quarta-feira, 20 de março de 2024

MARCAÇÃO DO POSSESSIVO NO PEAGAXINÃ E O USO DA POSPOSIÇÃO AI


 Existem duas formas de marcar o possessivo no Peagaxinã, o primeiro é usando a preposição -tì:


a-tì 'meu, minha'

o-tì 'teu, tua'

i-tì 'dele(a)'

wa-tì 'nosso(a)'

o-tì 'vosso(a)

i-tì 'deles(as)'


 A segunda forma usa da posposição -ai, cujo é conjugada com os seguintes prefixos:


s-ai 'meu, minha' (s- < si- 'reflexivo', aqui extendido em seu uso para representar a primeira pessoa do singular)

b-ai 'teu, tua' (b- < ba- 'prefixo de segunda pessoa do passado')

t-ai 'dele(a)' (t- < ti- 'prefixo de terceira pessoa correferencial')

s-ai-nan 'nosso(a)'

b-ai-nan 'vosso(a)'

t-ai-nan 'deles(as)'


Portanto teríamos os seguintes exemplos:


1) krì kô t-ai-pa ? "essa casa é dele(a) ?"

kóhô, t-aidì "sim, é dele(a)"



2) krì tàp s-ai we su kepé. "meu aquário está limpo"



3) wrêza b-ai-nan su wê! "vossas histórias são belas!"




Autor da matéria: Suã Ari Llusan 



Nenhum comentário: