quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

AS PLURACIONALIDADE DOS VERBOS TEREJÊ

 Com a confirmação da publicação anterior, além de uma parcial segurança de que alguns verbos parecem ter sido herdados do Proto-Jê Central com estruturas semelhantes àquelas vistas no Akuwẽ, podemos trabalhar na reconstrução deste sistema das línguas Terejê, usarei o Natú como língua base dos exemplos:


rowan wa-dì ou wa-rowan "eu derrubei (singular)"

robà wa-dì ou wa-robà "nós dois derrubamos (dual)"

robà wa-dì ou wa-robà "nós todos derrubamos (plural)"


Pluracionalidade é um aspecto de várias línguas do mundo, onde o número de um argumento é explícito não no pronome, mas sim no verbo, ao invés de diferenciar entre "eu como" e "nós comemos", a diferença seria mais como "eu como" e "eu comemos", sendo que o pronome "eu" tem função tanto singular quanto plural em muitas línguas do mundo, o Natú parece ter compartilhado dessa característica. Aqui vão 3 trios de verbos para exemplificar a distinção:


AMAR

wêrê wa-dì ou wa-wêrê 'eu gosto, eu amo (singular)'

sàrà wa-dì ou wa-sàrà 'nós dois queremos, nós dois amamos (dual)'

tha wa-dì ou wa-tha 'nós todos queremos, nós tomos amamos (plural)'


COMER

kran wa-dì ou wa-kran 'eu como (singular)'

dó wa-dì ou wa-dó 'nós dois comemos (dual)'

ñu wa-dì ou wa-ñu 'nós todos comemos (plural)'


PEGAR

tha wa-dì ou wa-tha 'eu pego (singular)'

my wa-dì ou wa-my 'nós dois pegamos (dual)'

my wa-dì ou wa-my 'nós todos pegamos (plural)'




Autor da matéria: Suã Ari Llusan



Nenhum comentário: