domingo, 21 de novembro de 2021

A ORIGEM DO HOMEM


       No princípio da criação Nhinho Deus Kariri criou a natureza com todos os seres para compor o mundo, terra, serra, rio, mar, plantas , animais, chuva, sol e a lua. Numa floresta foi reunida todos os seres criado, entre este Nhinho Deus criou Ninhó Índio homem nativo parecido com Ele. 

      O começo do mundo foi assim desse jeito, para o índio ninhó , nosso Deus Nhinho é um Índio primordial, o Ser Supremo, criador de tudo que existe. Em nossa visão de mundo Nhinho Deus canta toré, usa pintura corporal, uma língua, ensinou o índio na tradição para pescar, caçar, fazer canoa, oca nossa casa coletiva, ensinou a união vivendo na aldeia.

      Mas Nhinho é assim em nossa cultura Kariri, Ele também criou outros povos na Mãe Terra, para cada etnia criada Deus se apresentou de uma maneira, ensinou uma cultura diferente, porque em cada círculo de horizonte a Mãe Terra tem um ecossistema diferente, requer uma atenção diversa moldada numa cultura conforme a natureza do lugar.

     Todos os povos da terra são importantes para a diversidade do mundo, todos os seres da natureza estão conectados para sustentar a vida. Nossos antepassados não fazia nada sem autorização da espiritualidade, cada elemento utilizado na cultura teria uma solicitação de uso, numa forma de rito na consciência nativa, por isso o mundo esteva em plena harmonia .

     No tempo da colonização europeia, um povo atravessou o oceano e começou a destruir  nossas florestas, escravizar os nativos, ocupar o território, estamos preocupados porque a Mãe Terra estar doente vendo seus filhos mortos pelos próprios irmãos, não pode fazer isso, a Mãe Terra é a casa de todos nós , nossa Avó sagrada.




Nenhum comentário: