quarta-feira, 4 de setembro de 2024

A POSSÍVEL LÍNGUA DOS WOYANA DE WARACAPASSU


 Sabe-se graças aos documentos dos holandeses que o povo Woyana foi liderado em algum momento por um cacique chamado Waracapassu (escudo grande), também é possível perceber sua presença na toponímia do Ceará, visto que alguns topônimos não tem explicação etimológica derivada do Tupi Antigo, como no caso do nome antigo do rio Jaguaribe, que era Suaguarine (Suawari-ne), com um sufixo agentivo -ne derivado das línguas Caribes, além da pronúncia de uma palavra Tupi (îaguar-a) com um s- e um -i no final (suawari 'jaguar, onça'), isso indica que os habitantes originários do Jaguaribe eram migrantes Caribes, e afilio-os diretamente aos Woyana, pois de acordo com Loukotka (1968) a palavra registrada no Wayana para onça foi yaweri (yaweri > sawari (fricativização y- > s-) > suawari (labialização s- > sʷ-)).


 A língua Woyana pode ser associada diretamente à confederação Wayana ao norte, no Escudo das Guianas, sendo língua prima da Kaliña descrita previamente e comparada com a família Kariri, parte do grupo central do tronco Caribe, grupo esse que eu suspeito ser o ancestral das famílias linguísticas Kariri, Tremembé e Woyana no nordeste. Os Woyana foram pouco mencionados, mas a relação da palavra Suawarine indica que sua presença ocorria no atual rio Jaguaribe, compartilhando tais terras com os Payakú da nação Tarairiú. Também suspeito que alguns devam ter migrado mais ao leste, para o rio Açu, onde viviam os Janduí, deixando-nos evidência disso no nome que os Janduís usavam para si próprios, Otschuca-YANA.


 Com essa associação, é possível também estudar tal língua, visto que duas gramáticas estão disponíveis de graça na internet (GRIMES, 1972; TAVARES, 2006). Darei atenção para essa língua ao lado do Tremembé no estudo que estou fazendo para tecer a relação linguística do Kariri com os troncos da América do Sul.




Autor da matéria: Suã Ari Llusan 



Nenhum comentário: