quinta-feira, 23 de novembro de 2023

INFLUÊNCIA DOS JÊ DO CERRADO NO KARIRI


Eu mencionei algumas vezes, mas o catecismo de Mamiani sobre a língua Kipeá menciona que os Natú eram parentes diretos dos Kariri, basicamente da mesma nação, isso implica fortemente casamentos e relações internacionais que datam de muitos séculos, eu creio fortemente que quando o povo Kariri se separou dos povos Macro-Caribe, eles foram muito fortemente influenciados pelos povos Jês do Cerrado, estou usando essas inferências históricas para buscar cognatos diretos entre os dois, foi assim que encontrei que TÚ 'praticar' é Jê, pois ele pode ser encontrado no Krenák:


tupý 'trabalhar' cujo tem a variante pý 'trabalhar', mostrando que tu e pý são separáveis e sinônimos, já que o sentido é o mesmo com ou sem junção.


 Não significa que veio diretamente do Krenák, mas sim que um cognato que foi preservado no norte passou para o povo Kariri.


Também por conta dessa relação percebi que o Kariri parece ter herdado muita coisa dessa interação, como sua marcação de posse que usa o verbo dsoho 'existir' e a preposição mui 'em direção à/ao', mesmo que a língua já possua o verbo 'haver' que é wá:


idsoho anra hiammui 'eu tenho casa', literalmente 'existe casa na minha direção'


Esta mesma estrutura pode ser vista em línguas Jês Setentrionais, na classe de verbos chamados de verba sentiendi:


https://en.wikipedia.org/wiki/Northern_Jê_languages#Verba_sentiendi_and_dative_subjects




Autor da matéria: Suã Ari Llusan 





Nenhum comentário: