segunda-feira, 20 de novembro de 2023

PRONOMES AGENTIVOS / TÊJÊ PÊBÁM


ba- 'eu'

ka- 'tu, vós'

i-/j-/in-/im- 'ele(s)/ela(s)'

ki- 'nós'


Pronomes dativo / Têjê kubám

i-má 'para mim, me'

a-má 'para ti, te, para vós, vos'

ku-má 'para ele(s)/ela(s)'

ba-má 'para nós, nos'


Pronomes acusativos / Têjê dsêkôbám

i- 'para mim, me'

a- 'para ti, te, para vós, vos'

ku- 'para ele(s)/ela(s)'

ba- 'para nós, nos'


 O Katuandí, baseado nas correspondências das outras línguas da família Cerratense e nos pronomes resgatados dos vocabulários disponíveis, possui três paradigmas, isto é, modelos de pronomes que se diferenciam para indicar o sujeito (nominativo), o dativo e o objeto (acusativo), quem causa a ação, o direcionamento de uma ação e quem sofre a ação de um verbo, aqui vai um exemplo para facilitar a compreensão:


badsê apê "eu trabalharei para ti"


 Nessa curta frase é possível inserir todas essas informações com os dois paradigmas supracitados, a ação pode ser descrita da seguinte forma 'eu sou dono da ação futura (ba-dsê) de trabalhar para você (a-pê)', ba- nesse caso está sendo usado para indicar que 'eu' sou o agente da ação, isto é, aquele que a comete, -dsê é uma posposição que indica o futuro, juntada com o pronome indica que a ação será feita por mim no futuro, que ação será feita ? A ação de a-pê, pê é o verbo 'trabalhar', junto com o a- 'para ti', indica que 'tu' é o objeto, ou seja, aquele que sofre a ação do agente, formando assim a frase:


ba-dsê a-pê 'eu trabalharei para ti'






Autor da matéria: Suã Ari Llusan 





Nenhum comentário: