Estive lendo o documento de Oliveira sobre a língua Apinajé, nele existe uma descrição do prefixo pia-, cujo surge em verbos que tem relação com ações em partes do corpo:
pia-o 'amamentar' (pia- 'corpo' + 'o 'chupar, beber')
pia-gri 'parir' (pia 'corpo' + gri 'ser pequeno')
pia-əm 'envergonhar-se' (pia 'corpo' + əm 'se levantar.NF')
A partir disso, fui buscar no documento de Nikulin de 2020, e notei que a reconstrução dessa palavra é *pija, cujo é uma estrutura silábica muito semelhante e capaz de evoluir para o que irei falar em seguinte.
O Dzubukuá possui a palavra bidzoho 'alguém, ninguém, todos', enquanto o Kipeá possui bidzancrò 'cara', bidzoncrà 'bocejar', bidzoncradà 'ter nojo', bidzorà e bidzoratò 'olhar pasmado', ao que parece todas as ações que ditas são derivações de movimentos do corpo, bidzo-rà seria 'corpo-tremer', mas para que o significado de olho ficasse óbvio, os Terejê teriam colocado to 'olho', portanto bidzo-ra-to 'corpo-tremer-olho', com bidzo- não funcionando como indicador de movimento geral do corpo mas se de uma temática atrelada ao anatômico, podendo funcionalmente se referir a qualquer movimento do corpo que a derivação necessitar, que nesse caso, foi de olhar pasmado, ou seja um 'movimento do corpo de espanto'.
Bidzo-ho do Dzubukuá talvez seja bidzo-ho 'corpo-outro', portanto 'alguém' e em casos negativos 'ninguém' e de forma generalizada do primeiro significado 'todos'. Bidzan-crò é 'corpo-cabeça' e bidzon-crà é 'corpo-fazer.barulho'. Foi nessa análise que percebi que, assim como Proto-Cerratense, essa palavra se trata de um prefixo classificador da língua, marcando não só ações, mas também derivando substantivos, tal qual não é visto no Akuwẽ.
Terejê *bidza- 'corpo humano'
Xocó: bidza-
Natú: bizó-
Wakonã: bidzó-
Algumas sugestões de neologimos para o Natú:
1) bizó-ba 'corpo-estender' > 'espreguiçar'
2) bizó-wato 'corpo-sair' > 'parir'
3) bizó-wasu 'corpo-chupar' > 'amamentar'
4) bizó-ro 'corpo-queimar' > 'febre'
Autor da matéria: Suã Ari Llusan
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