terça-feira, 22 de agosto de 2023

PREPOSIÇÕES DAS LÍNGUAS XOKÓ-NATÚ


A reconstrução das preposições das línguas Xokó-Natú, começando com a partícula que denota 'em, no, na', eu pensei no que poderia denotar esse conceito. 

eu reconstruí *ny* 'em, no, na', mas também posso sugerir:


as raízes de água: na, ta ou ka com o desenvolvimento semântico para "mergulhar, adentrar" > "estar dentro, dentro" > "em, no, na"


Exemplo:

gandilla na / gandilla ta / gandilla ka



Para *ky* 'para, a' eu posso sugerir:


a raiz llua 'passar, entregar', composto de llu 'olho, frente, adiante, pro-' + a 'pegar' ou seja 'pegar pra frente' > 'passar, entregar'


o composto entre y-a ou s-a, que é o prefixo de terceira pessoa y-/s- + -a 'para', reconstruído a partir do Kariri.


O *ny* será o locativo "em, no, na". Para o dativo "para, a", como em para mim, para ti, preferemos ky . 


Para "com" eu usei kyny, uma junção entre essas duas partículas, pois alguém está com algo, essa coisa está para ela ou na direção dela e nas mãos dela, portanto nela.


A partícula por como em por mim, por ti. Podemos derivar ela de ti "cabeça" com o sentido de "razão, motivo, por causa", portanto "por". 


Assim criamos as preposições nas línguas Xokó-Natú: 


a, para = ky

ante, perante = tu < (tullusô "olho")

após = kó < (kó "filho")

até = nu < (manusi "vento")

com = kyny

contra = rõ < (rõ "virar, tornar")

de = ni < demonstrativo proximal

desde = naí < demonstrativo distal

em = ny

entre = shi < (shi "nariz")

per = llu < (tullusô "olho")

por = ti < (ti "cabeça")

sem = pu < (pu "cuia, vazio")

sob = vê < (vêsire "pé")

sobre = ma < (manusi = vento)

trás = ba < (bara "costas").



Autor da matéria: Ari Loussant 





Nenhum comentário: