sexta-feira, 1 de novembro de 2024

CORREÇÃO DOS GAMELA COMO UMA LÍNGUA MACRO-JÊ MISTA


Correção de uma informação aqui que acabei de achar, a palavra yaka 'branco' de ko-yaka 'pele branca', se referindo (de acordo com Nimuendajú e Martius) a uma tribo de descendentes de holandeses na região de Pindaré, não pode ser Timbira.


 Todas as variantes Timbira parecem concordar com a pronúncia haka para 'branco', o que contradiz a ideia de que os Gamela são descendentes de Timbiras. A única língua do ramo Jê Setentrional que pronúncia a palavra que Nikulin reconstruiu como *jaka são os Kayapó ou Mẽbêngôkre, isso é muito interessante mesmo, os Kayapó mais próximos registrados no século XX foram os do Pará, relativamente mais distante ao oeste.


Seria fácil relacioná-los assim aos Kayapó, mas um argumento de uma anciã desse povo contradiz toda essa informação, pois de acordo com ela, os Gamela são um povo oriental (Eastern), em oposição aos Timbira e Guajajara, cujo ela considerou Orientais (Western). Não vou chutar de quão 'leste' estamos falando aqui, se é um pouco mais ao leste no Parnaíba ou bem mais ao leste, onde os Tokarijú estão (Serra de Ibiapaba).






Autor da matéria: Suã Ari Llusan 


Nenhum comentário: