quarta-feira, 17 de julho de 2024

O TERMO GANDIL’A É UMA TRADUÇÃO DO KARIRI ERA/ANRA


Pt.:


 Com a descoberta da etimologia de ERA/ANRA das línguas Kariri, revisitei essa palavra na esperança de encontrar sua etimologia através dessa conexão, e enfim, posso dizer com total certeza qual é o significado de gandil’a ‘casa’ da língua Xokó.


 A palavra é descendente da mesma palavra que resultou em kaduri ‘carregar’ do Xerente, através da evolução de k > g, como visto em gulijó da publicação anterior (*kwə̂r > guli), com evolução de duri > dilya, através de um antigo dyri (y = i grosso do Tupi), que virou diri > dirʲə (mesma lenição de é de *a-waré > a-wêlya) ‘língua’ e porfim diʎə, formando gan-dilya 'carregar.SG', com gan sendo descendente do prefixo de interação física e dilya sendo descendente de duri ‘carregar.SG’. Assim confirmando que os Terejê adotaram a expressão que os Kariri usavam para 'casa', o que é mais confirmado ainda pela etimologia do nome Terejê e Monterejê, que significam 'povo que anda, povo que caminha) (*mõ 'ir.PL' e *tẽr 'ir.SG + -jê 'sufixo coletivo', NIKULIN, 2020)



Fontes: 

Nikulin, Andrey, Proto-Macro-Jê: um estudo reconstrutivo, Brasília, 2020

KRIEGER, W. B; KRIEGER, G. C. (orgs.). Akwẽ mrmẽze–ktâwankõ mrmẽze; ktâwankõ mrmẽze–akwẽ mrmẽze. Dicionário escolar: Xerente–português; português–Xerente. Rio de Janeiro: Junta das Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. 1994. 118 f.





Autor da matéria: Suã Ari Llusan 



Nenhum comentário: