALO-DE-CAMPINA ou CARDEAL DO NORDESTE ( Paroaria dominicana ), a ave no Brasil ocorre no Nordeste, Centro-oeste e Sudeste, mede 17, 2 cm de comprimento e pesa 43 gramas. 


143 ) - SANHAÇO-AZUL ( Thraupis sayaca ), a ave ocorre nas regiões tropicais e subtropicais ao sul da Amazônia e a leste dos Andes e restante do Brasil, mede 19 cm de comprimento e pesa 43 gramas. 


144 ) - SAÍRA-AMARELA ou GUIRAPEREÁ

( Stilpnia cayana ), ave ocorre no Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e na Guiana Francesa, mede 15 cm e pesa 20 gramas. 


145 ) - MÃE-DA-LUA ( Nyctibius griseus ), a ave ocorre em todo Brasil, da Costa Rica à Bolívia, Argentina e Uruguai, mede 38 cm de comprimento e pesa 202 gramas. 


146 ) - BACURAU-OCELADO ( Nyctiphrynus ocellatus ), a ave ocorre na América Central e do Sul e no Brasil, mede 21 cm de comprimento, pesa 70 gramas.


147 ) - JOÃO-CORTA-PAU ( Antrostomus rufus ) a espécie de bacurau ocorre em todo o Brasil, mede 28 cm de comprimento e pesa 65 gramas.


148 ) - BACURAU ou AMANHÃ-EU-VOU 

( Nyctidromus albicollis ), a ave ocorre na América do Norte, Central e do Sul, exceto no Chile, todo o Brasil, mede 28 cm de comprimento e pesa 90 gramas. 


149 ) - BACURAU-PEQUENO ou BACURAU-CHITÃ ( Hydropsalis parvula ), a ave ocorre em todo Brasil, da Venezuela à Bolívia e Argentina, mede 20 cm e pesando cerca de 46 gramas.


150 ) - BACURAU-TESOURA (Hydropsalis torquata ), a ave ocorre em parte da América do Sul, em todo Brasil, mede 40 cm de comprimento e pesa 75 gramas.


151 ) - TESOURINHA ou ANDORINHÃO-DO-BURITI ( Tachornis squamata ), a ave ocorre em quase todo Brasil, Venezuela e Guianas, mede 11, 5 cm e pesa 11 gramas.


152 ) - BEIJA-FLOR-PRETO ( Florisuga fusca ), a ave ocorre da Paraíba ao Rio Grande do Sul, medindo 12, 2 cm de comprimento e pesando 9 gramas.


153 ) - BEIJA-FLOR-BESOURÃO ( Glaucis hirsutus ), a ave ocorre no Panamá à Bolívia, Venezuela, Guianas e quase todo Brasil, mede 13 cm e pesa 7 gramas.


154 ) - RABO-BRANCO-DE-CAUDA-LARGA ou MARRONZINHO ( Anopetia gounellei ), beija-flor endêmico da Caatinga do Nordeste, mede 12, 6 cm de comprimento e pesa 3, 4 gramas.


155 ) - RABO-BRANCO-RUBRO ou BESOURINHO-DA-MATA ( Phaethornis ruber ), o beija-flor ocorre das Guianas, Venezuela à Bolívia e no Brasil até São Paulo, mede 8, 6 cm e pesa 2, 2 gramas. 


156 ) - BEIJA-FLOR RABO-BRANCO-ACANELADO ou LIMPA-CASA ( Phaethornis pretrei ), ocorre do Maranhão  ao Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso,  Bolívia, Paraguai e Argentina, mede 16,5 cm e pesa 5,6 gramas.


157 ) - BEIJA-FLOR-VERMELHO ( Chrysolampis mosquitus ), ocorre na América Central e do Sul, no Brasil regiões Norte, Nordeste Centro-oeste e Sudeste, mede 9, 5 cm e pesa 4, 1 gramas.


158 ) - ESTRELA-VERDE-AZULADO (Heliomaster squamosus ), beija-flor endêmico do Brasil, nas regiões Centro-oeste, Sudeste, Nordeste e Paraná, mede 12, 5 cm e pesa 5, 3 gramas.


159 ) - TESOURINHA ou BEIJA-FLOR-MOSCA ( Calliphlox amethystina ), a ave ocorre na América do Sul, no Brasil nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, mede 8, 6 cm de comprimento e pesa 2, 3 gramas. 


160 ) - BESOURINHO-BICO-VERMELHO ( Chlorostilbon lucidus ), o beija-flor ocorre no Nordeste do Brasil, Espírito Santo ao Rio Grande do Sul, mede 10, 5 cm de comprimento e pesa 4, 5 gramas. 


161 ) - BEIJA-FLOR-DE-COSTAS-VIOLETA 

( Thalurania watertonii ) endêmico do Brasil, ocorre em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, medindo cerca de 11, 5 cm e pesa 5, 2 gramas. 


162 ) - BEIJA-FLOR-TESOURA ( Eupetomena macroura ) ocorre das Guianas à Bolívia e Paraguai, todo o Brasil, exceto parte da Amazônia, mede 18 cm de comprimento e pesa 11 gramas.


163 ) - BEIJA-FLOR-DE-BANDA-BRANCA

( Chrysuronia versicolor ) ocorre em parte da América do Sul e Brasil, mede 9, 0 cm de comprimento e pesa 4, 3 gramas. 


164 ) - BEIJA-FLOR-DE-BARRIGA-BRANCA

( Chrysuronia leucogaster ) ocorre no litoral setentrional do Brasil entre Espírito Santo e Roraima, mede 10 cm de comprimento e pesa 4, 5 gramas. 


165 ) - SARACURA-MATRACA ( Rallus longirostris ) a ave ocorre em quase todo litoral brasileiro, medindo cerca de 30 cm de comprimento e pesar 100 gramas. 


166 ) - SANÃ-PARDA ( Laterallus melanophaius ) a ave ocorre em parte do Brasil e da América do Sul, medindo cerca de 17 cm de comprimento e pesa 60 gramas. 


167 ) - FRANGUINHO-D'ÁGUA ( Mustelirallus albicollis ), a ave ocorre na América do Sul, em todo o Brasil, exceto no Acre, medindo 24 cm de comprimento e pesa 121 gramas. 


168 ) - PINTO-D'ÁGUA ou CAMBONJE

( Neocrex erythrops ), a ave ocorre na América do Sul e quase todo Brasil, exceto no Acre e Rondônia, medindo  cerca de 19 cm e pesa 70 gramas. 


169 ) - SARACURA-SANÃ ( Pardirallus nigricans ), a ave ocorre na América do Sul, no Brasil da Paraíba ao Rio Grande do Sul, mede 29 cm de comprimento e pesa 270 gramas.


170 ) - SARACURA-DO-MANGUE ( Aramides mangle ) a ave ocorre nos estados do Nordeste, Sudeste até o Paraná, mede 37 cm de comprimento e pesa 550 gramas. 


171 ) - SIRICORA ou TRÊS-COCO ( Aramides cajaneus ), a ave ocorre em todo Brasil, no litoral e interior, mede até 40 cm de comprimento e pesa 466 gramas. 


172 ) - JAÇANÃ-GALO ou GALINHA-D'ÁGUA ( Gallinula galeata ), a ave ocorre em todo Brasil e continente americano, medindo cerca de 30 cm e pesa 340 gramas. 


173 ) - BATUÍRA ou MAÇARICO ( Pluvialis squatarola ), a ave ocorre no Brasil em toda costa atlântica e de outros continentes, mede 31 cm de comprimento, envergadura 83 cm e pesa 395 gramas. 


174 ) - AGACHADEIRA ou PINGA-PINGA

( Charadrius semipalmatus ), a ave ocorre na costa leste do Brasil até à Argentina, mede 18 cm de comprimento e pesa 47 gramas. 


175 ) - BATUÍRA-BICUDA ( Charadrius wilsonia ), a ave migrante dos Estados Unidos ao Brasil e Peru, mede 20 cm de comprimento e pesando 80 gramas. 


176 ) - MANUELZINHO-DA-CROA ( Charadrius collaris ), a ave ocorre em todo o Brasil, do México à Bolívia, Argentina e Chile, mede 15 cm e pesa 28 gramas.


177 ) - BAIACU ou OSTRACEIRO ( Haematopus palliatus ), a ave ocorre da América do Norte ao sul da América do Sul, toda costa brasileira, mede 44 cm e pesa 720 gramas. 


178 ) - MAÇARICÃO ou PERNA-DE-PAU 

( Himantopus mexicanus ), a ave ocorre na América do Norte, Central e do Sul, no Brasil regiões Norte e Nordeste, mede 38 cm de comprimento e pesa 190 gramas. 


179 ) - PIRÃO-GORDO ou MAÇARICÃO (Numenius hudsonicus), a ave ocorre em todo litoral brasileiro do Amapá ao Rio Grande do Sul, mede 47 cm de comprimento e pesa 493 g.


180 ) - VIRA-PEDRAS ou MAÇARICO-TURCO

Vira-pedras (Arenaria interpres), a ave ocorre em toda América, Europa, Ásia e África, chegando ao litoral do Brasil, mede 26 cm de comprimento e pesa 190 gramas. 


181 ) - MAÇARICO-BRANCO ( Calidris alba ), a ave ocorre na América do Norte, Central e do Sul, em todo litoral brasileiro do Amapá ao Rio Grande do Sul, mede 20 cm e pesa 100 gramas. 


182 ) - MAÇARICO-RASTEIRINHO ( Calidris pusilla ), a ave ocorre nas zonas costeiras da América do Sul e litoral brasileiro do Amapá ao Rio Grande do Sul, mede 15 cm e pesa 41 gramas. 


183 ) - MAÇARIQUINHO-PINTADO (Actitis macularius), a ave ocorre da América do Norte à Argentina e em todo Brasil, mede 40 cm de comprimento e pesa 41 gramas. 


184 ) - MAÇARICO-SOLITÁRIO ( Tringa solitaria ), a ave ocorre na América do Norte, Central e do Sul, em todas regiões do Brasil, mede 41 cm de comprimento e pesa 65 gramas. 


185 ) - MAÇARICO-TITITIU ( Tringa melanoleuca ), a ave ocorre na América do Norte, Central e do Sul, em todas regiões do Brasil, mede 28 cm de comprimento, pesa 160 gramas.


186 ) - MAÇARICO-DE-ASA-BRANCA ( Tringa semipalmata ), a ave ocorre no Brasil setentrional, na orla marítima do Amapá ao Rio Grande do Sul, mede 41 cm e pesa 375 gramas. 


187 ) - MAÇARICO-DE-PERNA-AMARELA 

Maçarico-de-perna-amarela ( Tringa flavipes ), a ave ocorre em todo o Brasil, até a Terra do Fogo, mede 28 cm de comprimento e pesa 114 gramas. 


188 ) - MANDRIÃO-DO-SUL ( Stercorarius maccormicki ), a ave migra nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico, no litoral brasileiro desde o Maranhão ao Rio Grande do Sul, mede 59 cm e pesa 1, 45 gramas. 


189 ) - GAIVOTÃO ( Larus dominicanus ), a ave ocorre no litoral Atlântico e Pacífico da América do Sul, África e Nova Zelândia, no Brasil costado Pará ao Rio Grande do Sul, mede 58 cm e pesa 900 gramas. 


190 ) - TALHA-MAR ou CORTA-ÁGUA ( Rynchops niger ), a ave ocorre em todo o Brasil no litora, e nas Américas desde os Estados Unidos até a Argentina, mede 50 cm de comprimento e pesa 400 gramas. 


191 ) - TRINTA-RÉIS-PEQUENO ( Sternula superciliaris ), a ave ocorre na América do Sul, em todo Brasil, mede 23 cm de comprimento e pesa 57 gramas. 


192 ) - TRINTA-RÉIS-BOREAL ( Sterna hirundo ), a ave ocorre na Europa, América do Norte, Central e do Sul, no Brasil todo litoral do Amapá ao Rio Grande do Sul, mede 38 cm e pesa 136 gramas.


193 ) - TRINTA-RÉIS-DE-BANDO ( Thalasseus acuflavidus ), a ave ocorre no litoral brasileiro desde a Ilha de Marajó ao Rio Grande do Sul, mede 45 cm de comprimento e pesa 300 gramas. 


194 ) - PARDELA-ESCURA ( Ardenna grisea ), a ave ocorre em todos mares, exceto o Índico; no Brasil todo litoral de maio a novembro, mede 50 cm de comprimento e pesa 680 gramas. 


195 ) - JABURU-MOLEQUE ( Mycteria americana ), a ave ocorre em quase todo Brasil, Pantanal e litoral Nordeste, mede 100 cm de comprimento e pesa 2, 8 Kg.


196 ) - FRAGATA ou TESOURÃO (Fregata magnificens), a ave ocorre no Atlântico da América do Sul e Central, no Brasil todo litoral desde o Amapá ao Rio Grande do Sul, mede 100 cm de comprimento e pesa 1, 5 Kg.


197 ) - BIGUÁ ou PATA-D'ÁGUA (Nannopterum brasilianum), a ave ocorre dos EUA à Terra do Fogo, extremidade austral da América do Sul, todo o Brasil, mede 73 cm de comprimento e pesa 1, 4 Kg.


198 ) - SABACU ou SOCÓ-DORMINHOCO

( Nycticorax nycticorax ), a ave ocorre do Canadá à Terra do Fogo, Velho Mundo, em quase todo Brasil, mede 60 cm de comprimento e pesa 800 gramas. 


199 ) - SOCÓ-BOI-BAIO ( Botaurus pinnatus ), a ave ocorre do México à Argentina, localmente todo Brasil, mede 76 cm de comprimento e pesa 1.150 gramas.


200 ) - SOCOÍ-AMARELO ou SOCOÍ ( Ixobrychus involucris ), a ave ocorre na América do Sul,  no Centro-oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, mede 33 cm e pesa 130 gramas.



BIBLIOGRAFIA:



https://www.wikiaves.com.br/especies.php?t=t < acesso em 10/06/2023.


https://faunaefloradorn.blogspot.com/search/label/fauna?m=1 < acesso em 11/06/2023.


https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Categoria:Fauna_da_Caatinga < acesso em 12/06/2023.


https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Categoria:Fauna_da_Mata_Atl%C3%A2ntica < acesso em 13/06/2023.
























































Nenhum comentário: