quarta-feira, 16 de novembro de 2022

ÍNDIA SE TRANSFORMA EM PLANTA

 

Na tradição oral indígena existe muitas histórias sobre a origem dos alimentos, frutos, milho, guaraná, raízes, animais, flores, que num passado muito remoto eram pessoas que viveram na tribo. Entre tantas histórias de transformações de índios e índias em plantas, vou mencionar duas mais conhecidas são sobre a mandioca e a flor da Vitória-Régia. Em todas essas histórias tem o mesmo sentido de nomear plantas ainda desconhecidas nessas culturas anteriormente por esses povos. 

       Não gostaria de repetir a mesma histórias na íntegra, mas apenas dizer algum significado ou até mesmo tentar fazer isso. A história de Maní a índiazinha de pele clara, era diferente na tribo, por sua cor da pele, que morrera na aldeia. 

      A menina Mani fora enterrada na oca, como de costume. A planta desconhecida nasceu tempo depois na cova de Mani ou proximidade, o vegetal por ter as características de cor da menina recebeu o seu nome. Mani era a menina e oca a casa onde fora enterrada. Assim ficou o nome da planta manioca ou mandioca. 

     Seguindo a mesma linha da publicação VIROU ESTRELA OU CONSTELAÇÃO ( as estrelas são mais antigas do que o ser humano) aqui  afirmo também que as plantas são mais antigas do que as pessoas. A mandioca já existia a milhares de anos antes. Ela não originou após a morte de Maní. Mas a tribo onde a índiazinha nasceu, ainda não conhecia tal planta, esse processo de domesticação levou bastante tempo, até a denominação do nome de Mani para mandioca, porque a cultura já havia aprovada sua importância para todo o povo nativo. Nesse caso a menina transformou na planta por personificação ou reconhecimento cultural.



Nhenety Kariri-Xocó




Nenhum comentário: