sábado, 14 de setembro de 2024

PRONOMES DA LÍNGUA WOYANA, DISTINÇÃO DO SINGULAR E PLURAL


 A língua Woyana possui apenas a primeira pessoa ‘eu’ e ‘nós’ e a segunda pessoa ‘tu’ e ‘vós’, como pronomes distintos dos demonstrativos, a terceira pessoa ‘ele(a) e ‘eles(as)’ são normalmente marcados pelos demonstrativos ‘esse(a)’, ‘este(a)’, ‘aquele(a)’ e ‘isso’ e ‘aquilo’.


 Mesmo sendo uma língua Kariri e não Macro-Jê, o Woyana possui distinção de pronomes agentivos e acusativos, que são pronomes para sujeitos e objetos de frases transitivas e intransitivas, também inclui-se aqui os pronomes mediais, onde o sujeito e objeto são a mesma pessoa, comecemos com o mais fácil, que são os pronomes agentivos ou independentes, que não se afixam à uma palavra:



ywu, y, sy, wu ‘eu’

ëmë, ëm ‘tu’

ywu am, y am, sy am, wu am ‘nós todos’

ëmë am, ëm am ‘vós todos’

kunm ‘eu e tu, nós dois (inclusivo)’

emn  ‘eu e ele(a), nós dois (exclusivo)’

ty ‘si próprio(a), ele(a) mesmo’


Esses pronomes são usados para representar o agente, isto é, aquele que faz a ação em uma frase transitiva (frase que precisa de sujeito e objeto), como por exemplo:


Frase Wayana


malonme kunmëlamkom tumëkëmëi

malonme kunmëlamkom tumëkëmëi

então nós.todos retornado

‘então nós todos retornamos’


Frase Woyana


Mon: wu am dy-mëk-ëm-he

mon: wu am dymëkëmhe

então eu coletivo retornado

‘então nós todos retornamos’


Obs 1.: note o uso da estrutura dy-…-he como particípio ‘retornado’ e também o pretérito perfeito, similar ao uso do Kariri de di-...-li/di-...-ri nessa mesma função de particípio.



Pronomes de terceira pessoa


 Como dito acima, os pronomes de terceira pessoa ‘ele(a)’ e os pronomes demonstrativos são os mesmos, aqui se faz distinção de animado (similar à classe superior do Tupi Antigo moro-/t-) e inanimado (classe inferior do Tupi mba’é-/s-), também de número (singular e plural) e, como demonstrativos de distância (este, esse, aquele):



Pronomes de terceira pessoa anafóricos


Absolutivos

në: ‘ele(a)’ (anafórico)

dot ‘eles(as) (anafórico)


Obs.: anafórico significa que o pronome se refere de volta a um constituinte de uma frase, por exemplo:


Prem Kap ho: ma:k në-n

Prem Kap ama mãe dele-POSS

‘Prem Kap ama sua mãe’


 në-n ‘seu, sua’ se refere de volta à Prem Kap, ao invés de se referir à mãe de outra pessoa, portanto é um pronome anafórico.


Ergativos


e-sa ‘por causa dele(a)’ (mesmo que i-nhà do Kipeá)

e-sa-he ‘por causa deles(as) (mesmo que i-nhà-à)



Pronomes demonstrativos


Pronomes animados (humanos, animais, plantas, espíritos)


Proximal

mëj ‘este(a)’

mëj sam ‘estes(as)’


Medial

mëk ‘aquele(a)’

mëk sam ‘aqueles(as)’


Distal

mëk tamk ‘aquele(a) acolá’

mëk tamk sam ‘aqueles(as) acolá’



Pronomes inanimados (seres inorgânicos, locais, conceitos abstratos)


Proximal

sin, hin ‘isso’

sin kom, hin kom ‘isso (plural)’


Medial

mlà ‘aquilo’

mlà kom ‘aquilo (plural)’


Distal

myn ‘aquilo acolá’

myn kom ‘aquilo acolá (plural)’



2.6) Pronomes interrogativos


2.6.1) Animado

nyk ‘quem (singular)’

nyk sam ‘quem (plural)’


2.6.2) Inanimado

dy ‘que (singular)’

dy kom ‘que (plural)’



Gênero


Os pronomes de terceira pessoa descritos na seção dos demonstrativos não demonstram distinção de gênero, ele e ela são o mesmo pronome



Pronomes prefixados agentivos


 Os pronomes prefixados agentivos automaticamente marcam duas pessoas, a pessoa que é o sujeito, que está marcada pelo próprio prefixo e a terceira pessoa, que é implicada.


w- (perante vogal), u- (perante consoante) ‘eu … ele(a)’

m- (perante vogal), my- (perante consoante) ‘tu … ele(a)’

n- (perante vogal), ny- (perante consoante) ‘ele(a) … ele(a)’

mën- (perante vogal e consoante) ‘ele(a) certamente … ele(a)’

kun- (perante vogal e consoante) ‘ele(a) há muito tempo atrás … ele(a)’

kut- (perante vogal e consoante) ‘nós … ele(a)’



Pronomes prefixados acusativos


 Os pronomes acusativos são aqueles que marcam o sujeito de frases intransitivas (que só tem um sujeito, como ‘eu dormi’, ‘eu caí’ e etc), também marcam o possessivo, são os seguintes:


s- (perante vogal), sy-, y- (perante consoante) ‘meu, minha, me, para mim’

ëw- (perante vogal), ë- (perante consoante) ‘teu, tua, te, para ti’

j- (perante vogal), i- (perante consoante) ‘dele(a), se, para ele(a)’

k- (perante vogal), ku- (perante consoante) ‘nosso(a), nos, para nós’



Pronomes mediais


Esses proneomes são feitos com a prefixação da série agentiva e o infixo -ët-, são pronomes que marcam a voz média, que é quando o sujeito e o objeto são a mesma pessoa:


w-ët- ‘eu me’

m-ët- ‘tu te’

y-ët- ‘ele(a) se’

k-ët- ‘nós nos’



Sugestão de inovação


 Com a presença e influência dos Tupis entre os Jaguaribaras, o sistema de prefixação de sujeito e objeto muito provavelmente teria sido adotado, a estrutura demonstrada aqui dos prefixos facilita bastante esse processo, por exemplo:


w-i-klep ‘eu ajudei ele(a)’, onde w- ‘eu’ é o sujeito e i- ‘para ele(a)’ é o objeto.



Fontes: Tavares, A Grammar of Wayana, 2006.




Autor da matéria: Suã Ari Llusan 



Nenhum comentário: