terça-feira, 30 de novembro de 2021

ARTE KARIRI-XOCÓ


       Os povos indígenas estão inseridos no campo das artes assim como todo grupo humano que vive em sociedade. A arte vem dos antepassados chegando a atualidade em forma de cantos, danças, pintura corporal, artesanato, cerâmica e instrumentos musicais.

         Os Kariri-Xocó do município de Porto Real do Colégio, Alagoas, são bastante reconhecidos em todo Brasil por sua arte da cerâmica utilitária e principalmente pelo Toré ( canto e danças tradicionais ) em forma de circular com a participação de homens, mulheres, jovens e as crianças da tribo.

        No Toré estar expressa a cultura marcante Kariri-Xocó estar expressa os acontecimentos históricos, a espiritualidade pelo agradecimento as colheitas, a fé, a vida, nascimento e morte. Os temas dos cantos de danças temos: Deus, amor, pássaros, rio etc...

        A cerâmica utilitária é uma arte feminina na confecção de potes e panelas de barro. Esta atividade tem seu início com a criança muito cedo, onde a menina começa a brincar em miniatura imitando a mãe ceramista na fabricação do objeto cerâmico.

      Mas a pintura corporal tem sua beleza em três cores, preto, branco e azul escuro do jenipapo. A formas dos desenhos potencializa os símbolos representados os círculos o astral, ondulares as emoções, triangulares os objetivos da vida.

       Na arte da cerâmica temos: potes panelas, frigideira, pratos, cuscuzeiro e alguidares. Artesanato temos brincos de penas, anéis de coco, zarabatana, arco e flechas, cachimbo pau de angico, apitos, cocares de penas, borduna, tanga de palha. Portanto a arte Kariri-Xocó tem uma grande diversidade de elementos que representa esse povo indígena.


Nenhum comentário: