quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

ECONOMIA KARIRI-XOCÓ


       A natureza oferecia as condições propícia de sobrevivência para os povos indígenas, com suas florestas, rios e o mar . No entanto no período antes do contato com os portugueses os nativos tinha sua economia baseada na caça, pesca, agricultura de SUBSISTÊNCIA e na coleta de produtos da floresta, frutas, mel e afins.

      Os Kariri-Xocó também segue esse processo histórico de ocupação do território indígena pelos colonizadores, assim alterando o acesso das fontes de subsistência ou seja as fontes naturais base de sua alimentação. Até a chegada dos jesuítas na região de Porto Real do Colégio no século XVII, os Kariri-Xocó tinha sua economia baseada na caça e pesca.

         No século XVIII os Kariri-Xocó já se destacavam na produção cerâmica como fonte de renda da comunidade. As mulheres produzindo potes e panelas de barro para trocar com os civilizados por alimentos, ferramentas, objetos domésticos. Com a interrupção do acesso as florestas para obter a caça, os índios comercializava os objetos cerâmicos por farinha, galinha, e frutas na região do Baixo São Francisco. 

      Na década de 1980 em Kariri-Xocó houve uma grande mudança nos lares brasileiros, foi chegando a geladeira, assim o pote de barro ia perdendo espaço para esse eletro-doméstico, também as ceramistas já estavam a maioria idosas, outras foram morrendo, mas mesmo assim ainda temos algumas que resistente com sua arte nativa com fonte de renda.

       A partir de 1990 os indígenas de Porto Real do Colégio-AL, foram visitando escolas da região para apresentação das comemorações do Dia Do Índio, iniciando um período de venda de artesanato aos alunos e pessoas da cidade. A confecção de arcos, flechas, maracás, brincos de penas, zarabatanas, cocares e outros mais, assim o artesanato é atualmente a fonte de renda principal dos Kariri-Xocó, porque a procura pela produção artesanal é o anos inteiro não apenas no mês de abril no dia do índio .

 

     Autor da matéria: Nhenety Kariri-Xocó 

Nenhum comentário: