domingo, 10 de março de 2024

TRADUÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE ALGUMAS PALAVRAS KARIRI

 

Pensar = me


Escolha = ti


Aconteceu = i-dsoho-kli


Depois = aboho


Dúvida = i-me-té (i- "ele" + me "pensar" + "-té "crer que não")


Obrigação = moro-yó (moro "assim" + yó "muito")


Costas = woró


Ideia = i-mená (i- "ele, ela" + me "pensar" + ná "trabalhar")



Tratar = nuddhí, nusí


Criar = nhinhó, nió


Origem = banran, barae


Conseguimos = ku-widde-kli


Pois = nó


For = verbo ir no futuro do subjuntivo = nó wi-di (nó "se, quando" + wi-dí "for")


Mantido = di-koto-li (di- "ele(a) mesmo(a)" + koto "guardar" + -li "sufixo relativizador"


Enterrado = di-kla-ti-li (di- "ele(a) mesmo(a) + kla "cavar" + ti "botar, escolher" + -li "sufixo relativizador")


Procure = dó a-widdê (dó "que" + a-widdê "tu busque")


Acostado = di-dabba-li (di- 'ele(a) mesmo(a)" + dabba "repousar" + -li "sufixo relativizador")


Assustado = di-bannanré-li (di- 'ele(a) mesmo(a)" + bannanre "assustar-se" + -li "sufixo relativizador")


Pensativo = i-me-ku (i- 'ele(a)' + me 'pensar' + -ku 'sufixo adjetivizador')


Apagar = kabbô


Creio = hi-mme (hi- "eu" + me "pensar")


Experiência = uddawitte (udda "através" + wi 'ir" + -te "sufixo nominalizador")


Parecido = benne


Porém = ibono


Apareciam = i-tepeleby-a do koho (i-tepeleby-a "eles aparecem" + do koho "então", que marca o pretérito imperfeito)


Mostrado = di-tto-li (di- "ele(a) mesmo(a)" + to "ser mostrado" + -li "sufixo relativizador")


Clareira = widdi (wi "árvore" + -di "não")


Meio = uddá, sudá


Certo = honé


Pardo = karaí iddehó tçõhó ("branco com indígena")


Outros = bannahoya-á


Abaixo = wonhehé


Fofo = kiebuppi


Lançamos = ku-tse-kli-á (pretérito), ku-tse-á (presente)


Balançando = dadinem (dadi- 'formador de gerúndio' + nem 'mover')


Alertado = di-benhe-li (di- "ele(a) mesmo(a)" + benhe "ouvido, ouvir, sinal, sinalizar" + -li "sufixo relativizador")


Comercialização = myditte (mydi "trocar" + -te "nominalizador")


Prejudicar = pewangan (pe- "prefixo causativo" + wangan "torto, ruim, mal, mau")


Entendo = hi-tá me (hi- "eu" + tá "pegar" + me "pensar")


Academia = tubae (tu "praticar" + -bae "sufixo que indica lugar")


Exemplo = itotte (i- "ele(a)" + to "ser mostrado" + -te "sufixo nominalizador")


Passaredo = kikroppiihó (kikroppi "pássaro" + -ihó "muito")


Comércio = mydi (my-di "receber-dar" > "trocar")


Vender = di nó meré (lit.: "ser dado por causa do dinheiro")


Cobrado = dikrikieihóli (di- "ele(a) mesmo(a)" + krikie-ihó "pedir-muito, cobrar" + -li "sufixo relativizador")


Forma = deddette (dedde "formar" + -te "nominalizador")


Precisa = w-eko (w- "ele(a)" + eko "precisar")


Acesso = iddhotte (i- "ele(a)" + dho "participar" + -te "nominalizador")


Parece = i-benne


Descobrimos = ku-widdhe (presente) + ku-widdhe-kli (pretérito)


Qual = odde


Missão = u-baby-tte (u- "ele(a)" + baby "enviar" + -te "nominalizador")


Futuro = dimoroddili (di- "ele(a) mesmo(a)" + moro-ddi "será assim" + -li "sufixo relativizdor")


Principal = dsebu


Degrau = pe


Eventos = idsohotte (i- "ele(a)" + dsoho "acontecer" + -te "nominalizador")


Guiando = dadimmy (dadi- "gerúndio" + my "levar")


Diversidade = idsohotte (i- "ele(a)" + dsoho "muito" + -te "nominalizador")


Celebrada = itu-kli ("alegrar-se" + -kli "sufixo do pretérito")


Ecoam = i-te-roné (i- "ele(a)" + te "vir" + -roné "frequentemete")



Autor da matéria: Suã Ari Llusan 




Nenhum comentário: