sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CANTOS DE MUTIRÃO KARIRI-XOCÓ I


Canto de Rojão em 23 de Junho 2013
Os indígenas Kariri-Xoco que localizam-se no municípios de Porto Real
do Colégio e São Braz, Alagoas tem nas tradições, o trabalho em Regime
de Multirão, seja na limpa da roça, construção da casa de taipa(agora
alvenaria), colheita da safra agrícola, na caça, pesca, plantio de
arroz. O Mutirão instituição social caracteriza pelo trabalho coletivo
de várias famílias entre-ajudar a outra para concluir uma tarefa
grande em um so dia, vem acompanhado com os "Cantos de Rojão". Para
entender como funciona os Cantos de Rojão, os homens trabalham em 6 a
8 pares cantando com 1ª e 2ª Voz, formando "Duplas de Cantos", nas
roças, quintais e nas lagoas. A Colônia Indígena Área Agrícola doada
pelo ministério da Agricultura aos Kariri-Xocó em 1947, ficou marcada
na cultura do grupo tribal como o local onde houve mais Mutirão com
Cantos de Rojão . Entre os Cantos de Rojão
apresentados :


1. CAPIM DA LAGOA

Capim da Lagoa Oi Zé
Capim da Lagoa
Sereno Molhou
Bis, Bis etc...

2. CUIBÁ DA LAGOA

Cuiabá da Lagoa
Ê Oi
Pajéú não pude entrar
Ê Oi
Minha gente me ajude
Não deixe morrer só
Esse ano vou a festa Êi
Com a roupa de algodão
Ê oi .
Bis, Bis, etc..


3. MÃE DA LUA FALA

Mãe da Lua Fala
Ê Oi
Oi Dchá Lê Lê
Mãe da Lua Fala
Ê Oi Dchá Oi .
Meu Cavalo é tão Forte
So fala em gibão
Mãe da Lua Fala
Antônio Celeiro fez uma cela
O defeito era Cochim
No Pino da Meio Dia
A Lágrima Corria
Fazia Consolação
a Mãe da Lua Fala Ê Oi .
Bis, Bis, etc...


4. Ê OI MEU BEZERRO

Ê Oi Meu Bezerro
Ê Oi Quer Mamar
Va Mamar na Vacaria
É Lá que meu Boi Vai dar
Isso Mesmo que eu queria
Ferro novo de engomar
Bis, Bis, etc ...

5. O MEU PASSARINHO VERDE

O Meu Passarinho Verde
Onde é que voçê Mora
Eu Vou Beber
Na Flor da Jurubeba .
Bis, Bis, etc...

6. OLHA O BALÃO CELINA

Celina Olha o Balão
Olha o Balão Celina
Rojão de Vadiar
Olha o Balão Celina
So Venho de ano em ano
Olha o Balão Celina
Nas Oitavas de Natal
Olha o Balão Celina

Bis, Bis, etc ...

7. SERRA DA BANDEIRA

Ê Oi Minha Serra da Bandeira
Ê Oi Minha Serra Embandeirar

Bis ; Bis ; etc ...


8. OLHA A ONÇA

Aiá Olha a Onça
Na Ponta da Aréia
A Onça le Pega
Arranca as Ourêia

Bis ; Bis ; etc ...


9. OI PENA

Oi Pena
Oi Pena
Oi Pena
Eu Vou Penar
Quando eu cantava
Ele na Barba a Vadiar
Meu Indios na Verdade
Eu agora vou falar
Estou cantando esse Rojão
E agora eu vou falar
Minhas Indias na Verdade
E agora eu vou falar
Oi Pena
Oi Pena
Oi Pena
Eu vou Penar.

Bis ; Bis ; etc ...


10. LAGOANA

Ê Ê
Ê Oi Lagoana Ê
So me caso com voçê Lagoana
Ê Ê Oi
Dona Vandete na Verdade
Eu agora vou falar
Ê Ê Oi
Lagoana Ê
So me caso com voçê Lagona
Ê Ê Oi

Bis ; Bis ; etc ...

11. DEPOIMENTOS HISTÓRICO/CULTURAL DO ROJÃO KARIRI-XOCO
( Seregê , Soyré com complemento de Nhenety )
Culturalmente a palavra Rojão, Batalhão, Multitão, Putyrõn significa
a mesma coisa, tanto para os Kariri-Xoco, como para outros povos
indigenas, quanto para a sociedade. Na tradição nativa do Brasil os
povos indigenas faziam suas roças, caçadas, malocas em regime de
mutirão, Potyrôn = Poder de reunir no canto, para executar certas
tarefas da comunidade. Quando o Chefe da Familia ia plantar a roça,
fazer uma casa nova, avisava a comunidade, preparava a comida, bebida
do cauim para todos ajudar na empleitada, com cantos típicos. Temos o
Rojão de Roças, de Plantio na Lagoa e de Tapamento da Casa. O Rojão
pelo conteúdo do Canto percebemos vários periodos históricos, fala de
dos Tempos Tradicionais com a Onça, Mãe da Lua , Bandeira época dos
Bandeirantes, Meu Bezerro Ciclo da Criação de Gado século XVII, Natal
época do contato, também refere a outras datas da exploração da
mão-de-obra com rojão da Pena Eu vou Penar, Balão das Festas Juninas
do Nordeste Brasileiro .

12. ÊDCHA Ê

Êdcha Ê
Êdcha Ê Oi
Êdcha Ê Ou dcha Ou dcha
Êdcha Ê Ê Oi

Bis ; Bis ; etc ...


13. BOI PRETO

Ê Boi Preto
Meu Gade Má Meu Boi
Êdcha Ê Êdcha Lê Lê
Ê Ê Oi

Bis, Bis ; etc ...


14 . ELENA

Vou embora
Vou embora
Elena
Eu Vou Elena
Tão Cedo eu não venho cá Elena
Eu vou Elena

Bis ; Bis ; etc ...






Eles mi responderam, que rojão pra ele era como um um relógio que eles queria controla o tempo
por que quando o povo mais velho iam trabalha era uma demora eles fica pensando quando ia acaba mais pra tudo passa mais rápido todos si juntava e cantava pra passa o tempo e a chatice de fica trabalhando passa e virava alegria e eles não lembra que esta trabalhando o trabalho parecia mais fácil.

Ai eu perguntei o rojão só e cantado no trabalho:
Eles reponderam que qual que luga e qual que hora pode ser tirado o rojão, o rojão um canto sarada não e igual ao toré mais ja faz parte de nossa vida ja faz tempo isso nos tamos que deixa pra nos nosso filho ,neto pra dota família por que foi nosso pais que deixaram pra gente e nos vamos deixa pra eles isso e um tradição que eles tem que da continuidade a isso.

Nhenety Kariri-Xocó





Nenhum comentário: