quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

DANÇA DO BUZO E DANÇA DA LANÇA EM DZUBUKUÁ


Ibanran idze Thora "kamara wrorè" iddeho meka idsebutte idze dseho buhe wremara Buzo "Turè". Mo wro wayukra, ika dokoho dukeddeli thora buibu dseho buhe yoboho, daditoklaku kopwidze, moande ithe anrante mo bo hany bo, bihekliboè iddeho wremara puppu dinhinholi anradzi boho, dzihekla boho, yoboho bihe tedzi bo bihekliboè ammuitte mo hammwi dikeddeli thora, daditotowi do ammuitteloboè. Idsebu wayukra Buzo ikatte tidzeklwili kadse padzu Tuppam, inaro Thora "Kamara Wrorè"


 Bannahoya wayukra didsoholi mo aboho yoboho witane dimalidzalia, bihekliboè kupwittewi iddeho bababoette, dadiwayu dadipoba dibohoa ho ikatte buibu dikeddeli kamara. Idsebu Wayukra Bababoette malidza dseho buhe dibohoa no radda dseho, no toidde mo kadse leidsea, ikottotte kadse dseho, ikangribatte kadse tedzi wiñua dehem.


O nome Toré "som sagrado" vem com a simbologia principal do nome indígena do instrumento do Buzo "Turé". Nessa dança o mestre do toré canta com o maracá o chocalho indígena marcando o rítmico, onde vem dos homens em pararelha cada qual com o instrumento de sopro feito de taboca ou embaúba, junto com uma mulher de cada lado indo em direção ao mestre do toré, rodopiando em todas as direções. A dança do buzo representa o som do trovão do Nosso Pai Tupã poriso o Toré é Som Sagrado.


      Outra dança com acontece em seguida com dois guerreiros cada qual munido com uma lança dançando batendo uma na outra ao som do maracá do mestre do canto. A Dança de Lança representa a luta entre os povos pela território indígena, pela defesa das nossas florestas, a segurança de nosso povo, o bem estar de nossas mulheres e crianças. 


A ETIMOLOGIA DE TORÉ


 Sabemos da presença de uma palavra extremamente semelhante ao rito chamado Toré dentro do Kipeá, a palavra sendo TORÁ 'cortesia com os pés', cortesia denominando aqui um gesto culturalmente educado e com propósitos fundamentais da cosmovisão do Kariri. Hoje venho discutir sobre como essa palavra foi formada, o que compõe a palavra TORÁ e de onde ela vem.


 Também lembro aqui que TORÁ tem o significado extra de 'fazer cortesia', ou seja, fazer um gesto, isso ajuda a encontrar o seu significado dentro da língua Kariri, cujo provavelmente seria composto de duas palavras:


TO 'ser mostrado, mostrar', visto em TOBÁ 'ser mostrado com a mão'

RÁ 'mexer, chocalhar, tremer'


Assim formando TO-RÁ 'mostrar e mexer' > 'fazer gesto, fazer cortesia (com os pés)'


Toré sendo não só um gesto qualquer, e sim um método de gratidão, uma maneira de expressar-se para as divindades em forma de dança, essas são as definições do Toré.


Autores: Tradução em Dzubukuá com Suã Ari Llusan, texto em português Nhenety KX, SUZART,Elizabete (pesquisadora da língua na aldeia).

Nenhum comentário: