quarta-feira, 16 de novembro de 2022

COMO ATLAS SUSTENTA OS CÉUS

 

     Na mitologia grega houve a guerra dos titãs contra o Deus do Olimpo, para tomar o poder supremo, mas a vitória foi de Zeus, governando todo o universo. Como castigo Atlas uns dos titãs rebelados foi punido para carregar os céus sobre os ombros. Como um ser que vive na terra pode sustentar os céus tão imenso com bilhões de astros, estrelas, galáxias na vastidão do universo? Sabemos pela ciência que o cosmos tem bilhões de anos-luz de diâmetro. Como Atlas sustenta os céus nos ombros?

       Para compreender a história de Atlas seria necessário levar para o lado simbólico, uma representação de como estivesse sustentando, o teto do mundo, a abóbora celeste. Imagine você levantar as duas mãos para cima de sua cabeça e ficar nessa posição, mesmo sem segurar nada durante muito tempo, claro que você se cansaria. Olhando uma pessoa com as mãos para o alto , visto de baixo para cima, nossa visão de que estar olhando seria como a pessoa tocasse os céus com as mãos, assim com uma foto numa câmera. Realmente a pessoa com as mãos para o alto sem segurar nada , após algum tempo os braços começa a pesar, nesse caso a pessoa estar como sustentando os céus sobre os ombros. Nessa representação qualquer um de nós podemos sustentar os céus de forma simbólica. 

       Seguindo essa realidade, vamos supor que houve um reinado de Zeus no Olimpo e de fato isso aconteceu de ponto de vista terrestre, na Grécia. Pode ser por sua desobediência, Atlas ficou nessa posição de mãos para o alto, acho um castigo muito duro, alguém suportar tamanho peso, mesmo sem ter os céus sobre os ombro, porque mesmo assim seria uma força titânica para suportar para sempre. Os gregos foram os mestres da arte da representação, artisticamente na dramaturgia pessoas são deuses, heróis, cria mundos. Contar histórias é uma arte, onde podemos ser tudo que quiser.

     Dessa forma foi como Atlas sustentou os céus sobre os ombros, como pena de ter se rebelado contra Zeus o Deus do Olimpo. Essa é uma interpretação que faço, mas pode ter também outros significados e representações, porque a cultura muda, nunca é definitiva, o conhecimento pode ser atualizado todos os dias.



Nhenety Kariri-Xocó



Nenhum comentário: