No princípio dos contatos dos europeus com os nativos da América não foi harmônica, ocorreu para conquista de novos mercados dos produtos a serem explorados. Os povos indígenas eram vistos como seres inferiores a raça branca, os gentios deveriam serem dominados, explorados, escravizados e evangelizados com nova cultura bem com outra religião.
O Brasil na América do Sul não foi diferente, os povos indígenas seguiu nesse mesmo processo de dominação pelos portugueses, suas terras foram ocupadas, os nativos aldeados em missões jesuíticas, sujeitos a doenças, aculturação, escravização, muitos grupos fugiram para evitar a exterminação.
Atualmente ainda ocorre preconceito contra os povos indígenas, são chamados por alguns brasileiros de indolentes, preguiçosos, selvagens. Com a nova Constituição de 1988 os indígenas conseguiram avançar em alguns direitos sobre as terras, línguas, cultura, mas alguns deputados fazendeiros, madeireiros, seringueiros, mineradores dificultam o cumprimento da constituição. Ainda assim temos brasileiros, estrangeiros simpatizantes da causa indígena que estão ao lado de um mundo melhor, na preservação das florestas onde os indígenas são os guardiões da natureza.
Autor da matéria: Nhenety KX
Nenhum comentário:
Postar um comentário